Artigo Anterior

A emancipação de Harry Styles

Próximo Artigo

O que lhe reservam os astros para a semana de 24 a 31 de maio

Palavra da Vogue 24. 5. 2022

#VogueBookClub: New Animal, de Ella Baxter

by Mariana Matos

 

New Animal é o livro de estreia de Ella Baxter, e devo dizer que é uma apresentação ousada e arrebatadora.

Não estava de todo preparada para a singularidade desta obra. Uma história que choca pela crueza com que aborda temas como a morte, o luto e o sexo.

Por norma tento evitar livros em que o core da sua premissa esteja envolto em temas desconfortáveis, como a morte, resguardando-me assim, de alguma forma, de emoções mais custosas e frias - no fundo, tento fugir, um pouco, à nossa realidade imperativa. Mas isso faz com que perca todo um outro mundo, e ferramentas sobre como lidar com situações tão básicas como as descritas neste livro.

Ella Baxter apresenta-nos Amelia, uma personagem inesperada e extremamente humana. A protagonista convive de perto com a morte, não fosse ela maquilhadora na casa funerária gerida pela família. Contudo, com a morte inesperada da mãe vê-se confrontada por uma sensação de perda e confusão. Não conseguindo lidar com esta perda, refugia-se em casa do pai biológico na véspera do funeral da mãe. Longe da sua realidade, Amelia vai mais longe e, na sua procura para se sentir conectada e “viva”, encontra no sexo um escape, entrando numa espiral de experiências impessoais e de BDSM. 

Distanciando-me agora do livro consigo compreender melhor a jornada da personagem no seu luto, e penso que esse é o principal objetivo da autora - mostrar que existem diferentes formas de lidar com a morte e que nem todos a gerimos da mesma maneira. Contudo, foi extremamente inquietante ver o percurso de Amelia, pois a cada decisão que tomava parecia estar cada vez mais longe do que seria o melhor para si. Porém, New Animal conseguiu ser também uma leitura leve pois as experiências constrangedoras de Amelia aligeiravam um pouco a dureza do tema.

Pontuação:

O Vogue Book Club é uma rubrica semanal. Neste espaço, um membro da equipa da Vogue Portugal propõe-se refletir, ou apenas comentar, um livro - seja uma novidade literária ou um clássico arrebatador. Pode participar nesta discussão através da hashtag #VogueBookClub.

Artigos Relacionados

Palavra da Vogue 17. 5. 2022

#VogueBookClub: Os Interessantes, de Meg Wolitzer

Através da história de uma amizade que abrange quatro décadas, Wolitzer analisa a natureza complicada da natureza humana de forma extremamente digerível.

Ler mais

Palavra da Vogue 10. 5. 2022

#VogueBookClub: A Grande Magia, de Elizabeth Gilbert

Há uma história por detrás do famoso livro Comer, Orar, Amar. E, aqui, essa história é contada.

Ler mais

Palavra da Vogue 3. 5. 2022

#VogueBookClub: Tudo o que sei sobre o amor, de Dolly Alderton

Um livro obrigatório para todas as jovens ainda a navegar pela vida adulta.

Ler mais

Palavra da Vogue 26. 4. 2022

#VogueBookClub: Aos Ombros de Gigantes, de Umberto Eco

A obra é composta por doze discursos, cada um como uma pequena caixa de tesouro, pronta para ser descoberta.

Ler mais

Palavra da Vogue 19. 4. 2022

#VogueBookClub: Quatro livros para ler hoje (porque antes não podia)

Nada demonstra o poder da palavra tanto como os livros que são banidos, considerados demasiados perigosos para serem lidos.

Ler mais