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SimonMiller x Mango | A coleção completa...

22 May 2023
By Vogue Portugal

...e a entrevista com a Diretora Criativa da marca norte-americana, Chelsea Hansford, como Justicia Ruano, da Mango.

...e a entrevista com a Diretora Criativa da marca norte-americana, Chelsea Hansford, bem como Justicia Ruano, da Mango.

Justicia Ruano & Chelsea Hansford.
Justicia Ruano & Chelsea Hansford.

A costa californiana e o Mediterrâneo encontram-se nesta colaboração entre a Simon Miller e a Mango que denuncia a estação para a qual foi pensada. Com um espírito balnear que respira cruzeiros, festas de piscinas e sunsets à beira-mar, há tanto da marca catalã como da west coast dos Estados Unidos em peças que se unem pelas cores vibrantes. 

Com propostas de edição limitada, o guarda-roupa em block colors, com particular tendência para as tonalidades primárias, primam ainda pelas texturas, os materiais (fibras naturais, como o linho e algodão, mas também poliamidas e turcos), as linhas coleantes e a originalidade de design que procura no oceano - que os separa e os une - os seus elementos diferenciadores. Luxo e descontração num dress up que se cruza com o dress down em peças que são tudo menos dicotómicas - pelo contrário: o casamento entre as duas marcas, tanto como nomes separados como em conjunto, parecem ser um match made in heaven

A prova chega na campanha da coleção, fotografada por Ronan Gallagher e filmada por Tom Dream, num tributo à elegância dos anos 70, mas que é um testamento à contemporaneidade e luxo clássico preconizados tamto pela espanhola como pela griffe de Los Angeles, fundada em 2008. A Vogue falou com Chelsea Hansford, CEO e Diretora Artística da Simon Miller, e com Justicia Ruano, Diretora Criativa das coleções femininas da Mango para saber mais sobre o que norteou a parceria, que chega a lojas selecionadas e online hoje, 22 de maio, e indagar se a simbiose é tão real quanto as aparências.

Como começou esta colaboração - e foi um sim fácil para ambas as partes?

Justicia Ruano: A Mango tem uma longa história de colaborações e queríamos muito fazer algo especial para a coleção de verão, que é um dos momentos-chave anuais para nós. O que nos levou a colaborar com uma marca tão criativa como a Simon Miller foi a sua estética e mentalidade jovem e colorida. A coleção está repleta de cores extravagantes e divertidas que consideramos tão inspiradoras e ricas. Além disso, queríamos colaborar com alguém que tivesse uma imagem muito forte e que nos ajudasse a enriquecer as coleções com uma perspetiva diferente. Por outro lado, o acesso e a visibilidade em todos os mercados da Mango foram perfeitos para a Simon Miller, por isso, tudo foi fácil.

Chelsea Hansford: A Mango abordou-nos há cerca de 9 meses e para mim foi um sim imediato. A marca partilha a mesma comunidade que nós - ambas ambicionamos um resultado criativo. Por isso, eu sabia que a colaboração seria um sucesso. Ambas desenhamos roupas acessíveis com uma perspetiva de luxo e com as nossas cores e padrões ousados e a paleta mais neutra da Mango, eu sabia que poderíamos fazer algo especial.

Olhando para a coleção final, parece ter sido uma parceria de sucesso. Concordam? De que maneira isso foi fácil de criar e projetar e por quê? E quais foram os maiores desafios?

Justicia Ruano: Com certeza! Trabalhámos lado a lado com a equipa de design da Simon Miller para garantir uma boa coordenação, que é a chave para uma colaboração bem-sucedida. A equipa da Simon Miller dedicou de facto tempo para entender o ADN da Mango para encontrar o equilíbrio perfeito entre a nossa identidade e a deles. A sua principal força são as suas coleções de verão (como a nossa) e a incrível e divertida fórmula de produtos de verão jovens e coloridos que eles têm, tornando-se uma das principais razões pelas quais colaboramos com eles. Tudo foi tão fácil e suave que é difícil destacar um desafio específico. A nossa principal e única obsessão era criar itens essenciais para este verão, garantindo que nenhuma peça da identidade de Simon Miller se perdesse no processo. Queríamos garantir que ficávamos todos felizes e alinhados em cada peça que fosse criada.

Chelsea Hansford: O processo de design foi de facto uma alegria. A equipa é muito forte e solidária e permitiu que as cores, padrões e histórias divertidas e ousadas da Simon Miller surgissem em todo o estilo de vida da colaboração. Trouxeram tecidos, desenvolvimentos e ajustes incríveis para a mesa - a qualidade é realmente incrível para os preços. Sinceramente, posso dizer que não temos muitos desafios aqui.

Embora aparentemente óbvio (olá, sonho de verão!), podem contar-nos um pouco sobre as influências e inspiração por trás da coleção - desde a paleta de cores até ao design intemporal e os materiais?

Justicia Ruano: A nossa principal inspiração para esta colaboração colorida e divertida foi fundir e unir a vibração da Costa Oeste californiana que define tão bem a Simon Miller com o estilo mediterrâneo da Mango. O que nos levou a explorar o mundo que existe no fundo do mar, tornando-o o tema principal desta colaboração de moda que apresenta peças e acessórios para um guarda-roupa colorido, jovem e divertido, concebido com uma abordagem lúdica ao luxo clássico.

Chelsea Hansford: Começamos no Mediterrâneo e depois construímos um mundo “submarino” para esta coleção. Inspiramo-nos em redes de pesca ecléticas cheias de conchas e missangas, grandes guarda-chuvas de ráfia sombreados pelo sol, peixes exóticos e anémonas e o reflexo metálico do sol na água.

