Moda   Tendências  

Um passo à frente

13 Apr 2018
By Mónica Bozinoski

São um par de ténis? Ou são um par de botas? A resposta é ambos, e nenhum ao mesmo tempo. Mats Rombaut é o nome responsável pelo híbrido, com uma mensagem sustentável que promete abalar os pés da nova geração.

São um par de ténis? Ou são um par de botas? A resposta é ambos, e nenhum ao mesmo tempo. Mats Rombaut é o responsável pelo híbrido, com uma mensagem sustentável que promete abalar os pés da nova geração. 

©Instagram/@rombautofficial 

A sua carreira arrancou com um estágio em product development na Lanvin e, um ano mais tarde, começou a trabalhar para Damir Doma, na criação de sapatos e outras peças em pele. "Nessa altura, tornei-me vegetariano e comecei a perceber melhor a indústria animal e agrícola, e o impacto que tem no ambiente", confessou em entrevista à i-D

Foi essa experiência que levou Mats Rombaut a perceber que não se sentia confortável a trabalhar com materiais de origem animal - e assim nasceu Rombaut, a sua marca de calçado vegan. Desenvolvidos em Portugal e finalizados à mão em Paris pelo próprio designer, os modelos Rombaut nascem através do uso de alternativas naturais como pele sintética, algodão orgânico ou cortiça, e pretendem preencher uma lacuna no mercado do calçado vegan. O resultado? Sapatos que quebram estereótipos e expetativas, com uma mensagem sustentável e amiga do ambiente.

A sua visão diferenciadora não se deixa ficar apenas no uso de materiais cada vez mais sustentáveis e inovadores, e transparece também nos modelos que apresenta, característicos pela sua ironia e pelo fator entretenimento. O gosto por aquilo que se convenciona como ugly-shoes valeu a Mats Rombaut uma menção de honra na lista de "contas com ugly-shoes a seguir no Instagram" da Vogue americana. "Tudo começou como uma brincadeira sobre ser vegan, e sobre os estereótipos que as pessoas têm sobre sapatos vegan", confessou à revista, referindo-se aos vários "sapatos" que criou através do uso de vegetais. 

O seu mais recente modelo, um híbrido entre botas de cowboy e ténis, é mais um prova de que o designer belga quer inovar a indústria do calçado vegan e quebrar estereótipos com o seu twist humorístico e irónico. A base deste híbrido, de nome Boccacio Cowboy Sneaker, é o já existente ténis Boccacio da marca, e está a surtir o efeito desejado pelo designer - criar um par de sapatos que deixasse as pessoas desconfortáveis ao olhar para ele.

Apesar da cunha de ugly-shoe, que divide os compradores e os visitantes mais curiosos do seu showroom, Mats Rombaut mantém a sua autenticidade e espírito, com uma lista de fãs que conta com nomes como a modelo Bella Hadid, o rapper Tonny Cash, e ainda David Lynch e Alejandro Jodorowsky, dois heróis pessoais do designer. Seja amor ou desconforto à primeira vista, a verdade é que Rombaut conseguiu criar algo totalmente novo na indústria, provando que a sustentabilidade, aliada à moda, pode quebrar os mais diversos estereótipos. 

Mónica Bozinoski By Mónica Bozinoski

Relacionados


Notícias   Guestlist  

YSL Loveshine brilha na capital espanhola

19 Apr 2024

Estilo   Moda   Tendências  

Tendências do guarda-roupa das nossas mães e avós que regressam na primavera/verão de 2024

19 Apr 2024

Atualidade   Eventos   Notícias  

Tudo o que deve saber sobre a Met Gala de 2024: Tema, anfitriões e muito mais

18 Apr 2024

Atualidade   Estilo   Moda  

E o dress code da Met Gala de 2024 é...

18 Apr 2024