Artigo Anterior

Universo amarelo

Próximo Artigo

Pologamia

Compras 16. 2. 2018

Tudo o que deve saber (e comprar) sobre o ano do Cão

 

Hoje, dia 16 de fevereiro, celebra-se o Ano Novo chinês. É tempo de dizer adeus ao Galo de fogo e receber de braços abertos o Cão de terra. E porque a indústria da Moda também prestou a sua homenagem a esta importante viragem no calendário chinês, reunimos alguns itens essenciais para se juntar à festa.

Começa hoje um novo ano segundo o calendário chinês. Este é um dos dias mais importantes do ano na China uma vez que é altura de homenagear os deuses e os antepassados. Reunimos 6 curiosidades que talvez ainda não saiba sobre o Ano Novo chinês.

1. O calendário chinês rege-se pelas fases da lua e pela posição do sol e, por isso, a passagem de ano é variável. A cada ano correspondem cerca de 354 dias e, para corresponder ao ciclo solar acrescenta-se um mês extra, o chamado 13º mês lunar, para completar os dias em falta (veja-se que no nosso calendário um ano corresponde a 365 dias). Hoje, dia 16 de fevereiro de 2018, correspondente ao ano 4716 do calendário chinês, entramos o ano do Cão.

2. O horóscopo chinês tem 12 signos, são eles: o Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Segundo uma antiga lenda, Buda convidou todos os animais para uma festa de Ano Novo, e prometeu uma surpresa a cada um. Apenas estes dozes compareceram e, por isso, os seus nomes tornaram-se (pela ordem de chegada) os signos do zodíaco.

3. A cada animal corresponde também um dos 5 elementos: madeira, terra, água, metal e fogo. Eles são responsáveis por diferentes características e definem um equilíbrio universal. A cada animal corresponde sempre um elemento fixo e, para além desse, a cada 12 anos é introduzido um novo elemento ao mesmo signo. Posto isto, o mesmo animal, com o mesmo elemento, só acontece uma vez a cada 60 anos.

4. 2018 é o ano do Cão terra. Pergunta: o que é que isso quer dizer? O Cão é um animal leal, apelidado de “o melhor amigo do homem” e, por isso, a chegada deste novo ano favorece a fidelidade, a honestidade, a tolerância, solidariedade e a lealdade.

5. Da tradição chinesa para o Ano Novo faz parte uma troca de envelopes vermelhos (recheados com dinheiro), que os casais mais velhos oferecem geralmente aos mais novos e solteiros. Estes devem dormir com o envelope debaixo da almofada durante 7 dias para dar sorte e fortuna.

6. O vermelho é a cor oficial dos looks para a noite da passagem de ano. Os chineses acreditam que espanta os espíritos malignos e afasta a má sorte, ao mesmo tempo que simboliza a felicidade, a virtude, a verdade e a sinceridade. 

Artigos Relacionados

Notícias 2. 2. 2018

O Ano do Cão é Gucci

Para celebrar o novo ano do calendário chinês, o Ano do Cão, a Gucci lança uma coleção de edição limitada onde o melhor amigo canino é protagonista: tanto nas peças da coleção como nos retratos da campanha, fotografados por Petra Collins.

Ler mais

Compras 15. 1. 2018

Red Hot

As melhores botas vermelhas para abraçar a estação fria com a cor mais quente a seus pés.

Ler mais

Notícias 27. 11. 2017

Mundo Cão

A Vogue abriu o coração aos cães que estão para adoção na UPPA e resumiu os seus pedidos de Natal a apenas um: este.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK