O que lhe reservam os astros para a semana de 18 a 24 de outubro
As melhores ideias para encontros baseados nos signos do zodíaco
Palavra da Vogue 18. 10. 2022
Uma escolha apropriada para a estação, afinal, um Halloween sem um livro perturbador é uma spooky season desperdiçada.
A spooky season aproxima-se e rendemo-nos à inexplicável vontade de sentir medo, ou pelo menos horror. É exatamente devido a este fenómeno que surge The Laws of the Skies, um livro que revisito quase todos os anos por volta desta altura. Antes de o aconselhar alguns avisos necessitam de ser feitos, não é um livro para os mais frágeis ou sensíveis. A obra de Grégoire Courtois explora noções de macabro de um ângulo raramente abordado: do ponto de vista infantil. A história segue um grupo de crianças, à medida que uma visita de estudo a uma floresta se torna um catalisador de pesadelos.
A razão pela qual mais se distingue é que, ao contrário da maioria de narrativas de terror, em que as vítimas são adultas, neste são verdadeiras crianças. Mas, ainda que certamente estranho de se dizer, é a razão pela qual funciona tão bem: sente-se o desespero de pessoas que ainda não têm as ferramentas para entender o mundo à sua volta.
É um livro um pouco psicopático de se recomendar já que o sofrimento das crianças é uma parte tão grande da narrativa, mas acho que o seu sucesso está no facto de, em vez de nos sentirmos adultos a ler sobre crianças, o medo que sentimos é quase infantil. Ainda que não seja completamente aterrador, o livro é perfeito para as semanas que antecedem o Halloween: é relativamente curto e agarra-nos de uma forma que se lê facilmente numa noite. É também esta a razão por o revisitar porque, ainda que macabro, é também fácil de se ler, quase como se fosse uma história de terror que se conta à volta de uma fogueira. Curiosamente é também assim que começa a história de The Laws of the Skies.
O Vogue Book Club é uma rubrica semanal. Neste espaço, um membro da equipa da Vogue Portugal propõe-se refletir, ou apenas comentar, um livro - seja uma novidade literária ou um clássico arrebatador.
Pode participar nesta discussão através da hashtag #VogueBookClub.
Palavra da Vogue 11. 10. 2022
#VogueBookClub: The bluest eye, de Toni Morrison
O primeiro livro da escritora americana é uma verdadeira tour de force, indicativo do legado que ainda estava para construir.
Ler maisPalavra da Vogue 4. 10. 2022
#VogueBookClub: Why Fashion Matters, de Frances Corner
Numa compilação de 101 ideias, Corner apresenta o mundo da Moda na sua forma mais elementar.
Ler maisPalavra da Vogue 27. 9. 2022
#VogueBookClub: a rentrée literária
Com a nova estação, novidades merecedoras de atenção inundam as prateleiras de livrarias por todo o mundo.
Ler maisPalavra da Vogue 20. 9. 2022
#VogueBookClub: Piranesi, de Susanna Clarke
Aquilo que começou por ser um inocente mundo de ficção transformou-se numa das metáforas mais poderosas que alguma vez testemunhei.
Ler maisPalavra da Vogue 13. 9. 2022
#VogueBookClub: Fall vibes
Enfrentamos a chuva com a melhor munição possível: livros que tornam o tempo passado em casa num prazer verdadeiramente divino.
Ler maisPalavra da Vogue 6. 9. 2022
#VogueBookClub: O Todo-Poderoso, de Irving Wallace
Naquela que é uma crítica ao poder, torna-se quase irónico quanto poder este livro detém sobre nós.
Ler mais