Artigo Anterior

O verão chega mais cedo com a BIMBA Y LOLA

Próximo Artigo

O Novo Range Rover é a fusão perfeita entre luxo e alta tecnologia

Guestlist 11. 4. 2022

080 Barcelona Fashion: As oito coleções que nos conquistaram

by Vogue Portugal em colaboração com 080 Barcelona Fashion

 

Os grandes nomes da Moda catalã levaram até Barcelona o melhor do talento tradicional, sempre acompanhado por um twist de criatividade e inovação.

The Artelier © 080 Barcelona Fashion

Alguns dos nomes que desfilaram pelas passerelles da 080 Barcelona Fashion podem já ser conhecidos pela maioria, enquanto outros apresentam-se como verdadeiras pedras preciosas, à espera de ser descobertas. O talento da Moda catalã esteve presente com toda a força na última semana, em Barcelona, e a Vogue Portugal acompanhou o evento para destacar as oito coleções que ficaram na nossa memória. 

Avellaneda

Au réveil il était midi é o nome da nova coleção assinada por Juan Avellaneda, onde o sonho de uma tarde de verão é transposto para os materiais, cores e silhuetas apresentadas na passerelle de Barcelona. Avellaneda conta com propostas masculinas e femininas, apresentando linhas coesas de tons quentes, como rosas, laranjas e corais, tecidos naturais e padrões geométricos. Os fatos foram uma das formas priorizadas, mas também as saias com rodados fluídos e orgânicos, que elevam o carácter etéreo que o designer catalão pretende transmitir. 

Custo Barcelona

Talvez um dos nomes mais sonantes entre as coleções apresentadas, a Custo Barcelona já conta com uma longa história na indústria da Moda, marcando presença na Semana de Moda de Nova-Iorque desde 1997. Na 080 Barcelona Fashion, a marca seguiu o lema I trust Me para criar coordenados baseados nos melhores materiais, em tons vibrantes e detalhes que abraçam a beleza na sua forma mais pura. 

Eiko ai

É o Sol que está no centro da coleção que Eiko ai apresentou neste evento de celebração da Moda catalã. O Sol que dá energia, que providencia luz, calor e vida, e todas as sensações que Gloria Lladó, a designer por detrás da marca inspirada na cultura japonesa, pretende transmitir através das suas criações. É por isso que a paleta de cores reside nos tons quentes, com foco nos laranjas e amarelos, e os padrões remetem para um ambiente florido e acolhedor. Eiko ai mistura looks festivos com coordenados mais casuais, seguindo sempre uma linha de artesanato japonês, onde os pequenos detalhes se transformam em pontos de destaque. 

Is Coming

Fundada por Constan Hernández, Is Coming é uma marca de womenswear cuja apresentação na 080 Barcelona Fashion se intitulou Notalgia del Norte. Ao retirar inspiração dos ambiente acolhedores escoses, os coordenados apresentados viram-se compostos por materiais como lã e bombazine, acompanhados por uma paleta de tons sóbrios e quentes. As peças em malha trouxeram o conforto à coleção, enquanto as silhuetas de alfaiataria reforçaram os traços mais masculinos. 

K M by L A N G E

Os melhores materiais europeus unem-se às técnicas de artesanato ucraniano para dar origem aos coordenados desenhados por K M by L A N G E. Seguindo uma linha estética baseada na elegância minimalista, a marca apresentou na 080 Barcelona Fashion a coleção Zemilia - uma palavra em ucraniano referente ao Planeta Terra, e também o título de um dos filmes mais conhecidos do realizador Oleksandr Dovzhenko. Pintada num espectro de brancos, beges e pretos, as propostas de K M by L A N G E pretendem reavivar as silhuetas dos anos 90, ao suavizar as diferenças entre formas masculinas e femininas, e apostando em tecidos naturais.  

