Atualidade   Curiosidades  

Tudo o que precisa de saber sobre a Met Gala 2023

08 Apr 2023
By Vogue

Segunda-feira, dia 1 de maio, terá lugar a Met Gala 2023 . Este ano, a exposição do Costume Institute “Karl Lagerfeld: A Line of Beauty”, celebrará o trabalho e a vida completa de Karl Lagerfeld.

Segunda-feira, dia 1 de maio, terá lugar a Met Gala 2023 . Este ano, a exposição do Costume Institute “Karl Lagerfeld: A Line of Beauty”, celebrará o trabalho e a vida completa de Karl Lagerfeld. O dresscode é, adequadamente, “in honor of Karl”. Considerando que Lagerfeld desenhou para muitas casas - incluindo a marca homónima, Patou, Balmain, Chloé, Fendi, e Chanel, não faltará inspiração. Na gala do ano passado, com o tema “gilded glamor”, vimos os convidados prestarem homenagem a uma era transformadora para a América (nomeadamente, Blake Lively que marcou pela positiva em glamour patina.) Este ano será também, certamente, marcado por momentos memoráveis.

© Getty Images
© Getty Images

QUANDO SERÁ A MET GALA 2023?

A Meta Gala 2023 acontecerá lugar segunda-feira, 1 de maio, em  Nova Iorque e irá celebrar aa exposição do Costume Institute intitulada de “Karl Lagerfeld: A Line of Beauty”. Poderemos acompanhar todos os acontecimentos com atualizações ao vivo a partir do interior da Gala. 

Como poderemos assistir à Met Gala  2023?

Podemos, mais uma vez, seguir todos os acontecimentos no livestream da Vogue. A red carpet será transmitida dia 1 de maio e será também possível assistir nas restantes plataformas digitais, como no Instagram, Facebook e Twitter.

No ano passado, o livestream  começou às 23h portuguesas e foi apresentando por Hamish Bowles, editor da Vogue, Vanessa Hudgens, atriz e cantora, e ainda por La Anthony, atriz e personalidade de televisão. Pode rever tudo, aqui.

QUAL É TEMA DA MET GALA 2023?

O tema da noite é "em honra de Karl" e Andrew Bolton, curador do Costume Institute e Wendy Yu, examinarão o trabalho de Karl Lagerfeld (1933-2019). Ao longo da sua vida, Lagerfeld trabalhou em importantes casas de moda como Balmain, Chloé, Fendi, Chanel, para além de ter fundado a sua marca homónima. Mais de 150 peças estarão em exposição, muitas das quais serão acompanhadas por esboços de Lagerfeld.

QUEM IRÁ APRESENTAR A MET GALA 2023?

A 18 de janeiro, a Vogue anunciou que as atrizes Penélope Cruz e Michaela Coel, a cantora Dua Lipa e o tenista Roger Federer serão os co-anfitriões do Met Gala 2023, junta-se a Anna Wintour, editor in chief da Vogue US. Anna Wintour tem dirigiado a Met Gala desde 1995, tendo tornado esta celebração de moda num dos momento mais importantes e apreciados, ano após ano.

O que é a Met Gala?

Organizada e presidida por Anna Wintour desde 1995, a Met Gala tornou-se numa celebração anual da Moda muito adorada. Considerada uma angariação de fundos para o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, é tradicionalmente agendada de modo a marcar a abertura da exposição de Moda anual. Ano após ano, o evento angaria valores na casa dos oito dígitos.

O que acontece na Met Gala?

Em poucas palavras: é segredo. Por este motivo, os convidados devem respeitar a política de proibição de telemóveis (e consequente uso de redes sociais). No entanto, existem algumas fotografias exclusivas de dentro da Met Gala. Kendall Jenner também nos deu uma visão dos bastidores da Met Gala através da sua câmara em 2021. O evento envolve, normalmente, a atuação de um grande artista (como Rihanna ou Justin Bieber), e os convidados exploram sempre a exposição antes de se sentarem para jantar.

Onde é a Met Gala?

A Met  Gala realiza-se no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque na primeira segunda-feira de maio de cada ano (com exceção do evento de 2021, que teve lugar em Setembro devido às restrições da COVID-19). Os convidados presentes na Met Gala costumam ficar em hotéis próximos - descubra os hotéis favoritos das celebridades para se prepararem para a Met Gala (e planear a sua visita!).

QUEM É CONVIDADO PARA A MET GALA?

Até à noite que precede o evento, a lista de convidados está no segredo dos deuses. Mas alguns dos maiores nomes da indústria costumam estar presentes - de Beyoncé a Lady Gaga, passando por Madonna ou Rihanna. Com alguma regularidade, os designers levam as suas musas: é só pensar em Marc Jacobs e Kate Moss, ou Nicolas Ghesquière e Emma Stone. Descubra mais sobre a seating chart da Met Gala, aqui.

Quem assiste à Met Gala?

O evento tende a receber cerca de 600 convidados. Marcam presençam anualmente, estrelas, jovens criativos, e figuras importantes da indústria. Revisite alguns dos melhores visuais de participantes de longa data da Met Gala, tais como Blake Lively, Sarah Jessica Parker, Rihanna e ainda alguns dos melhores looks de todos os tempos.

QUE LOOKS PODEMOS ESPERAR VER?

De acordo com o tema, aguardamos com expectativa muitas das contribuições de décadas de Lagerfeld para a moda parisiense. Revisite aqui os melhores looks da última década.

Qual foi o tema da Met Gala 2022?

O tema da segundo parte foi “In America: An Anthology of Fashion”. A a primeira parte aconteceu em setembro de 2021 e o tema foi gilded glamour, white tie.”

A exposição, apresentada em 13 das salas do Museu, "fornece um contexto histórico ao tema, de certa forma", contou Andrew Bolton à Vogue. "R reflete a evolução do estilo americano, mas também explora o trabalho de alfaiates, costureiros e designers individualmente", diz. "O que é realmente entusiasmante para mim é que alguns dos nomes serão muito familiares para estudantes de moda, como Charles James, Halston, e Oscar de la Renta, mas há muitos outros nomes foram realmente esquecidos, negligenciados ou relegados para as “notas de rodapé” da história da moda. Assim, uma das principais intenções da exposição é destacar os talentos e contribuições destes indivíduos, muitos deles mulheres".

Quem foram os anfitriões da Met Gala  2022? 

Os apresentadores e personalidades oficiais do evento de 2022 foram Regina King, Blake Lively, Ryan Reynolds, e Lin-Manuel Miranda. O designer Tom Ford, o empresário do Instagram Adam Mosseri, e a editora-chefe da Vogue, Anna Wintour, foram apresentadores honorários.

 

Encontre aqui o artigo original.

 

Vogue By Vogue

Relacionados


Moda  

Open Call | Time of Seasons

23 Jun 2024

Lifestyle   Tendências  

Onde está o queer nos contos de fadas?

22 Jun 2024

Moda  

Open Call | Hide and Seek

21 Jun 2024

Atualidade   Curiosidades  

Junho, o mês do orgulho

21 Jun 2024