Estilo   Pessoas  

Guia de Estilo: Kate Middleton, Princesa de Gales

05 May 2023
By Emma Spedding

De salto alto a vestidos de lantejoulas: o estilo da Princesa de Gales ao longo dos anos.

De salto alto a vestidos de lantejoulas: o estilo da Princesa de Gales ao longo dos anos.

Hoje em dia, o guarda-roupa real da Princesa de Gales vai muito além dos vestidos de high street e sapatos nude pelos quais era conhecida, com escolhas que refletem a expansão do seu papel como membro estabelecido da Família Real.

Cada vez mais, os conjuntos da princesa estão a começar a ecoar as mesmas táticas de estilo que a falecida rainha adotou: Kate escolhe cores que garantem que se destaque na multidão em compromissos públicos e possui um toque diplomático discreto. Nas digressões reais, em particular, usa estas escolhas de guarda-roupa para acenar para as nações anfitriãs, enquanto destaca o trabalho de designers britânicos num cenário internacional (os designers preferidos de Kate - como Erdem, Alexander McQueen, Emilia Wickstead e Jenny Packham, de Londres - têm sido uma constante ao longo da sua década de deveres reais).

Também não tem medo de incrementar o glamour e entrar no modo de princesa de conto de fadas quando a ocasião o exige. Veja-se o vestido de capa dourada de Jenny Packham que usou na estreia em Londres do filme de James Bond, No Time to Die, ou as luvas de ópera pretas que adicionou surpreendentemente ao visual dos BAFTA em 2023.

Foi o vestido de noiva da então Kate Middleton em abril de 2011 que realmente a apresentou como uma força da moda a encarar. O vestido – em gazar de cetim branco e marfim e com uma cauda de 2,7 metros – é sem dúvida o vestido de noiva mais famoso do século XXI. Criado por Sarah Burton para Alexander McQueen, a encomenda também chegou num momento marcante para a casa, após o falecimento de Lee McQueen no ano anterior, e marcou o início de uma parceria duradoura entre Kate e a marca.

Ao longo dos anos, Kate estabeleceu um estilo pessoal distinto que incorpora assinaturas às quais ela permanece ferozmente leal, de vestidos assertoados a blazers elegantes. Como Sarah Harris, vice-editora e diretora de moda da Vogue britânica, escreveu anteriormente: “Ela aperfeiçoou cuidadosamente uma silhueta que funciona para si - ombros estreitos e ajustados, cintura marcada, ajustada ao tronco - mas há um denominador comum em todos esses looks: a bainha agora é mais longa; sempre caindo recatadamente abaixo do joelho, atingindo o comprimento midi ou mais.”

A princesa de Gales está muito ciente de quão meticulosamente as suas roupas públicas são escrutinadas em busca de mensagens e significados, e veste-se sempre de acordo com isso em mente. Pisca o olho à tradição e à história da família real com referências de arquivo, mistura algumas peças de high street para permanecer acessível, veste novamente e aluga para promover a sustentabilidade e apoia designers britânicos com os seus looks de luxo. “Em primeiro lugar, e sim, é chato, mas o que ela veste tem que ser prático”, escreve Harris. “Os elementos da Realeza encaram longos dias e, portanto, as roupas precisam de funcionar, desde serem confortáveis, adequadas ao clima e magicamente imunes a rugas. Nada pode ser muito exigente, por isso, esqueça uma racha difícil de controlar ou uma gola que precise de cuidados constantes”.

Antes da coroação do rei Charles III, e à medida que o novo papel de Kate como princesa de Gales é formalizado, revisite a sua vida em grande estilo, abaixo.

© Getty Images

26 de março de 2002 Enquanto estava na universidade em St Andrews, Kate participou num desfile de caridade e usou um vestido sem alças da designer Charlotte Todd. O vestido, que foi originalmente desenhado como uma saia e custou £30 a produzir, foi posteriormente vendido em leilão por £125.000.

04 de junho de 2005 | Na altura namorada de William, Kate Middleton na chegada ao casamento do aristocrata Hugh Van Cutsem Junior com Rose Astor.

© Getty Images

06 de agosto de 2005 | Em modo casual, no Gatcombe Park Festival.

06 de maio de 2006 | Num dos seus emblemáticos coat-dresses, para o casamento de Laura Parker-Bowles e Harry Lopes.

© Getty Images

17 de junho de 2006 | No Ham Polo Club, para ver o Príncipe William competir na solidária Chakravarty Cup.

© Getty Images

13 de março de 2007 | No Cheltenham Horse Racing Festival, com uma sofisticação real que lhe parece inerente, neste conjunto de saia e jaqueta.

© Getty Images

04 de maio de 2007 | Proper & casual no Badminton Horse Trial.

© Getty Images

14 de março de 2008 | No Cheltenham Horse Racing Festival, com uma das silhuetas que mais usava nesta altura: o combo coat-dress e botas altas.