Reveligion

É a partir de um regresso ao passado que se fazem as coleções do futuro. Com Parallel Lines, Reveligion desafia os cânones que definem a história do vestuário, nomeadamente as diferenças entre masculino e feminino, que aqui se esbatem e desaparecem. A coleção da autoria de María Rodríguez Blanco procura ir além de qualquer limite, apostando em proporções exageradas, formas desconstruídas e detalhes dinâmicos. Os vestidos em tule são o grande destaque de Parallel Lines, desde as versões em azul suave aos vermelhos poderosos. 

The Artelier

A coleção apresentada por The Artelier na 080 Barcelona Fashion é uma das mais pessoais que a designer, Alba Ayza, alguma vez apresentou. Esta é uma homenagem à sua tia, que faleceu meses antes, embora mantenha muitos dos traços pelos quais a marca já era conhecida, nomeadamente a utilização de materiais sustentáveis e designs genderless. Avant caracteriza-se pelos seus tons esbatidos e padrões orgânicos, com peças que adotam tendências ousadas como cut-outs e transparências. A alfaiataria é um dos pontos-chave da marca espanhola, e aqui vê-se representada tanto em looks femininos como masculinos. 

The Label Edition

Véronique Von Siebenthal e Laura Johansson são os nomes por detrás da The Label Edition, a marca espanhola criada em 2019 cujas peças se apresentam como um meio de empowerment feminino. Em Infantis Anima, esse poder é transmitido através da inocência, esta que se vê representada na paleta de cores pastel e nos padrões floridos, acentuados por silhuetas marcadamente femininas e mangas balão. Os materiais, como linho ou o algodão orgânico, caracterizam-se pela sua leveza, e são complementados por botões adornados e pequenos detalhes de luxo. 

Artigos Relacionados

Notícias 6. 4. 2022

Como tornar a indústria da Beleza mais inclusiva

Há cada vez mais campanhas de publicidade cujos protagonistas têm rugas, ou sardas, ou vestígios de estrias e celulite. Há cada vez mais marcas de maquilhagem e cosmética que abraçam a diferença, criando produtos pensados para todas as peles. Mas quererá isso dizer que a indústria da Beleza é inclusiva? Apesar de muitos avanços, a verdadeira mudança ainda não aconteceu.

Ler mais

Palavra da Vogue 5. 4. 2022

#VogueBookClub: Overdressed, The Shockingly High Cost of Cheap Fashion, de Elizabeth Cline

Esta obra documental é o ponto de partida perfeito para quem quer aprender mais sobre Moda sustentável.

Ler mais

Notícias 4. 4. 2022

PhotoVogue: candidaturas abrem para talentos emergentes da fotografia

Este ano, o concurso de fotografia PhotoVogue ganha contornos globais, envolvendo toda a rede da Condé Nast mundial. Ser global significa mais oportunidades para os artistas verem os seus trabalhos publicados ou comissionados pelos nossos títulos em todos os 32 mercados e parceiros comerciais, e também mais eventos, palestras, exposições e análises de portefólio em todo o mundo para mais conversas e promoção da criatividade e diversidade na criação de imagens.

Ler mais

Notícias 4. 4. 2022

Grammys 2022: a passadeira vermelha

Uma semana depois dos Óscares, os olhos do mundo viram-se para a passadeira vermelha da maior cerimónia de prémios da música.

Ler mais

Notícias 1. 4. 2022

Faleceu o fotógrafo de Moda Patrick Demarchelier

O fotógrafo de Moda e retratos, Patrick Demarchelier, conhecido por conciliar elegância e naturalidade no seu trabalho, faleceu na passada quinta-feira. Tinha 78 anos.

Ler mais

Notícias 31. 3. 2022

Iris Apfel fala sobre a sua estética maximalista e a colaboração com a H&M

A Vogue falou com a rainha da estética maximalista, que aborda o seu estilo pessoal e a sua inspiração para criar uma coleção com a H&M.

Ler mais