Opinião   Palavra da Vogue  

#VogueBookClub: Paris é uma festa, de Ernest Hemingway

04 Jan 2022
By Mariana Silva

O escritor norte-americano transporta-nos com as suas palavras até à cidade Luz.

O escritor norte-americano transporta-nos com as suas palavras até à cidade Luz.

Paris está - na verdade, sempre esteve - na moda, nomeadamente numa época em que somos transportados para a capital francesa cada vez que abrimos o Instagram (ou é só o meu algoritmo?). Nesse sentido, sabia que não poderia haver melhor forma de me transportar para as ruas parisienses do que através das descrições honestas do escritor norte-americano Ernest Hemingway. E assim foi. Viajámos juntos desde a primeira página.

Paris é uma festa (em inglês, A Moveable Feast) é um livro autobiográfico publicado após a morte de Hemingway a partir de anotações que o escritor tinha realizado durante a década de 1920. Nessa altura, Ernest Hemingway era jornalista e vivia em Paris com a sua primeira mulher, Hadley Richardson. A obra segue o seu quotidiano, centrando tanto a sua vida pessoal como profissional, e até a sua relação com outros nomes conhecidos da época, como é o caso de F. Scott Fitzgerald.

Terminei com alguma rapidez as poucas páginas de Paris é uma festa e senti que, no fim de contas, foi uma leitura agradável. Não é uma daquelas histórias emocionantes que nos deixa agarrados ao livro até chegarmos ao seu fim, mas também não é uma daquelas obras que continuamos a ler simplesmente porque não deixamos de gostar nenhum livro a meio. Deve estar algures entre os dois, talvez um pouco mais aborrecido no seu começo e mais agitado e entusiasmante no seu fim.

Na verdade, a minha parte favorita da história prende-se precisamente com os momentos em que Hemingway contacta com Fitzgerald e é a vida emocionante do último que dá um toque especial à obra. Para quem gostaria de conhecer mais sobre a vida do autor d’O Grande Gatsby, é possível fazê-lo através de Paris é uma festa, através das palavras de quem o considerou um amigo. E, claro, no meio de tudo isto ainda conhecemos Paris: as suas ruas, os seus cafés (os que devemos e não devemos frequentar), as suas pessoas, as suas livrarias e toda a sua história durante os loucos anos 20.

Foi uma viagem que deixará memórias – algumas mais facilmente esquecíveis do que outras, mas serão memórias.

Pontuação:

O Vogue Book Club é uma rubrica semanal, neste espaço um membro da equipa Vogue Portugal propõe-se a refletir, ou apenas comentar, um livro - seja uma novidade literária ou um clássico arrebatador. Pode participar nesta discussão através da hashtag #VogueBookClub.

Mariana Silva By Mariana Silva

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024