Artigo Anterior

Making of: Julia Roberts para Chopard

Próximo Artigo

Uma viagem ao mediterrâneo com a Hoss Intropia

Guestlist 14. 5. 2021

The Fire & The Freaks está perfeitamente sintonizada

by Vogue Portugal em parceria com The Fire and The Freaks

 

Eletrizante e global. Nasce assim a nova marca portuguesa da designer Carolina Minchetti.

 

Portugal é feito de talento, muito. E há mais uma marca a juntar-se ao excelente repertório que invade o nosso imaginário e sobretudo guarda-roupa. Chama-se The Fire & The Freaks e é sobre cenários e coordenados que compõem uma mulher irreal, até sem nome, mas que é apresentada como possível. A marca convida todas as mulheres a procurar o seu lado freak e incendiário. Porque um pouco de loucura nunca fez mal a ninguém.

Ao propor uma mulher inserida num contexto apresentado como superior, The Fire & The Freaks cria desejo e sugere que esse lado pode ser alcançado. O objetivo é dar a conhecer não apenas a roupa, mas um estilo de vida. A Moda disruptiva e todos os que se desviam da norma provocaram, ao longo da história, desaprovação e repressão. Quando os corpos e/ou o que eles vestiam não se adequavam às normas culturais, sociais e de género eram simplesmente proibidas, excluídas. Porque eram arrojadas demais, excessivas demais, provocantes demais. Minissaias eram obscenas, hoodies eram (e talvez ainda sejam) sinónimo de crime organizado, biquínis eram pecaminosos, tatuagens e piercings sofrem olhares reprovadores, e tantos outros exemplos se poderiam dar quando o tema são pessoas (ou Moda) inadaptadas.

Mas The Fire & The Freaks pretende chegar a todos. A esses todos e a todos os outros. Através de uma coleção que a designer Carolina Minchetti descreve como autobiográfica e refletora das suas vivências pelo mundo. Materiais como o nylon, vinil, napa e licra dão vida a peças feitas em atelier por uma equipa de costureiras que estão envolvidas desde o início ao fim do processo.

Carolina já experimentou diversos estilos e de cada um deles retirou algo que a representasse. Somando isso a todas as viagens que fez, principalmente destinadas a festivais de música, nasceu a The Fire & The Freaks. Uma marca que respira liberdade, multiculturalidade e nos envolve com as suas propostas embriagantes. Silhuetas ousadas que magnetizam quem nelas se veste. Corpos poderosos e irresistíveis sem restrições nem compromissos na criação. Apaixonada pelo que faz, Minchetti acredita que a liberdade, a energia e a ousadia podem mudar o mundo. E talvez possam, começando com uma peça de roupa que nos faça sentir plenas e capazes. Capazes de destabilizar, inspirar e revolucionar tudo à nossa volta. É caso para dizer "baby, light my fire". 

A nova coleção da marca estará disponível a partir de hoje no site.