Artigo Anterior

O que lhe reservam os astros para esta semana?

Próximo Artigo

O que lhe reservam os astros para a semana de 5 a 11 de abril

Palavra da Vogue 5. 4. 2022

#VogueBookClub: Overdressed, The Shockingly High Cost of Cheap Fashion, de Elizabeth Cline

by Mariana Silva

 

Esta obra documental é o ponto de partida perfeito para quem quer aprender mais sobre Moda sustentável. 

Descobrir os malefícios ambientais e sociais da indústria da Moda é uma verdadeira montanha russa de emoções. Um percurso cheio de altos e baixos (mas principalmente baixos), pautado por ondas pontuais de culpa e frustração. Porquê? Porque durante muito tempo nos fui ocultada a informação de como as nossas roupas são produzidas. Mas em Overdressed, a jornalista Elizabeth Cline não deixa nada por contar. 

No ano de lançamento desta obra, em 2012, ainda pouco se falava sobre a importância da sustentabilidade do vestuário. Aliás, só no ano seguinte estaria para acontecer a ocorrência que avivou a consciência social no setor: o desabamento do prédio Rana Plaza em Daca, no Bangladesh, que resultou na morte de mais de mil trabalhadores da indústria têxtil. Ainda assim, já se ouviam burburinhos de como a mudança era necessária. Overdressed: The Shockingly High Cost of Cheap Fashion foi um dos primeiros abre-olhos da indústria, ao contar de forma detalhada o longo percurso que caracteriza a produção da grande maioria das peças de roupa que guardamos no armário.

China, Bangladesh e até os antigos distritos têxteis dos Estados Unidos são algumas das localizações pelas quais Cline passa, para ver com os seus próprios olhos as condições que caracterizam a cadeia de produção do vestuário. A jornalista fala com profissionais, desde os grandes donos das fábricas aos pequenos trabalhadores, e com amantes de Moda que, tal como ela, cresceram rodeados de peças trendy e diversificadas aos preços mais baratos. E esse é um ponto que nos conquista logo ao princípio - é que Elizabeth Cline, tal como muitos dos que leem este livro, foi outrora uma ávida consumidora de fast fashion, consumo esse que a própria apelidou de vício. 

De compreensão fácil e leitura rápida, o único defeito de Overdressed é o quão moldado está à cultura norte-americana. São referidas diversas marcas que não se encontram disponíveis em Portugal (JCPenny, T.J. Maxx, Forever 21, Target), mas cujos modelos de negócio podem facilmente ser comparados a retalhistas que conhecemos. Não obstante, é uma fonte fiável de conhecimento, principalmente para quem procura um primeiro contacto - algo chocante - com os problemas da indústria da Moda. É um daqueles livros para ler, absorver e emprestar ao próximo.

Pontuação:

 O Vogue Book Club é uma rubrica semanal. Neste espaço, um membro da equipa da Vogue Portugal propõe-se refletir, ou apenas comentar, um livro - seja uma novidade literária ou um clássico arrebatador. Pode participar nesta discussão através da hashtag #VogueBookClub.