Roteiro  

À descoberta das maravilhas das Astúrias, o segredo mais verde de Espanha

13 Nov 2023
By Vogue em parceria com Astúrias, Paraíso Natural

As melhores aventuras em viagens acontecem onde, por vezes, não esperamos. O escritor Dino Bonacic descobre as Astúrias e os seus pontos de interesse com a ajuda de criativos e dos seus conhecimentos locais.

Sendo um dos países mais visitados do mundo, é difícil acreditar que alguma parte de Espanha possa ser considerada um segredo turístico bem guardado. Mas, se formos às Astúrias, no ponto mais a norte do país, a combinação eclética de experiências surpreenderá até o viajante mais experiente. Situada entre o Mar Cantábrico e a imponente cadeia montanhosa, um terço da exuberante área da região está ambientalmente protegida, e por uma boa razão. Munido com peças de vestuário que se fazem passar por activewear, parti à descoberta - tudo com a ajuda dos asturianos locais.

Em comunhão com a natureza

A minha viagem começou com uma experiência rural na montanha - uma estadia numa das cabanas tradicionais situadas no Parque Natural de Somiedo. Abrangendo cinco vales e lagos, Somiedo oferece experiências imersivas, incluindo vários trilhos para todos os níveis e uma fauna rica. Com a ajuda da guia local Sofía González Berdasco, da Somiedo Experience, consegui até ver uma mãe ursa e duas crias - um grande êxito, já que esta foi a primeira vez que pude observar ursos! De facto, há 400 ursos pardos a vaguear livremente pela Cordilheira Cantábrica. Juntamente com o Parque Natural de Fuentes del Narcea, Degaña e Ibias, a biosfera Somiedo da UNESCO proporciona a oportunidade de os observar no seu habitat natural.

Ao sabor das ondas

À procura da antítese asturiana às montanhas, dirigi-me a Gijón. É a maior cidade da região e, curiosamente, um local de eleição para os surfistas, com uma das praias urbanas mais emblemáticas das Astúrias. Sempre sonhei em ser aquele surfista cool que transporta a prancha com facilidade. Felizmente, tinha alguém para me mostrar o que fazer. Na Playa de San Lorenzo, um dos melhores locais da cidade para apanhar ondas, conheci a campeã e instrutora de surf da região, Alicia Takahashi Delgado (@alicia_taka). Como uma verdadeira local que se apaixonou pelo desporto quando era criança, Takahashi Delgado contou-me o segredo da cidade: "Gijón é um ótimo lugar para começar porque temos ondas para todos os tipos de níveis, por isso não importa se estás a começar agora ou se és um surfista profissional". Durante este feliz processo de aprendizagem com uma local tão próxima do mar, descobri também alguns dos valores das Astúrias como região - uma dedicação constante ao respeito pelo ambiente, utilizando os seus recursos naturais

As iguarias

Esta filosofia asturiana também se reflete nas delícias epicuristas. A região é conhecida pela sua variedade de iguarias - como a sidra seca que é servida de uma forma especial, segurando a garrafa acima da cabeça - e, sobretudo, pelo seu queijo. Cabrales é um queijo azul, rico e cremoso, feito de leite de vaca, bem no coração da cadeia montanhosa dos Picos da Europa. A diferença? Este queijo é curado em grutas naturais, tornando o produto aromático numa parte integrante da identidade da região. De facto, o passeio por estas grutas é complementado pela degustação dos seus subprodutos de queijo.

Tradição revisitada

Com a natureza e a comida contempladas fui explorar o património cultural da parte urbana das Astúrias. A designer de moda Celia Bernado (@celiabdesigner), fundadora da marca homónima Celia B, mostrou-se mais do que disponível para ajudar. As suas criações exuberantes e coloridas representam uma interpretação moderna da tradição asturiana que se torna evidente apenas a alguns passos da cidade velha de Oviedo, a capital da região. Repleta de recordações do passado de Espanha, com arquitetura colorida e esculturas espalhadas por toda a parte, Oviedo parece um cenário criado para um blockbuster de Hollywood de tempos passados. "Depois de anos a viver no estrangeiro, quase uma década na Ásia, quis regressar às minhas raízes. Sentia que queria estar perto da minha família e havia algo que me chamava para explorar mais as minhas origens, as minhas raízes", diz Bernado.

Durante uma rápida paragem na padaria centenária da cidade, Camilo De Blas, a designer fala-me da energia criativa que atualmente transborda nas Astúrias, um cenário algo improvável para este florescimento cultural. "É preciso muita coragem para [criar aqui] porque estamos fora dos circuitos principais da moda e das artes. Mas há imensas coisas a acontecer e é um luxo poder estar aqui - temos uma qualidade de vida fantástica, e ao mesmo tempo podemos comunicar com o resto do mundo".

A próxima geração

A apenas meia hora de carro de Oviedo encontra-se Avilés, uma cidade costeira cheia de caráter. Antes de entrar na cidade, somos surpreendidos pela imponente estrutura do Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer. Projetado pelo famoso arquiteto brasileiro, este edifício polivalente acolhe exposições de arte e projeções de cinema, bem como um restaurante contemporâneo com vistas panorâmicas. Aí, encontrei-me com Oliver Iglesias (@oliveriglesias), um designer de moda emergente e diretor criativo que, tal como Niemeyer fez ao desenhar o edifício, usa o seu ambiente rural como inspiração para designs urbanos contemporâneos. A sua marca, 93 SIERRA/CROSSES, faz referência às Astúrias, "através das suas montanhas, rios, praias e mar", explica. "Gosto de contrastar esses desenhos com a indústria siderúrgica, a exploração mineira, os sindicatos, todos eles visualmente muito marcantes. Gosto muito desse contraste, desse jogo de cores".

Para mim, é isto que resume o encanto das Astúrias - embora rica em história e maravilhas naturais, a região e os seus habitantes não têm medo de abraçar a novidade e a modernidade. Quer se vá para a costa ou para as montanhas, para surfar ou para uma visita cultural a locais históricos, é uma região que revela um lado diferente de Espanha. Nas Astúrias, espera-se o inesperado.

Planeie as próximas férias e saiba mais sobre as maravilhas das Astúrias.

Vogue em parceria com Astúrias, Paraíso Natural By Vogue em parceria com Astúrias, Paraíso Natural

Relacionados


Moda  

Open Call | Bem-me-quer

12 Jul 2024

Moda  

Open Call | À Beira do Cais

11 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Big Jewels

11 Jul 2024

Opinião  

Este país não é para velhos

10 Jul 2024