Opinião   Palavra da Vogue  

#VogueBookClub: The Laws of the Skies, de Grégoire Courtois

18 Oct 2022
By Pedro Vasconcelos

Uma escolha apropriada para a estação, afinal, um Halloween sem um livro perturbador é uma spooky season desperdiçada.

Uma escolha apropriada para a estação, afinal, um Halloween sem um livro perturbador é uma spooky season desperdiçada. 

 

A spooky season aproxima-se e rendemo-nos à inexplicável vontade de sentir medo, ou pelo menos horror. É exatamente devido a este fenómeno que surge The Laws of the Skies, um livro que revisito quase todos os anos por volta desta altura. Antes de o aconselhar alguns avisos necessitam de ser feitos, não é um livro para os mais frágeis ou sensíveis. A obra de Grégoire Courtois explora noções de macabro de um ângulo raramente abordado: do ponto de vista infantil. A história segue um grupo de crianças, à medida que uma visita de estudo a uma floresta se torna um catalisador de pesadelos. 

A razão pela qual mais se distingue é que, ao contrário da maioria de narrativas de terror, em que as vítimas são adultas, neste são verdadeiras crianças. Mas, ainda que certamente estranho de se dizer, é a razão pela qual funciona tão bem: sente-se o desespero de pessoas que ainda não têm as ferramentas para entender o mundo à sua volta. 

É um livro um pouco psicopático de se recomendar já que o sofrimento das crianças é uma parte tão grande da narrativa, mas acho que o seu sucesso está no facto de, em vez de nos sentirmos adultos a ler sobre crianças, o medo que sentimos é quase infantil. Ainda que não seja completamente aterrador, o livro é perfeito para as semanas que antecedem o Halloween: é relativamente curto e agarra-nos de uma forma que se lê facilmente numa noite. É também esta a razão por o revisitar porque, ainda que macabro, é também fácil de se ler, quase como se fosse uma história de terror que se conta à volta de uma fogueira. Curiosamente é também assim que começa a história de The Laws of the Skies

 

O Vogue Book Club é uma rubrica semanal. Neste espaço, um membro da equipa da Vogue Portugal propõe-se refletir, ou apenas comentar, um livro - seja uma novidade literária ou um clássico arrebatador.Pode participar nesta discussão através da hashtag #VogueBookClub.

 

Pedro Vasconcelos By Pedro Vasconcelos

Relacionados


Notícias  

A centenária Loja das Meias reabre em Cascais

23 Apr 2024

Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Madrid neste momento

23 Apr 2024

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 23 a 29 de abril

23 Apr 2024

Compras  

Os melhores presentes para oferecer no Dia da Mãe

22 Apr 2024