Palavra da Vogue  

Vogue Book Club: "Kitchen Confidential" de Anthony Bourdain

03 Oct 2025
By Vogue Portugal

Para a leitura deste mês do Vogue Book Club, a escolha foi "Kitchen Confidential" de Anthony Bourdain.

Após mais de duas décadas no mundo da restauração, Anthony Bourdain publicou o seu primeiro livro, Kitchen Confidential, no qual escreveu um relato íntimo e irreverente das aventuras de trabalhar – e, por vezes, tentar gerir – algumas das cozinhas mais exigentes. Do despertar culinário em criança ao humilde início como empregado num pequeno restaurante em Provincetown e, mais tarde, como chef num restaurante de cozinha francesa em Nova Iorque, Bourdain não mede palavras ao mergulhar no universo de drogas, sexo e haute cuisine que foi arrecadando ao longo dos anos.

O chef Anthony Bourdain a bordo de um comboio nos Himalaias.
Instagram via @anthonybourdain

Inaya Mussa, Jornalista

Nunca mais haverá alguém como Anthony Bourdain. Mordaz, empático e com um sentido de humor extremamente delicioso, o chef, autor e apresentador de televisão (embora esta última designação o tivesse irritado) elevou a narrativa culinária a um novo nível. Kitchen Confidential, é muito mais do que um exposé da indústria da restauração nova-iorquina nas últimas décadas do século XX: é um tributo às mãos trabalhadoras, tantas vezes marginalizadas e menosprezadas, que compõem o coração pulsante de algumas das melhores cozinhas do mundo. Uma leitura imprescindível, a obra conduz-nos desde os primórdios da relação de Bourdain com a comida até à forma como a cozinha surge como um refúgio para aqueles a quem a sociedade denominou de malucos, drogados ou degenerados – e que, contra todas a expetativas, revelam ser os melhores quando se trata de saltear, deglacear ou confitar. Se pudesse voltar a ler um livro pela primeira vez, seria Kitchen Confidential.

Mariana Pimenta, Editora de Moda

Uma deliciosa coletânea das verdades nuas e cruas da indústria culinária, Kitchen Confidential é um dos melhores livros que já li. A narrativa leve de Bourdain, aliada a uma leve pitada de humor negro e misturada com as pós-anotações do autor, tornou a leitura viciante e cativante. O livro explora as realidades frias das cozinhas dos restaurantes por onde Bourdain passou. O capítulo Kitchen Lingo foi, para mim, o melhor, visto que é o resumo perfeito de tudo o que é falado no livro: desde problemas sociais relacionados com a imigração e o preconceito ao ritmo acelerado e à linguagem visceral, cheia de humor e "apimentada" — tudo escrito sem filtros. Contudo, lendo o livro e sabendo que o chef já não se encontra entre nós, foi uma leitura bitter sweet.

Rita Petrone, Jornalista

Em Kitchen Confidential, Anthony Bourdain leva-nos numa viagem pelo lado mais cru (e negro) dos bastidores da gastronomia de luxo e ensina-nos que, apesar do que nos chega à mesa quando comemos num restaurante galardoado ser uma explosão imperdível de sabores e elegância, as cozinhas que dão vida a estas obras de arte escondem rotinas duras e personalidades irreverentes. É um livro que, sem pudor nem preconceitos, nos conquista a partir da primeira página – e torna-se impossível de largar sem devorar de uma única vez (ou, no meu caso, duas). As anotações de Bourdain, escritas diretamente nas páginas e exclusivas a esta edição, serviram como um vislumbre ainda mais íntimo da vida pessoal e profissional do chef (que acabou também por adicionar autor e apresentador à sua lista de job titles) e tornou a experiência de leitura absolutamente deliciosa.

Leitura do próximo mês

Se gostou deste livro, descubra três recomendações na newsletter do Vogue Book Club

Subscreva aqui.

Vogue Portugal By Vogue Portugal
All articles

Relacionados


Lifestyle  

Os 18 filmes de Hitchcock onde o guarda-roupa é protagonista

11 Sep 2025

Lifestyle   Roteiro  

8 exposições de Moda para visitar ao redor do mundo

09 Jul 2025

Palavra da Vogue  

Vogue Book Club: "All Fours" de Miranda July

05 Sep 2025

Lifestyle  

Biblioteca de Moda: 10 leituras essenciais

11 Jun 2025