Qual acham que será o best seller? Qual acreditam ser a peça-investimento? E qual é o vosso item favorito (os três podem não coincidir)?

Justicia Ruano: Isso é realmente difícil de dizer, porque acho que se criou uma coleção abrangente de itens básicos de verão, incluindo uma ampla gama de acessórios, com sapatos, óculos de sol, bolsas e joias para criar um verdadeiro visual completo. Eu pessoalmente adoro os vestidos de malha coloridos, tanto longos quanto curtos. Eu também acho os sapatos incríveis e podem mudar a vibe de qualquer look imediatamente. Também os vestidos de algodão são para viver todo o verão… como já disse, mesmo difícil de escolher!

Chelsea Hansford: Tão difícil de decidir! Depois de ver todas as Mango Girls da coleção esta semana no evento, adorei o vestido de crochet metalizado, o vestido longo de popelina tricolor, os óculos de sol, os brincos e a bolsa de praia de ráfia com aplicação de conchas.

Esta colaboração respira todo os tipo de boas vibrações, beach babe, realmente faz uma pessoa querer viajar para um destino ensolarado. Digam-nos qual é o seu dia de verão ideal e onde o passaria?

Justicia Ruano: Morando em Espanha, somos tão afortunados com destinos de verão. Eu sou do sul do país, onde o verão é longo e quente, então com certeza estaria lá com a família. O meu dia começaria com um bom pequeno-almoço local ao ar livre antes de desfrutar de um dia de praia num dos lugares incríveis da costa de Cádis. Bebidas num chiringuito ao pôr do sol parece-me uma ótima maneira de terminar o dia.

Chelsea Hansford: Eu absolutamente amo a vida sob o sol, não há nada melhor! Honestamente, o meu dia ideal é à beira da piscina em minha casa em Los Angeles com amigos e familiares. Em segundo lugar, sou totalmente obcecada pela Jamaica e remaria pelo Rio Grande numa jangada sob o sol em qualquer dia!

Uma marca, e sobretudo marcas como a Simon Miller, hoje em dia, não se limita a vender roupa de mulher, vende um estilo de vida particular, uma liberdade de expressão específica, uma forma de retratar a sua identidade, não só com o que veste, mas onde gosta de estar, ser e o que gostam de fazer. Com as redes sociais, é ainda mais fácil ter essa imagem mental. Por isso, gostaria de pedir-vos que descrevam o cenário de uma rapariga a usar as roupas desta colaboração: que itens usaria, em que tipo de restaurante ela estaria a comer, qual seria o prato e o que beberia?

Justicia Ruano: Acho que ela com certeza escolheria um destino em Espanha e imagino-o perfeitamente em Ibiza. Durante o dia, estaria num restaurante em Cala Molí, com o vestido preto de renda com missangas coloridas, o seu biquíni, os óculos de sol balão e os chinelos com plataforma, saboreando um ceviche peruano e bebendo pisco sour até ao pôr do sol.

Chelsea Hansford: Como esta coleção fala de um estilo de vida californiano e mediterrâneo, vou falar do lado californiano. Imagino esta mulher cool e ousada em Palm Springs, na sua casa estilo anos 50, Hollywood Regency, ao lado das montanhas, a ser anfitriã de uma festa ao redor da sua piscina. Os seus arredores são repletos de móveis coloridos e arte, ao mesmo tempo em que têm um pano de fundo natural neutro - a coleção aparece quando a anfitriã entra!

Se tivessem que traduzir essa coleção num mantra, qual seria? E se fosse um emoji?

Justicia Ruano: O mantra seria “verão eterno” e o emoji seria a concha branca.

Chelsea Hansford: Um estilo de vida que vale a pena viver. E os emojis: o smile com óculos de sol, a manga e o sol.

Deduzo que entraram no design de moda por amor e prazer. Uma vez tornando-se o seu emprego, com todos os desafios e stresses que isso traz, como mantêm esse amor e prazer que sempre as guiou até à profissão?

Justicia Ruano: Acho que amar o que faz é a chave para se continuar motivado. Obviamente tens dias bons e maus, mas eu apenas me lembro que tenho sorte de fazer o que amo para uma marca como a Mango. Além disso, estar cercada por uma grande equipa realmente faz a diferença.

Chelsea Hansford: Momentos como este lançamento de colaboração com certeza ajudam a manter a diversão e a motivação a crescer!

O que impulsiona o seu processo criativo?

Justicia Ruano: Eu tenho uma ideia muito clara de quem é a mulher Mango, por isso nós imaginamos vesti-la para todos os momentos da sua vida, do trabalho aos eventos e feriados. Incorporamos definitivamente as tendências das estações mas sempre sob a ótica da Mango.

Chelsea Hansford: Modernismo na arquitetura e móveis, natureza tropical e Vintage Hollywood.

Houve alguma peça que gostaria de ter adicionado à coleção, mas no final não saiu do papel? Em caso afirmativo, qual era e porque ficou apenas em desenho?

Justicia Ruano: Na verdade, não! Nós podíamos fazer acontecer tudo nas nossas mentes. Toda a coleção é um sonho de look completo com roupas, sapatos, malas, óculos de sol, fatos de banho e bijuterias… não poderia ter sonhado outra coisa!

Chelsea Hansford: Não que eu me lembre, há tantas peças boas. Estou totalmente satisfeita com a colaboração e os resultados!

E o resultado está na fotogaleria abaixo, com a coleção completa SimonMiller x Mango para a primavera-verão 2023.

 

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