Lifestyle   Notícias  

To be Continued | Classe Executiva

14 Jun 2023
By Vogue Portugal

Desde 2012 que a coleção Objets Nomades, da Louis Vuitton, tem trazido para a área do design e lifestyle peças de desejo criadas pelos mais variados designers de produto internacionais. Contabilizando mais de 60 itens decorativos e de mobiliário, este ano a coleção cresce em 11 objetos que unem forma e função, mantendo o tal cariz viajante e nomádico, indissociável da gama.

Desde 2012 que a coleção Objets Nomades, da Louis Vuitton, tem trazido para a área do design e lifestyle peças de desejo criadas pelos mais variados designers de produto internacionais. Contabilizando mais de 60 itens decorativos e de mobiliário, este ano a coleção cresce em 11 objetos que unem forma e função, mantendo o tal cariz viajante e nomádico, indissociável da gama.

São os 11 da Vuitton que jogam nesta Primeira Liga do design, para o plantel de 2023, apresentados durante o Salone del Mobile de Milão, em abril deste ano. Estes novos Objets Nomades são assinados pelos reverenciados Atelier Oï, Raw Edges, Atelier Biagetti, Marcel Wanders, Zanellato/Bortotto, Studio Louis Vuitton e Campana, aos quais se juntam o icónico Cabinet of Curiosities de Marc Newson (que já lhe deve ser familiar, a Vogue também aborda a novidade no seu The Voyage Issue), uma reinterpretação do clássico - e símbolo de viagens - baú da Louis Vuitton.

Entre as peças apresentadas, há quatro da autoria do Atelier Oï: Chandelier, um lustre que é na verdade uma verdadeira escultura em pele e luz com 1,2 metros de altura; o Quetzal, um grande móbile decorativo que é uma ode à ideia de voar; o candeeiro Piva, que cruza luz e cor num produto que tem tanto de belo como de versatilidade; e as tigelas de origami, objetos de arte práticos e engenhosamente simples, num tributo à forma e função mais elementar. Os objetos mais recentes dos designers londrinos Raw Edges, são a cadeira e sofá Binda, cujas linhas inspiram-se nas curvas de uma bola de ténis, com uma angularidade surpreendentemente arredondada. A luminária Flower Tower do Atelier Biagetti é uma coluna com 15 bolas de vidro em forma de flor, inspiradas no emblemático Monograma da Louis Vuitton; a luminária Capeline do holandês Marcel Wanders cria uma aura de luz suavemente difusa; e a Basket Table dos italianos Zanellato/Bortotto traz um novo nível às mesas pela mistura de texturas inesperadas - pele, metal e pedra (parece um jogo de crianças, mas joga na liga dos grandes) com linhas geométricas em forma de favo de mel. O Flower Carafe e o Twist Glass do Studio Louis Vuitton surgem com formas fluidas baseadas na flor do Monogram e são feitos à mão por artesãos venezianos; por sua vez, os novos Bookends em mármore e alumínio são feitos para misturar e combinar entre si. Finalmente, a clássica cadeira suspensa Cocoon de Campana será novamente apresentada, agora numa versão Disco Ball, revestida em mosaico espelhado, enquanto o lúdico sofá Bomboca dos designers brasileiros foi desta vez transformado numa imponente escultura metalizada.

Esta panóplia de novidades, bem como os Objets Nomades que não são novos, mas que se reinventam para 2023, são um testamento não só da filosofia de viagens da casa francesa, mas reservam em si esse critério errante - tanto pela multiplicidade de origens dos seus designers, como pelos conceitos inspirados em diferentes referências culturais que se manifestam nas suas linhas. Poder-se-ia dizer “Bon Voyage”, mas o que estes objetos fazem de melhor é o caloroso “Bem-vindo de volta a casa”, aquele welcome desejado com toque familiar quando se regressa de um longínquo destino. 

Artigo integrado no The Voyage Issue da Vogue Portugal, de junho 2023.For the english version, click here.

Vogue Portugal By Vogue Portugal

Relacionados


Editorial | The What's Next Issue, Dez'24-Jan'25

07 Dec 2024

Lifestyle  

Guia de presentes de Natal 2024| Wishlist da redação

07 Dec 2024

Curiosidades   Moda  

Em Wicked, o figurinista Paul Tazewell faz magia

06 Dec 2024

Moda  

La Ballerine

06 Dec 2024