Beleza   Tendências  

As oito tendências de skincare para este verão

01 Jun 2022
By Hannah Coates

A Vogue falou com especialistas de cosmética para perceber quais são as maiores tendências de skincare deste verão.

O que há de novo e entusiasmante no mundo dos cuidados de pele? Há inovações a toda a hora, seja o surgimento de novos ingredientes ou de ferramentas que nos levam até casa tratamentos com a qualidade de uma clínica profissional. Por onde começar? A Vogue falou com especialistas de cosmética para perceber quais são as maiores tendências de skincare deste verão.

Fotografia de Ruo Bing Li. Styling de Xuyuner. Modelo Unia Pakhomova. Vogue Portugal, setembro de 2020
Fotografia de Ruo Bing Li. Styling de Xuyuner. Modelo Unia Pakhomova. Vogue Portugal, setembro de 2020

Boosters de corpo

Tradicionalmente, o verão costuma ser a altura em que finalmente começamos a pensar na pele dos braços e das pernas, mas este ano parece que essa se tornou numa prioridade do ano inteiro. “É ótimo ver cada vez mais ingredientes ativos em produtos de cuidados de corpo”, diz a dermatologista Anjali Mahto. “Por exemplo, cremes de corpo formulados com retinóides vão ajudar a tratar alguns sinais de envelhecimento e espero ver mais ingredientes ativos como AHA”. Quer seja para combater borbulhas ou iluminar, há uma fórmula para todas as preocupações. 

Pó poderoso

Quantas de nós já sofreram um derrame de skincare numa viagem? Por sorte, as fórmulas em pó (que são feitas para serem misturadas com água) estão a ter um momento e são infinitamente mais fáceis de transportar do que as versões em líquido. “Acho que vamos ver no mercado mais produtos em cápsula ou que se transformam em espuma”, diz a especialista Michaella Bolder. “Não só oferecem bons ingredientes de skincare, como também muitos destes são amigos do ambiente - o que é algo de que devíamos todos estar mais conscientes”.

Equipamentos em casa

Nesta fase, já devemos estar familiarizadas com o gua sha, portanto ficamos felizes por saber que há mais aparelhos pronto a tornar a nossa rotina de skincare ainda mais avançada. Primeiro, o TheraFace Pro, que utiliza a terapia de percussão que fez com que a Theragun se tornasse num essencial para quem vai ao ginásio, bem como tecnologia de terapia de luz, microcorrentes e crioterapia, para melhorar a saúde da pele.

Para além disso, o SolaWave também oferece terapia de luz e microcorrentes e massagens para fazer com que a pele brilhe - e facilmente cabe numa nécessaire. “Sou defensora de utilizar luzes LED em casa, porque ajuda quem tem uma barreira da derme danificada”, diz a profissional de skincare Dija Ayodele. “É preciso utilizá-las de forma consistente - fazendo todos os dias veem-se resultados.”

Proteger a pele da menopausa

Durante a perimenopausa, a pele fica bastante mais seca e tem menos colagénio, portanto encontrar a rotina de cuidados certa para hidratar e acalmar é essencial. “Quando entras na perimenopausa, o estrogénio - que ajuda a regular os níveis de sebo na pele - diminui, por isso é que a pele se torna excessivamente seca”, explica a cientista cosmética Nausheen Qureshi. “Muitas mulheres sentem a sua pele mais sensível porque está muito seca, pode ficar vermelha e manchada."

Uma tendência que vai ser enorme no mundo dos cuidados de rosto são os produtos desenhados especificamente para condições de pele nesta fase da vida - nomeadamente aquelas que têm umectantes, emolientes e oclusivos, como glicerina, ácido hialurónico e ceramidas. O que Qureshi e Mahto apontam é que quem está a chegar a esta fase não precisa de utilizar apenas fórmulas da categoria “menopausa”. “É muito mais fácil para o consumidor perceber o que comprar, mas é preciso salientar que há centenas - se não milhares - de produtos que tratam esses sintomas da menopausa,” diz Mahto.

Repensar a tretinoína

Já há algum tempo que a indústria cosmética tem vindo a falar de tretinoína. Este retinóide é mais concentrado do que outras formas de vitamina A, como o retinol, e ajuda na renovação celular, trata a acne e aperfeiçoa a pele. É ótimo para quem necessita, mas Ayodele avisa que tem visto um aumento no número de visitas de pacientes com a pele danificada após terem obtido uma receita online. “Toda a gente quer usar! E é mais fácil de encontrar na Internet”, diz. “A questão com a tretinoína é que, se a pele não necessitar, não deve ser utilizada. Diria que é mais para pessoas que têm grandes pústulas de acne doloroso.”

Cuidar dos lábios

Os bálsamos labiais foram reinventados e hoje proporcionam muito mais do que apenas hidratação. Por exemplo, o Sheen Screen Hydrating Lip Balm da Ultra Violette, tem um SPF de 50 e protege contra raios UVA e UVB, enquanto que a lanolina e as manteigas de cacau e karité oferecem uma hidratação intensa. Ou então, o Phyto Retinol Lip Treatment da Bareminerals, que utiliza retinol vegetal para suavizar linhas de expressão e dar um efeito de plump aos lábios. Já para não falar do The Plasma Lip Compound da U Beauty, uma fórmula para dar volume que cria novas formas e contornos em apenas quatro semanas. 

Dar prioridade aos minerais

Pode já tomar um cocktail de vitaminas todos os dias, mas será que as aplica na pele? No pós-pandemia, Qureshi irá prestar mais atenção a como podemos suplementar a nossa pele a partir do exterior. É por isso que os mineiras - como o zinco, magnésio, cobre e ferro - serão importantes para a skincare. “Estes ingredientes ajudam as células da pele a comunicar, fazendo com que o produto se torne mais eficaz,” disse a cientista. “Será possível encontrar vários produtos que contêm ingredientes oriundos do mar, como algas, porque plantas como esta contêm todos os minerais.”

Hannah Coates By Hannah Coates

Relacionados


Opinião  

Ocupação: full-time mom

27 May 2024

Notícias  

Arte e Moda encontram-se na boutique Dior em Lisboa com uma exposição assinada por Joana Vasconcelos

27 May 2024

Notícias  

Westwing já está em Portugal

27 May 2024

Moda  

Chiaroscuro

24 May 2024