© Getty Images

11 de abril de 2008 | Na RAF Cranwell, com um casaco marfim para ver o Príncipe William receber as asas da Royal Air Force do Príncipe Charles.

© Getty Images

18 de setembro de 2008 | Catherine com calções amarelos neon e um top de lantejoulas verde, complementado com uma carteira Mulberry fúcsia, para um evento beneficente numaa discoteca em Londres.

© Getty Images

16 de novembro de 2010 | Para o anúncio do seu noivado com o Príncipe William, Kate Middleton usou um vestido Issa em azul escuro.

© Getty Images

29 de abril de 2011 | Ao pisar a passadeira vermelhoa da Abadia de Westminster no dia do casamento, foi anunciado que Sarah Burton, da Alexander McQueen, havia desenhado o vestido em colaboração com a própria noiva. 

© Getty Images

29 de abril d 2011 | No copo-de-água, Catherine usou um segundo vestido Alexander McQueen, coordenado um cardigã curto.

© Getty Images

09 de junho de 2011 | A duquesa de Cambridge usou um vestido com lantejoulas Jenny Packham para o jantar de gala da ARK em Londres, ao qual compareceu com o marido.

© Getty Images

22 de julho de 2011 | A então duquesa de Cambridge juntou-se à rainha para um passeio pela exposição de verão do Palácio de Buckingham, na qual o seu vestido de noiva estava em exibição. A duquesa escolheu um vestido Joseph, enquanto que a rainha optou por um padrão floral. 

© Getty Images

19 de agosto de 2011 | Kate usou este look náutico de Alexander McQueen várias vezes - aqui, numa visita ao Centro Comunitário de Summerfield.

© Getty Images

14 de setembro de 2012 | Kate optou por um vestido da marca britânica Beulah para uma visita à Mesquita Assyakirin como parte do Diamond Jubilee Tour.

© Getty Images

15 de junho de 2013 | Para Trooping The Colour em Londres – que marca o aniversário oficial da rainha – usou um casaco rosa sob medida por Sarah Burton para Alexander McQueen e um chapéu Jane Corbett. O evento foi sua última aparição pública antes de começar a primeira licença de maternidade.

© Getty Images

23 de julho de 2013 | O duque e a duquesa apresentam ao mundo o príncipe George Alexander Louis nos degraus do Hospital St Mary, onde havia nascido apenas 24 horas antes. Catherine escolheu um vestido feito à medida de Jenny Packham para o momento marcante.

© Getty Images

23 de outubro de 2013 | Catherine usou um vestido Alexander McQueen com folhos e um chapéu Jane Taylor para o batizado do filho, o príncipe George.

© Getty Images

09 de março de 2015 | Durante a sua segunda gravidez, Catherine voltou a usar o casaco rosa Alexander McQueen com um chapéu Jane Taylor para uma aparição pública do Dia da Commonwealth na Abadia de Westminster.

© Getty Images

02 de maio de 2015 | A duquesa usou um vestido curto Jenny Packham para apresentar a sua filha recém-nascida, a princesa Charlotte, ao mundo nos degraus da ala Lindo no Hospital St Mary.

© Getty Images

22 de junho de 2016 | Catherine escolheu um vestido Jenny Packham que usou pela primeira veznum evento em 2011, para participar num jantar de gala em apoio aos hospitais infantis de East Anglia, em Houghton Hall, Norfolk.

© Getty Images

27 de setembro de 2016 | Numa Royal Tour ao Canadá, Catherine usou um vestido vermelho Preen com um alfinete de diamantes em folha , que o rei George VI deu à rainha-mãe numa visita ao Canadá em 1939.

© Getty Images

10 de outubro de 2016 | Catherine deu uma volta no London Eye para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental e usou um vestido floral rosa Kate Spade New York.

© Getty Images

20 de maio de 2017 | Para o casamento de Pippa Middleton e James Matthews, Catherine usou um vestido Alexander McQueen feito à medida com um chapéu Jane Taylor e brincos rosa Kiki McDonough.

© Getty Images

01 de fevereiro de 2018 | Para jantar no palácio real norueguês, a então duquesa usou um vestido Alexander McQueen com uma carteira Jimmy Choo e saltos altos de Oscar de la Renta.

© Getty Images

23 de abril de 2018 | A duquesa de Cambridge desceu os degraus da ala Lindo no hospital St Mary com um vestido vermelho Jenny Packham depois de dar à luz o príncipe Louis.

© Getty Images

09 de julho de 2018 | Para o batizado do príncipe Louis, a duquesa usou Alexander McQueen com uma headpiece de Jane Taylor. 

© Getty Images

12 de março de 2019 | A duquesa de Cambridge optou por uma blusa roxa Gucci com laço, calça Jigsaw de cintura alta e carteira Aspinal of London enquanto visitava o Centro Infantil Henry Fawcett, em Londres.

© Getty Images

14 de maio de 2019 | Para visitar a exposição do Dia D em Bletchley Park, Catherine usou um vestido azul de bolinhas de Alessandra Rich com gola e punhos brancos.

