Artigo Anterior

Barbiecore: a tendência deste verão

Tendências 29. 7. 2022

Os vestidos de casamentos reais mais memoráveis

by Joana Rodrigues Stumpo

 

É deles que retiramos inspiração nesta época em que mais se celebra o amor.

Foi neste dia que, há 41 anos, Princesa Diana caminhou pelo altar da Catedral de São Paulo, em Londres, numa criação que viria marcar para sempre a Moda nupcial. A mãe de William e Harry é apenas um dos membros da realeza que se destaca pelo seu incomparável gosto no que diz respeito a vestidos brancos. Claro, quando se fala em casamentos de qualquer família real, não se pode esquecer que há certas restrições que não se aplicam à boda comum - raramente se avistam ombros à mostra ou transparências. Ainda assim, estes são os vestidos que marcaram a memória coletiva de quem seguiu atentamente estas novelas da vida real.

Princesa Diana (1981)

Se fosse possível encapsular o estilo de uma década numa única peça, o vestido de casamento de Diana Spencer seria a representação perfeita dos anos 80: a extravagância da cauda, o saiote, as mangas balão. David e Elizabeth Emanuel foram escolhidos a dedo pela princesa para desenhar a peça de tafetá de seda com detalhes de renda.

© Getty Images

Princesa Beatrice (2020)

Em plena pandemia, a neta da Rainha de Inglaterra casou-se numa cerimónia privada em Windsor. Beatrice escolheu uma peça que reflete o caráter intimista do evento - um vestido que pertenceu a Isabel II. Desenhado por Sir Norman Hartnell, foi utilizado pela rainha em 1962 e sofreu algumas alterações para o casamento da princesa, que o fez acompanhar da tiara que a avó usou na sua própria boda.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por The Royal Family (@theroyalfamily)

Grace Kelly (1956)

Outrora fora atriz de Hollywood, mas em 1956 deu o nó com Príncipe Rainier III do Mónaco, tornando-se, assim, princesa. O vestido, desenhado por Helen Rose, consiste num corpete de gola alta coberto de renda, que abre numa enorme saia em paduasoy - um tecido de seda estruturada. 

© Getty Images

Rainha Fabiola (1960)

Em 1960, Fabiola de Mora e Aragão casava com Balduíno da Bélgica, passando a ser rainha Fabiola. A noiva utilizou um vestido desenhado pessoalmente por Cristóbal Balenciaga, que sabia que o segredo está nos detalhes. A peça em seda branca simples é completada com uma faixa de pelo no decote e outra à volta da cintura. 

© Getty Images

Kate Middleton (2011)

Esta não seria uma lista dos vestidos de casamentos reais mais memoráveis sem o que usou a esposa do príncipe William em 2011. A britânica deu o nó numa peça desenhada pela diretora criativa da Alexander McQueen, Sarah Burton, que se inspirou em Grace Kelly na gola alta de renda. Uma das grandes diferenças está no decote, que a noiva utilizou aberto em V. 

© Getty Images

Wallis Simpson (1937)

Foi, certamente, o casamento mais controverso do século passado - selou o futuro do seu noivo, rei Eduardo VIII de Inglaterra, que teria de abdicar do trono a favor da sua esposa (uma norte-americana divorciada). Wallis Simpson deu o nó num vestido pouco convencional desenhado por Mainbocher, uma peça de crepe seda azul claro. No final, parece que o sacrifício valeu a pena: o casal permaneceu junto até à morte de Wallis.

© Getty Images

Charlene do Mónaco (2011)

Foi em 2011 que a nadadora olímpica se casou com príncipe Alberto II, passando a ser princesa consorte do Mónaco. Na boda, a noiva usou um vestido de ombros descobertos, desenhado por Giorgio Armani, que prova que são os pequenos detalhes que importam: a peça de seda estruturada está coberta de cristais bordados ao longo da frente do vestido.

© Getty Images

Princesa Sofia da Suécia (2015)

O herdeiro ao trono sueco deu o nó com Sofia Hellqvist no Palácio de Helsínquia, em junho de 2015. A ex-modelo optou por um modelo mais tradicional desenhado por Ida Sjöstedt. Feito, essencialmente, em crepe de seda, o vestido tem uma camada delicada de renda a cobrir os braços e o decote, claramente inspirado nas influências de Kate Middleton. 

© Getty Images

Artigos Relacionados

Tendências 30. 6. 2022

Convidadas mais-que-perfeitas

“Nem bom vento, nem bom casamento.” Há que dar a mão à palmatória.... Muito depressa se instituem ditados como o supracitado, tão críticos de nuestros hermanos que quase nos fazem esquecer que é dos lados desse (bom) vento que nos chega a pérola mais bem guardada no mercado da Moda: os ensinamentos que constituem o look da convidada perfeita.

Ler mais

Tendências 21. 1. 2022

Estes são os anéis de noivado que vamos ver em todo o lado em 2022

Ler mais

Tendências 4. 1. 2022

Tudo o que é - e não é - tendência para casamentos em 2022

Devido à proliferação das redes sociais, estilos de casamentos podem rapidamente tornar-se cansativos, pouco originais e, ainda pior, datados.

Ler mais

Pessoas 21. 12. 2021

Camille Charriere usou um vestido de renda reciclado para o seu casamento “roaring 2020s” no Maxim de Paris

Ler mais

Tendências 31. 8. 2021

Sobre Diana: seis conteúdos audiovisuais para recordar a eterna Princesa do Povo

Estes são 6 filmes e séries para ver na data que marca os 24 anos do desaparecimento de Lady Di.

Ler mais