Moda   Notícias  

Tudo o que precisa de saber sobre a Semana de Moda de Madrid

17 Mar 2022
By Vogue Portugal

A Vogue Portugal foi à capital espanhola conhecer as novidades para o outono/inverno 2022.

A Vogue Portugal foi à capital espanhola conhecer as novidades para o outono/inverno 2022. 

© Mercedes-Benz Fashion Week Madrid
© Mercedes-Benz Fashion Week Madrid

Entre 09 e 13 de março, Espanha acolheu a 75ª edição da Mercedes-Benz Fashion Week Madrid, um evento que pretende celebrar o melhor que a Moda do nosso país vizinho tem para oferecer. A Vogue Portugal esteve presente nesta Semana de Moda, para descobrir quais as marcas que estão a moldar o panorama espanhol, e quais os novos talentos que devemos manter debaixo de olho.

As marcas

Nesta 75ª edição, destacamos o trabalho de Pablo Erroz, Brain&Beast e Dominnico.

Pablo Erroz 

O trabalho de Pablo Erroz é uma fusão perfeita entre o conforto providenciado pelas silhuetas do streetstyle e os materiais e acabamentos luxuosos e sofisticados. A marca homónima já se encontra no ativo desde 2012 e, desde então, tem vindo a experienciar um sucesso crescente no mercado espanhol, em grande parte devido à qualidade do artesanato que a identifica. 

Para o outono/inverno 2022, Pablo Erroz celebrou o 10º aniversário da sua marca, tendo aproveitado para fazer uma viagem por entre os elementos que caracterizam o seu ADN enquanto designer. A paleta de cores manteve-se maioritariamente sóbria, dando espaço às silhuetas e materiais que se conseguiram destacar. O calçado apresentado foi fruto de uma colaboração com a marca de desporto New Balance. 

Brain&Beast 

Criada em 2010 por Ángel Vilda, a marca espanhola Brain&Beast tornou-se conhecida pela manipulação de objetos da cultura contemporânea, integrando-os nas suas coleções de vestuário. Para a estação fria de 2022, tal não foi exceção. Vilda pensou os seus coordenados como estes se tratassem de peças de um puzzle, escondendo símbolos importantes em cada uma das peças. 

E fê-lo seguindo uma lógica de sustentabilidade, reutilizando materiais e manipulando os têxteis presentes na coleção. Por exemplo, uma das saias apresentadas tem como um dos seus componentes as fitas de seda que associamos às coroas funerárias. E os losangos, um dos padrões mais comuns, é uma referência aos símbolos que, na televisão espanhola, identificam os conteúdos para maiores de idade (algo semelhante à nossa bolinha vermelha). 

Dominnico 

Domingo Rodríguez Lázaro é o nome por detrás desta marca oriunda de Barcelona. Tendo sido criada em 2016, Dominnico adquiriu um sucesso internacional, ao vestir celebridades como Rosalía, Lady Gaga e Rita Ora. Nesta edição da Mercedez-Benz Fashion Week Madrid, o designer optou por uma apresentar uma coleção baseada numa realidade utópica, onde a expressão pessoal é explorada segundo novas alturas.

Cada peça que desfilou pela passerelle espanhola parecia possuir a sua própria personalidade. Desde os coordenados ousados que desvendam a sensualidade feminina, seja recorrendo a transparências ou cut-outs, até às peças que cobriam todo o corpo, apostando em proporções exageradas e silhuetas fora do comum, a coleção de outono/inverno 2022 da Dominnico combinou o núcleo do estilo cyberpunk com tecidos e técnicas futuristas, que não desiludiram quem assistiu à sua apresentação. 

Ego, o showroom 

Para além do calendário principal, esta Semana de Moda espanhola manteve em funcionamento, durante os dias que compuseram o evento, um showroom dedicado aos novos talentos, denominado Ego.  

Entre as quinze marcas que puderam mostrar as suas coleções e propostas para a estação fria, merecem destaque nomes como a Goodption e a Evade House, dedicadas à sustentabilidade no seio da indústria da Moda, também a Nimph, uma marca pautada pelo seu estilo gender fluid, e, ainda, Laretta, a marca que se encontra nas mãos da designer Lara Serrano. Neste showroom, esteve ainda exposta a coleção de David Catalán, um nome já bem conhecido da indústria da Moda portuguesa, dada a sua presença regular no Portugal Fashion. 

Ego, o concurso de jovens designers 

No final do evento, houve ainda tempo para celebrar os novos criadores espanhóis, conhecendo as coleções e galardoando aqueles que mais destaque obtiveram no seio do Ego. O prémio L’Óreal para a melhor coleção foi atribuído à Redondo Brand, cujos coordenados foram inspirados pelo estilo eclético da personalidade norte-americana Nan Kempner. E o vencedor da menção Mercedes-Benz Fashion Talent foi Rubearth, pela sua segunda vez consecutiva. Ainda que não tenha vencido nenhuma das categorias, destacamos, por fim, a coleção de Emeerree, que remete para a história da caça.

Vogue Portugal By Vogue Portugal

Relacionados


Guestlist  

Tastes like summer, smells like Victoria

17 Apr 2024

Atualidade   Curiosidades  

Celeste Caeiro, do Franjinhas para os livros de História

17 Apr 2024

Moda   Tendências   Compras  

Trend Alert | As carteiras essenciais para esta primavera

16 Apr 2024

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 16 a 22 de abril

16 Apr 2024