Casamentos   Tendências  

As 5 tendências bridal a ter em conta em 2026

31 Oct 2025
By Rita Petrone

A Vogue Portugal falou com Yulia Maliuchik, fundadora das boutiques de noiva The Soul Dress e Jemúre Couture, para descobrir as 5 tendências bridal que prometem protagonizar a próxima época de casamentos.

O dia do derradeiro “sim” marca o início de um novo capítulo nas grandes histórias de amor. Entre cenários dignos de um conto de fadas e uma (infinita) variedade de decisões que definem as mais emblemáticas cerimónias, o dia do casamento celebra a união entre duas partes de um só – mas é na escolha do vestido que a individualidade de cada noiva brilha verdadeiramente. 

Yulia Maliuchik trabalha no universo de Moda bridal há 10 anos e acredita que a escolha do vestido de noiva de sonho é, acima de tudo, um processo de traduzir a fantasia em realidade. Fundadora de três boutiques de noivas em Portugal – The Soul Dress, em Lisboa e no Porto, e Jemúre Couture, no Porto –, Maliuchik trabalha sobre o mote de que cada noiva é única e merece ser tratada como tal. Ainda assim, não fosse a Moda uma força da natureza em constante renovação, as tendências em voga assumem também um papel de peso quando chega a hora de escolher o vestido de noiva certo. Com o selo de aprovação de Yulia Maliuchik, reunimos as 5 tendências bridal a ter em conta para o próximo ano – para descobrir abaixo.

Yulia Maliuchik

Corpete e saia separados

Por vezes, dividir a silhueta de noiva em duas peças acaba por ser uma opção tão versátil quanto elegante. Ao separar o corpete da saia, é possível fazer alterações ao look sem ter de recorrer a um segundo vestido após o jantar – basta substituir a saia comprida por uma mais leve e curta que garante o conforto necessário para dançar horas intermináveis pela noite dentro. Por sua vez, depois do dia do casamento, o corpete pode tornar-se uma das peças chave do guarda-roupa da noiva, e ser facilmente combinado com calças, blazers ou até jeans para criar looks que apelam à estética casual chic.

Peplum e cintura descaída

Esta tendência alia duas técnicas que moldam de forma visível (e vincada) a silhueta feminina. Enquanto os peplums realçam a cintura de forma suave, as peças com cintura descaída alongam o tronco; já a união das duas cria uma silhueta delicada e verdadeiramente refinada. Maliuchik recomenda aliar este tipo de estruturas a tecidos fluidos e detalhes minimalistas.

Tecidos com textura

Os vestidos de noiva em apenas cetim ou tule são algo do passado e, hoje em dia, as propostas bridal têm vindo a apostar cada vez mais em texturas como drapeados complexos ou volumes bubble. Esta desconstrução das máximas tradicionais no que à Moda de noiva diz respeito acrescenta uma pitada de individualidade a cada proposta, ao mesmo tempo que mantém uma abordagem visual digna de um conto de fadas.

Acessórios statement

Os melhores looks de noiva surgem de uma combinação harmoniosa entre um vestido pensado ao mais ínfimo pormenor e acessórios escolhidos a dedo. Entre véus volumosos, chokers dramáticas e capas impactantes, os acessórios statement são os grandes aliados dos vestidos com silhuetas minimalistas. Este tipo de escolhas garantem à noiva a liberdade de incluir diversas facetas da sua personalidade no look no qual planeiam dizer o derradeiro “sim”, tornando-o verdadeiramente seu.

Renda, mas melhor

Na próximo ano, no que toca às tendências bridal, a renda volta a assumir o protagonismo – desta vez, numa panóplia de variedades que primam pela ousadia. Maliuchik sugere combinar diferentes texturas de renda para criar um padrão único e individual a cada noiva: desde a delicada renda Chantilly a opções dignas até das noivas mais maximalistas.

Rita Petrone By Rita Petrone
All articles

Relacionados


Casamentos  

É aceitável uma convidada usar um vestido de cor clara num casamento?

11 Apr 2025

Casamentos  

O casamento de conto de fadas de Leonor Borges e Tomás Reymão

10 Jun 2025

Casamentos  

Do branco ao cor-de-rosa, eis como dar uma nova vida a um vestido de casamento

12 Jun 2025

Palavra da Vogue  

Heels on the rocks: como andar de saltos na calçada portuguesa

11 Aug 2025