Artigo Anterior

Padrões florais dominam a estação fria da BIMBA Y LOLA

Próximo Artigo

As criações inspiradoras de Belinda Jokoth

Guestlist 1. 9. 2022

Tommy Hilfiger e Richard Quinn anunciam coleção gender-inclusive

by Vogue Portugal com Tommy Hilfiger

 

De edição limitada, Tommy Hilfiger X Richard Quinn é a união perfeita entre o estilo preppy do criador americano e a cracked couture do designer inglês.

© Tommy Hilfiger x Richard Quinn

No início do ano surgiram os primeiros rumores: Tommy Hilfiger, um dos mais conceituados designers americanos, estaria a preparar uma coleção com Richard Quinn, o britânico que desde a sua estreia, em 2016, se tem destacado como um dos nomes mais fortes da nova geração de criativos. Nenhuma das partes comentou a notícia, mas tanto os apreciadores do inimitável estilo preppy de Hilfiger como os seguidores da cracked couture de Quinn ficaram atentos. A confirmação chega agora, com o anúncio de uma das colaborações mais aguardadas da estação, Tommy Hilfiger X Richard Quinn. De acordo com a nota de imprensa divulgada, o resultado final é um maravilhoso mix de duas estéticas, aparentemente opostas, que se completam na perfeição: “Esta [coleção] cápsula mistura os padrões arrojados e as silhuetas exageradas, assinatura de Quinn, com a icónica interpretação de Hilfiger dos clássicos americanos, do varsity jacket aos jeans de 5 bolsos, dos chinos aos casacos de couro.” Composta por um total de 40 peças, Tommy Hilfiger X Richard Quinn bebe de uma panóplia de arquétipos culturais, como o punk ou as inimitáveis cheerleaders, e assume-se como “uma celebração retumbante e inclusiva do estilo individual.” Mas há mais: o novo logo THMonogram — cuja apresentação oficial decorrerá na Semana de Moda de Nova Iorque —, que reflete o espírito de inovação inerente ao ADN Tommy Hilfiger, é aqui remisturado com alguns dos elementos mais característicos de Quinn, como as flores e os acolchoados, e gravado em puffer jackets, calças, pea coats e mochilas.

 © Tommy Hilfiger x Richard Quinn

"Sempre me senti inspirado a trabalhar com criativos que desafiam limites, e o Richard não é exceção”, adiantou Tommy Hilfiger. “Juntámos as nossas duas estéticas para criar uma versão rebelde do preppy moderno. É inesperada e otimista, e reflete o espírito lúdico que está no cerne de ambas as marcas.” Hilfiger é um admirador confesso da Moda britânica. Em novembro passado foi galardoado com o Outstanding Achievement Award, prémio atribuído pelo British Fashion Council no âmbito dos conceituados Fashion Awards. A organização salientou o facto de o designer ter uma visão “profundamente otimista” que lhe permite “quebrar convenções e celebrar a individualidade”, e sublinhou os seus esforços para promover “a inclusão e a diversidade” e a sustentabilidade — da qual foi um dos pioneiros. É precisamente a relevância inquestionável de Hilfiger que o transforma no match perfeito com Richard Quinn, que em 2018 recebeu o Queen Elizabeth II Award for British Design das mãos da soberana inglesa. “Tommy e eu partilhamos a mesma obsessão por padrões e tecidos, por isso foi um prazer equilibrar e combinar as nossas visões para esta colaboração”, afirmou Quinn. “Foi inspirador mergulhar nos arquivos do Tommy e encontrar as peças icónicas que se transformaram nas telas da nossa co-criação. Esforçámo-nos por ser dramáticos e vibrantes em todos os detalhes — em nome do progresso — e as peças finais não dececionam.”

© Tommy Hilfiger x Richard Quinn

A campanha de Tommy Hilfiger X Richard Quinn é da autoria da proeminente fotógrafa e realizadora Adrienne Raquel, e espelha na perfeição os elementos mais relevantes desta coleção cápsula — que é, como não poderia deixar de ser, gender-inclusive — e que Quinn classifica de “disruptiva, vibrante e otimista.” A missão dos dois designers era, de acordo com Tommy, “explorar um novo conceito” desse ideal preppy que há décadas seduz milhões de pessoas um pouco por todo o mundo, misturando-o com a paleta avant-garde do criador inglês. “É ousado, divertido e tem tudo a ver com contrastes. Além disso, partilhamos um compromisso com o trabalho artesanal, que foi um elemento importante na nossa coleção.” Objetivo cumprido.

© Tommy Hilfiger x Richard Quinn

Tommy Hilfiger X Richard Quinn estará disponível aqui e em lojas selecionadas a partir 1 de setembro.

Artigos Relacionados

Coleções 22. 9. 2021

Richard Quinn: primavera/verão 2022

As propostas de Richard Quinn para a primavera/verão 2022.

Ler mais

Coleções 17. 2. 2020

Tommy Hilfiger: outono/inverno 2020

Todas as propostas para o outono/inverno 2020 de Tommy Hilfiger.

Ler mais

Pessoas 7. 5. 2019

Met Gala 2019: os cinco momentos mais teatrais da noite

A verdade é que não há melhor palavra para designar Camp do que "teatralidade". Tendo esse conceito em mente, reunimos os cinco momentos mais teatrais da passadeira vermelha da Met Gala 2019.

Ler mais

Notícias 16. 10. 2018

Zendaya é a nova embaixadora da Tommy Hilfiger

E o anúncio chegou com outra grande novidade: para além de dar a cara pela marca, Zendaya é também co-designer da nova coleção Tommy x Zendaya.

Ler mais

Notícias 6. 3. 2018

Mas afinal quem é Richard Quinn?

É o designer que recebeu a Rainha Isabel II na primeira fila do desfile para o outono/inverno de 2018 e que, minutos depois, foi galardoado com o prémio Queen Elizabeth II Award for British Design.

Ler mais