Moda   Tendências  

As 12 tendências-chave para o outono/inverno 2025

04 Sep 2025
By Carolina Nunes e Rita Petrone

À medida que damos as boas vindas a uma nova estação, vale a pena revisitar as propostas apresentadas nas Semanas da Moda ao redor do mundo. Eis as 12 tendências a ter em conta para este outono/inverno.

Com a chegada dos dias frios, surge a oportunidade ideal para renovar o guarda-roupa consoante as inspirações apresentadas nas passerelles dos grandes nomes da Moda. Entre dezenas de possibilidades e referências disponíveis para os próximos meses, reunimos as 12 tendências que melhor representam a estética da próxima estação e nas quais vale a pena investir.

Conjuntos de 3 peças

No que toca a enfrentar os dias cinzentos que se avizinham com a chegada da estação fria, a sintonia assume o leme do guarda-roupa e propõe-nos peças pensadas para serem usadas (e conjugadas) entre si. Porque, como dita a tradição, não há duas sem três e, neste outono/inverno, os conjuntos de três peças assumem o protagonismo sob diversas lentes e perspetivas. Nas passerelles, nomes como Coach e Max Mara apresentam propostas clássicas (mas nem por isso sóbrias e monótonas), enquanto Prabal Gurung e Roberto Cavalli desafiam texturas e padrões para sugerir propostas que primam pela irreverência. 

Coach; Prabal Gurung

Max Mara

Roberto Cavalli; Sportmax

Animal printed

O animal print volta a encontrar o seu habitat predileto nas tendências para este outono/inverno. Do tradicional leopardo a opções que se inspiram nos cantos mais remotos do reino animal, esta tendência reitera que há clássicos que não se assumem despercebidos. Numa ode ao lado mais selvagem da Moda, Duran Lantink sugere combinar diferentes padrões e nomes como Fendi e Marc Cain dão uma nova vida ao leopard print. No fundo, no que a looks para a estação fria diz respeito, o truque passa por encontrar o spirit animal perfeito para os mais diferentes cenários ou ocasiões.

Fendi; Marc Cain

Duran Lantink

Gabriela Hearst; Tod's

Pele sobre pele (sobre pele)

Neste outono/inverno, a pele volta para mais uma iteração como essencial de guarda-roupa – desta vez, em quantidades assumidamente ousadas. Dos eternos casacos biker a looks que honram a tendência head to toe, nesta estação, os grandes nomes da Moda sugerem usar (e abusar) deste material para conjugações tão inesquecíveis quanto fiáveis à rebeldia das condições atmosféricas. Quanto mais, melhor: para que não faltem opções, Tom Ford e Rick Owens apostam em propostas em tonalidades intemporais. Já Saint Laurent convida-nos a desafiar a paleta cromática e conjugar diferentes Pantones para um visual inegavelmente irreverente.

Ferrari; Tom Ford

Saint Laurent

Roberto Cavalli; Rick Owens

Rock n’ roll

De ícones como Rolling Stones e Guns N' Roses, nesta estação, o rock sai das playlists da rentrée e dá vida a peças que nos convidam a viajar no tempo. Nesta tendência, os holofotes da Moda brilham sobre peças e acessórios statement – em nome de adicionar uma pitada de rebeldia ao tradicional sexy que caracterizou os míticos anos 80. De vestidos curtos (cortesia de Versace) a casacos com ombros acentuados e o inegável retorno de peças repletas de tachas, o espírito do rock n’ roll está oficialmente de regresso ao léxico do vestuário, mesmo a tempo da descida das temperaturas.

Markgong; Dolce&Gabbana

Aniye Records

Versace; Ann Demeulemeester

O fato preto

Quando, em 1966, Yves Saint Laurent apresentou o Le Smoking, o primeiro tuxedo pensado ao detalhe para o corpo e lifestyle das mulheres, o guarda-roupa feminino encontrou na alfaiataria um dos seus principais aliados. Equiparável ao eterno little black dress, um bom fato preto surge como um manifesto de empoderamento e estilo. Neste outono/inverno, as propostas surgem em diferentes formas e texturas – dos blazers cropped de McQueen às estruturas onduladas propostas por Givenchy.

Stella McCartney; Rocksanda

Givenchy

McQueen; MM6 Maison Margiela

Victorian nightmare

No limiar entre a realidade e o sonho, nesta estação, a influência da era Vitoriana assume uma identidade mística e etérea. Pense-se em tecidos leves e esvoaçantes, como os que observamos nas propostas de Alberta Ferretti e Ralph Lauren, colarinhos imponentes e silhuetas com proporções exageradas. A ideia é entrar num universo paralelo com apenas a Moda como aliada, e explorar os diferentes lados desta era histórica através de elementos delicados e paletas misteriosas, mas inegavelmente românticas.