© Getty Images

20 de maio de 2019 | A Duquesa usou um vestido Erdem para visitar o Chelsea Flower Show com o Duque de Cambridge e Sua Majestade a Rainha.

© Getty Images

09 de junho de 2019 | A princesa de Gales costuma recorrer a Alexander McQueen para os looks de Trooping the Color e, em 2019, voltou a fazê-lo: usava um vestido limão da marca.

© Getty Images

02 de fevereiro de 2020 | Optou por usar novamente um vestido Alexander McQueen, que usou pela primeira vez em 2012, para os BAFTA de 2020 no Royal Albert Hall.

© Getty Images

08 de dezembro de 2020 | No castelo de Cardiff com um dos seus casacos favoritos de Alexander McQueen, um cachecol e saia Emilia Wickstead.

© Getty Images

28 de setembro de 2021 | Catherine, arrebatadora, num vestido dourado Jenny Packham com uma capa de lantejoulas, para a antestreia de No Time to Die, com o marido, o príncipe William.

© Getty Images

19 de outubro de 2021 | Um coordenado vermelho com acessórios neutros foi o look escolhido para o seu discurso para ajudar a lançar a campanha “Taking Action on Addiction” na sede dos BAFTA.

© Getty Images

18 de novembro de 2021 | A então duquesa usou outro vestido de lantejoulas Jenny Packham para assistir ao Royal Variety Performance no Royal Albert Hall. 

© Getty Images

08 de dezembro de 2021 | Catherine optou por um vestido vermelho vibrante de Catherine Walker para o evento Together at Christmas na Abadia de Westminster.

© Getty Images

22 de fevereiro de 2022 | Nas viagens reais, Catherine sempre fez escolhas de estilo deliberadas, e certamente não é coincidência que tenha usado a cor da bandeira dinamarquesa durante uma visita a Copenhaga. O blazer vermelho é da Zara, que combinou com calças largas pretas e uma carteira Aspinal of London.

© Getty Images

21 de março de 2022 | A então duquesa de Cambridge com um vestido de noite rosa em lantejoulas The Vampire's Wife para uma recepção em Cahal Pech, Belize, como parte de uma digressão Real.

© Getty Images

22 de março de 2022 | A princesa de Gales chega a Kingston, Jamaica, num vestido Roksanda amarelo forte.

© Getty Images

26 de março de 2022 | A princesa de Gales costuma apoiar marcas britânicas em digressões Reais e, nas Bahamas, usava um vestido rosa com padrão de zebra da Rixo com suas espadrilles.

© Getty Images

27 de abril de 2022 | Para um compromisso em conjunto com a princesa Anne, Kate recorreu a uma das suas marcas favoritas de high street, a Self-Portrait, optando por um blazer creme com detalhes em renda e um vestido midi.

© Getty Images

19 de maio de 2022 | Para a antestreia de Top Gun: Maverick, a então duquesa usou um elegante vestido de noite monocromático Roland Mouret.

© Getty Images

08 de junho de 2022 | A princesa de Gales tem uma coleção de blazers da Zara, e aqui usa a jaqueta em marfim feita à medida com calças largas de Roland Mouret para visitar o hub Little Village de Brent.

© Getty Images

17 de junho de 2022My Fair Lady meets Pretty Woman neste seu vestido polka dot Alessandra Rich e chapéu monocromático Sally-Ann Provan para Ascot, em 2022. Também é muito semelhante a um visual que a princesa Diana usou em Ascot, em 1988.

© Gety Images

31 de julho de 2022 | A princesa de Gales é adepta de se vestir literalmente para uma ocasião: optou por riscas azul-marinho e calções brancos para um dia com a equipa de vela Great Britain SailGP Team. 

© Getty Images

19 de fevereiro de 2023 | A princesa de Gales voltou a usar o vestido assimétrico Alexander McQueen que usou nos BAFTA de 2019 para participar da mesma cerimónia quatro anos depois. Atualizou com um par de luvas de ópera pretas da Cornelia Gloves e brincos grandes da Zara.

© Getty Images

13 de março de 2023 | A princesa de Gales compareceu ao serviço anual da Commonwealth na Abadia de Westminster com um conjunto jacquard azul marinho Erdem, da coleção de pre-fall, numa silhueta marcante graças à cintura ajustada da jaqueta que acaba num peplum plissado e saia larga. Completou o look com um chapéu azul marinho, escarpins Gianvito Rossi e luvas azul marinho.

Traduzido e adaptado do original, aqui.

Emma Spedding By Emma Spedding

Relacionados


Atualidade  

Morreu Claude Montana, icónico designer dos anos 80

23 Feb 2024

Curiosidades   Atualidade  

Cisnes entre patos

23 Feb 2024

Moda   Street Style  

LFW | Models Off-Duty

23 Feb 2024

Beleza  

LFW outono/inverno 2024 | A beleza nos backstages

22 Feb 2024