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Vozes de Agora: Elisa Rodrigues

12 Jun 2018
By Tiago Neto

São jazz, são fado, são hip-hop e são nove. Nove razões para (re)descobrir que o presente e o futuro se escrevem no feminino.

Dançam as vozes num inquieto molde de palavras e a pele floresce-nos a toda a largura do corpo. São jazz, são fado, são hip-hop e são nove. Nove razões para (re)descobrir que o presente e o futuro se escrevem no feminino. Fotografia de Branislav Simoncík. Realização de Cláudia Barros.

Foi em 2011 que Elisa Rodrigues começou a levar a música a sério. Durante a faculdade, onde estudou Moda, os concertos iam acontecendo – com algumas restrições de tempo. Saiu. A oportunidade de gravar um disco de jazz aconteceu. Tudo começou. 

Influências? Ouço de tudo. Sou influenciada por várias coisas. Ter estudado Moda faz-me pensar a música de maneira diferente porque aprendes a pensar em processos criativos. Em termos de música, clássicos. Ella Fitzgerald, Billie Holiday. Mas também gosto de folk, de country, R&B, hip-hop. 

Primeira paixão musical? Da Weasel. 

As palavras são um espelho da vida? Cada vez mais percebo que sim.

O que é que sente a cantar que não sente em nenhuma outra altura? Sou mais eu, é um estado de vulnerabilidade total. Costumo comparar a sensação com o acto sexual na medida em que somos mesmo vulneráveis, não há mais nada. 

Autorretrato em três palavras? Melancólica, alegre, bonita. 

Passado ou futuro? Futuro, sempre. 

Uma música para o resto da vida? In The Mood For Love, Shigeru Umebayashi.

 

Shiva, Beatriz Pessoa, Mynda Guevara, Sara Correia, Katerina L’Dokova, Elisa Rodrigues, Teresinha Landeiro, Russa e Diana Vilarinho são uma paisagem de sangue novo num panorama profundamente normativo. A música portuguesa tem hoje uma existência saudável e coberta de talento mas é também do crepúsculo da folhagem que a indústria respira. E esta, é a mais bonita de todas as suas constelações. Para o presente ou para o futuro. 

Artigo adaptado da edição de março 2018 da Vogue Portugal.

Tiago Neto By Tiago Neto

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