Alberta Ferretti; McQueen

Marc Jacobs

Chloé; Ralph Lauren

Renda

Há algo de eternamente romântico e delicado quando se fala de silhuetas em renda. Entre padrões tão únicos como complexos e uma atenção até aos mais ínfimos detalhes, as rendas brilham numa multitude de estruturas e Pantones. Para a estação fria, a tendência conquistou também as propostas de nomes como Fendi, Carolina Herrera e Ludovic de Saint Sernin – e promete protagonizar alguns dos looks mais inesquecíveis deste outono/inverno.

Aniye Records; Ludovic de Saint Sernin

Fendi

Gestuz; Carolina Herrera

Verde ocre

Depois do viral amarelo manteiga, a cor predileta da Moda para a nova estação assume uma tonalidade mais sóbria e outonal, numa ode à Natureza e à vivacidade que a caracteriza. Numa miscelânea de tons que nos remetem para uma tarde no campo, o Pantone de ordem para o outono/inverno 2025 surge entre o verde e o amarelo mostarda. Seja num look dos pés à cabeça, como sugere Shushu/tong ou Christopher John Rogers, ou através de combinações que brilham pelos detalhes e apontamentos, o “verde ocre” já conquistou um lugar de destaque nas paletas (e guarda-roupas) de inverno.

Elisabetta Franchi; Christopher John Rogers

Saint Laurent

Shushu/tong; Giambattista Valli

Scholar

Nesta tendência, a sabedoria e o conhecimento traduzem-se em conjugações sóbrias e elegantes. De peças que honram os códigos atemporais da alfaiataria a acessórios como gravatas e pastas executivas, esta estética surge entre a técnica do layering e o conforto eclético de um bom padrão. No que toca a inspiração, as propostas criativas de nomes como Louis Vuitton, Thom Browne, Dior ou Andreas Kronthaler para a Vivienne Westwood assumem-se como pontos de partida, e convidam-nos a imaginar um regresso aos corredores das mais míticas bibliotecas e universidades ao redor do mundo.

Dior; Andreas Kronthaler for Viveene Westwood

Thom Browne

Enfants Riches Déprimés; Louis Vuitton

Equestre

Neste outono/inverno, o universo equestre assume (literalmente) as rédeas da Moda. Dos míticos companheiros dos cavaleiros medievais às mais recentes passerelles, esta tendência surge como um antídoto às estéticas western e boho. Entre botas altas, detalhes em pele e cinturas vincadas, as coleções de nomes como Khaite, Fendi e Anna Sui honram o espírito indomável e elegante dos cavalos – e inspira-nos a procurar o centro de equitação mais próximo.

Anna Siu; Burberry

Khaite

Fendi; Hermès

Pirate core

Numa estética que desafia as convenções tradicionais do universo náutico, a tendência Pirate core traduz elementos marítimos em conjugações ousadas e inegavelmente sexy. De camisas e corpetes a acessórios statement, Ann Demeulemeester, Dior e Isabel Marant mostram-nos propostas repletas de estruturas volumosas e detalhes inusitados – que prometem conferir ao guarda-roupa um toque de irreverência e rebeldia capaz de enfrentar as tempestades tradicionais dos dias cinzentos de inverno.

Dior; Isabel Marant

Ann Demeulemeester

Coperni; Dilara Findikoglu

Texturas

Numa infinita (des)construção de referências, as texturas aliam-se a diferentes silhuetas para criar conjugações que desafiam os conceitos atemporais da Moda. Pelas mãos de Junya Watanabe, o pelo surge como um dos protagonistas do guarda-roupa desta estação, enquanto as propostas de Jil Sander ou Gabriela Hearst apostam em texturas que reinventam os diferentes padrões da natureza. Já as propostas de Calvin Klein e Balmain aventuram-se pelo lado mais futurista da Moda e sugerem estruturas que brilham em diferentes dimensões e tamanhos.

Amarrotado

Acne Studios; Prada

Pêlo

Dilara Findikoglu; Junya Watanabe

Pele de avestruz

Jil Sander; Stella McCartney

Escamas

Gabriela Hearst; Tom Ford

Três dimensões

Calvin Klein; Balmain

Todas as imagensLaunchmetrics Spotlight
Carolina Nunes e Rita Petrone By Carolina Nunes e Rita Petrone

Relacionados


Moda   Tendências  

As 12 tendências-chave para o outono/inverno 2025

04 Sep 2025

Notícias  

Giorgio Armani, o designer italiano que moldou a história da Moda, morre aos 91 anos

04 Sep 2025

Porque estamos todos fascinados com The Summer I Turned Pretty?

03 Sep 2025

Entrevistas   Notícias  

Rachel Scott sobre a Proenza Schouler: "Há um lindo legado aqui. Acho que tem de continuar a progredir"

03 Sep 2025