Artigo Anterior

Os 100 anos da Tous em documentário

Próximo Artigo

H&M x The Vampire’s Wife: as 8 peças que queremos no nosso guarda-roupa agora

Notícias 6. 10. 2020

Como é que vão ser as Semanas de Moda em Portugal?

by Rui Matos

 

Depois das quatro principais capitais da Moda receberem as respetivas fashion weeks, chegou a vez de Portugal. Neste artigo contamos-lhe tudo sobre a edição da primavera/verão 2021 da ModaLisboa e do Portugal Fashion.

A Moda é sobre o agora. E o agora é incerto. Mas sucumbir à incerteza dos tempos em que vivemos está fora de questão. A pandemia mundial provocada pelo novo coronavírus trouxe uma nuvem cinzenta que pairou sobre a indústria da Moda, em março passado os desfiles do Portugal Fashion tiveram que ser cancelados devido à explosão do vírus em Portugal. Depois da tempestade, vem a bonança. Depois de semanas difíceis, e incontáveis reuniões, chegam as novas edições da ModaLisboa e do PortugalFashion.

Abaixo contamos-lhe tudo sobre estes dois eventos. 

ModaLisboa

© ModaLisboa

Fazer da distância um conceito abstrato. Este é o mote para 55ª edição da Lisboa Fashion Week, que é denominada de Mais, porque num momento tão delicado como este importa fazer mais pela Moda portuguesa e por todos os intervenientes que nela atuam. 

Os desfiles são limitados a um número reduzido de espectadores, mas a partir do conforto de nossas casas vai ser possível assistir a uma cobertura em três plataformas digitais, criadas de raiz para chegarem ao maior número de pessoas: uma aplicação móvel, uma aplicação de TV para clientes MEO e ainda um microsite. Três pontos de emissão que vão transmitir todos os desfile se happenings desta fashion week. Cada dia será conduzido por embaixador diferente, sendo eles Cleo Tavares, Rui Maria Pêgo, Renato Duarte e Catarina Palma. Estes quatro serão o rosto, a voz e a vida desta cobertura. E numa edição com o nome Mais, é claro que há sempre mais. As três plataformas vão disponibilizar conteúdos exclusivos, criados antes e durante o evento. Uma programação pensada para poder chegar ao maior número possível de pessoas.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por ModaLisboa (@lisboafashionweek) a

Ainda nesta edição, há duas oportunidades de apoio direto à Moda nacional, sendo eles através do modelo See Now, Buy Now e ainda um Wonder Room reformulado e com peças de design customizadas, que vão estar disponíveis durante todo o evento. 

ModaLisboa Mais acontece entre os dias 7 e 11 de outubro. 

Portugal Fashion 

© Portugal Fashion

Protecting talent. Depois de ter sido cancelado em março passado, o Portugal Fashion regressa reinventado para celebrar os seus 25 anos e proteger o talento nacional. À semelhança daquilo que está a acontecer a nível internacional, a 47ª edição adota um modelo híbrido entre o físico e o digital. Os desfiles vão decorrer em espaços exteriores e com distância física garantida, mas como acontece em Lisboa, o número de espectadores é reduzido.

É através da plataforma digital Portugal Fashion TV Digital que os desfiles vão ser transmitidos em direto, mas há uma programação diversificada com entrevistas, reportagens e outros conteúdos digitais, desta forma a Moda nacional poderá abranger um público mais vasto. “O impacto socioeconómico da pandemia está a penalizar fortemente a fileira Moda e, por isso, o Portugal Fashion tem o dever acrescido de apoiar e dar esperança a criadores e marcas. Hoje, talvez como nunca nestes 25 anos de Portugal Fashion, é nossa obrigação proteger o talento nacional. E não me parece que haja melhor maneira do que esta de assinalar o nosso 25.º aniversário”, comenta Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion, em comunicado de imprensa. 

A 47ª edição Portugal Fashion acontece entre os dias 15 e 17 de outubro.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Portugal Fashion (@portugalfashion) a

Em Vogue.pt vai poder estar a par de todas as coleções que os designers portugueses vão apresentar nestes dois eventos.

Keywords

moda notícias