Moda   Tendências  

Um guia para as estéticas de Moda no TikTok

13 Sep 2021
By Mariana Silva

Entremos no mundo da rede social mais influente do momento para perceber como esta tem impactado a Moda e as tendências contemporâneas.

Entremos no mundo da rede social mais influente do momento para perceber como esta tem impactado a Moda e as tendências contemporâneas.

Já nós definimos por estilos e por formatos de corpo. Já seguimos a Moda pelas suas tendências e pelas peças que melhor espelham os nossos gostos. Para 2021, a palavra a adotar quando queremos falar de tudo isso é “estética”. E isso será culpa de uma das redes sociais mais influentes do momento - o TikTok. 

Uma estética no TikTok compreende muito mais do que meras peças de roupa. Integramo-nos num determinado recanto daquela rede social pelos filmes que gostamos de ver, ou pela forma como ocupamos o nosso tempo livre. Mas sendo a Moda uma das formas de expressão pessoal mais fortes que existe, a influência que a essa nossa estética tem naquilo que vestimos torna-se inevitável.

Já existem diversas estéticas definidas pelos utilizadores desta rede social e hoje explicamos as mais conhecidas e qual o seu efeito nas tendências de Moda contemporâneas. 

Cottagecore

Esta é uma estética rural, baseada numa versão romantizada daquilo que naturalmente compõe a vida no campo. Por esse motivo, esta estética está associada a atividades centradas na Natureza e no campo, em particular as que se revelam mais “leves”, como recolher flores ou manter uma pequena horta. Na Moda, os maiores símbolos do cottagecore são os tons quentes, nomeadamente na sua versão pastel, a par com os padrões florais ou gingham. Quanto ao design das peças, é privilegiado tudo o que seja fluído, desde vestidos a macacões, passando pelas jardineiras largas e conjuntos de duas peças. 

Regencycore

Influenciada pela série de sucesso da Netflix Bridgerton, regencycore é uma estética que remete para as silhuetas e looks da era da Regência britânica, no início do século XIX. Para obter um visual associado a este movimento, há que privilegiar os vestidos, nomeadamente com silhueta império e mangas balão. Os acessórios devem ser delicados, dando destaque aos detalhes no cabelo, como laços e pequenas molas, tendo também os tons pastel como a paleta de cor base para o restante look. 

 

Dark academia

Tal como o nome indica, a estética dark academia é uma referência ao mundo das universidades, das artes e da literatura, envolto numa sombra de mistério, conseguida através dos tons escuros que o caracterizam. Os looks que seguem esta estética misturam peças vintage com conjuntos que relembram uniformes escolares. Em tons quentes e escuros se pintam as saias plissadas axadrezadas, as blusas delicadas e as meias até ao joelho sãos comuns nos visuais de dark academia.

 

Light academia

Como oposição à última estética, a light academia foca-se no lado mais gentil e romântico do mundo da literatura, das artes e da cultura. Ao nível da sua aplicação à indústria têxtil, esta vem juntar as silhuetas e peças da dark academia com os padrões femininos e tons claros da estética cottagecore. 

 

Goth

A estética gótica não é exclusiva ao mundo do TikTok, mas este veio reavivá-la ou, pelo menos, dar-lhe um palco em que se possa expressar. Na Moda, não houve muito que mudou comparativamente à estética gótica a que estávamos habituados. O preto será sempre a cor de eleição, ao lado de acessórios como colares com espigões, meias de rede, correntes e sapatos de plataforma. 

 

E-girl/E-boy

Quando várias subculturas de Moda, nomeadamente o gótico, o punk e os scene kids se unem num visual moderno que combine estas estéticas, nascem as e-girls e os e-boys. Nesta estética, é comum a utilização de mini-saias, t-shirts de bandas ou peças inspiradas em anime. Tudo isto combinado com acessórios de estilo punk e uma cor de cabelo vibrante que se destaque do outfit geralmente em tons escuros. Sem nunca esquecer os corações debaixo dos olhos, cujo desenho é uma das características mais reconhecíveis das e-girls. 

 

Baddies

Geradas pelo mundo da maquilhagem do YouTube e do Instagram, as baddies revelam-se como uma estética que, se pudesse ser personificada, teria o nome de Kylie Jenner. Apesar de estar concentrada na Beleza, também a Moda tem o seu cunho na criação deste estilo. Acima de tudo, os looks passam por uma versão mais feminina do streetwear, com crop tops e cargo pants a serem combinados com a última tendência de ténis. Um acessório característico a esta estética são os brincos de argola em tamanhos exageradamente grandes.  

 

Normcore

Se todas as estéticas acima referidas revelam alguma particularidade, o que define o estilo normcore é precisamente a sua normalidade. Quando abordamos a sua perspetiva face à Moda, a estética normcore envolve peças como golas-altas, calças de ganga, sweaters, e alguns acessórios desportivos, como ténis e bonés. Mais uma vez, não existe nenhum tom de destaque, mas os neutros tendem a prevalecer.   

 

Mariana Silva By Mariana Silva

Relacionados


Agenda  

Lisbon Design Week 2024 | A semana dedicada ao design começa hoje

22 May 2024

Tendências  

Who let the baby bump out?

22 May 2024

Compras   Roteiro  

As melhores lojas vintage da Europa

22 May 2024

Moda  

For life

22 May 2024