Atualidade   Guestlist  

O sofá predileto dos fãs de design ganha uma nova vida

25 May 2023
By Vogue Portugal em colaboração com Flexform

O célebre sofá Max, da Flexform, redefiniu toda a essência do design de mobiliário, fazendo coexistir os conceitos de beleza e funcionalidade. Agora, como forma de celebração deste legado, surge o Supermax, criado por Antonio Citterio.

O célebre sofá Max, da Flexform, redefiniu toda a essência do design de mobiliário, fazendo coexistir os conceitos de beleza e funcionalidade. Agora, como forma de celebração deste legado, surge o Supermax, criado por Antonio Citterio. 

Fotografia de Gabriele Basilico
Fotografia de Gabriele Basilico

Existem criações tão marcantes que transcendem os tempos e as tendências, tornando-se verdadeiros ícones que, mesmo várias décadas depois, continuam a cativar a inspirar. É este o caso do sofá Max, criado em 1983. Com as suas linhas sinuosas e a sua presença escultural, é reconhecido nos quatro cantos do mundo e comanda as atenções em qualquer ambiente.  

A almofada de assento em forma discoidal e o encosto cilíndrico unem-se para formar uma peça de design distintiva e harmoniosa, que equilibra os conceitos de forma e função - como, aliás, sugerem as regras mais elementares do design. A estrutura tubular de metal (disponível num acabamento cromado, acetinado, polido, champanhe ou cromado preto) suporta a base do sofá, que poderá ser personalizada em pele ou em tecido. Contudo, a versão mais célebre desta autêntica obra de arte foi feita em pele preta e branca, criando quase uma ilusão de ótica, e ficou marcada na nossa memória graças à fotografia de Gabriele Basilico, que captou na perfeição a essência desta peça. 

Agora, 40 anos depois, o sofá Max foi reimaginado por Antonio Citterio, convertendo-se no Supermax. Ciente do legado duradouro desta criação da Flexform, o designer preservou os traços mais distintivos da peça, conferindo-lhes, porém, uma sensibilidade mais contemporânea. 

Assim, a estrutura tubular do Supermax foi ligeiramente mais rebaixada para que se tornasse extra cómoda, e a almofada ganhou proporções maiores e acolchoamento adicional. O resultado final é um sofá ainda mais confortável, que não abdica da sua estética única.

Se o sofá Max foi pensado para figurar em escritórios ou salas de espera, o Supermax é uma versão que convida ao conforto, à descontração e às conversas prolongadas. Contudo, e mais importante que isso, é o facto de ambos exemplificam na perfeição o poder transformador do design de mobiliário, um poder que se estende muito para além da sua simples função. 

Vogue Portugal em colaboração com Flexform By Vogue Portugal em colaboração com Flexform

Relacionados


Entrevistas  

Hannah Mills, um role model dentro e fora dos oceanos

12 Jun 2024

Moda   Coleções  

Max Mara Resort 2025

12 Jun 2024

Moda  

Open Call | Metropol

11 Jun 2024

Notícias  

Como assistir à transmissão do livestream do Vogue World 2024: Paris, apresentado por Cara Delevingne

11 Jun 2024