Artigo Anterior

Inês Manuel Baptista e Maria Carlos Baptista: A nova promessa da Moda portuguesa

Próximo Artigo

Andreea Diaconu e Simon Nessman falam sobre a nova campanha sustentável da Mango

Notícias 17. 3. 2022

Tudo o que precisa de saber sobre a Semana de Moda de Madrid

by Vogue Portugal

 

A Vogue Portugal foi à capital espanhola conhecer as novidades para o outono/inverno 2022. 

© Mercedes-Benz Fashion Week Madrid

Entre 09 e 13 de março, Espanha acolheu a 75ª edição da Mercedes-Benz Fashion Week Madrid, um evento que pretende celebrar o melhor que a Moda do nosso país vizinho tem para oferecer. A Vogue Portugal esteve presente nesta Semana de Moda, para descobrir quais as marcas que estão a moldar o panorama espanhol, e quais os novos talentos que devemos manter debaixo de olho.

As marcas

Nesta 75ª edição, destacamos o trabalho de Pablo Erroz, Brain&Beast e Dominnico.

Pablo Erroz 

O trabalho de Pablo Erroz é uma fusão perfeita entre o conforto providenciado pelas silhuetas do streetstyle e os materiais e acabamentos luxuosos e sofisticados. A marca homónima já se encontra no ativo desde 2012 e, desde então, tem vindo a experienciar um sucesso crescente no mercado espanhol, em grande parte devido à qualidade do artesanato que a identifica. 

Para o outono/inverno 2022, Pablo Erroz celebrou o 10º aniversário da sua marca, tendo aproveitado para fazer uma viagem por entre os elementos que caracterizam o seu ADN enquanto designer. A paleta de cores manteve-se maioritariamente sóbria, dando espaço às silhuetas e materiais que se conseguiram destacar. O calçado apresentado foi fruto de uma colaboração com a marca de desporto New Balance. 

Brain&Beast 

Criada em 2010 por Ángel Vilda, a marca espanhola Brain&Beast tornou-se conhecida pela manipulação de objetos da cultura contemporânea, integrando-os nas suas coleções de vestuário. Para a estação fria de 2022, tal não foi exceção. Vilda pensou os seus coordenados como estes se tratassem de peças de um puzzle, escondendo símbolos importantes em cada uma das peças. 

E fê-lo seguindo uma lógica de sustentabilidade, reutilizando materiais e manipulando os têxteis presentes na coleção. Por exemplo, uma das saias apresentadas tem como um dos seus componentes as fitas de seda que associamos às coroas funerárias. E os losangos, um dos padrões mais comuns, é uma referência aos símbolos que, na televisão espanhola, identificam os conteúdos para maiores de idade (algo semelhante à nossa bolinha vermelha). 

Dominnico 

Domingo Rodríguez Lázaro é o nome por detrás desta marca oriunda de Barcelona. Tendo sido criada em 2016, Dominnico adquiriu um sucesso internacional, ao vestir celebridades como Rosalía, Lady Gaga e Rita Ora. Nesta edição da Mercedez-Benz Fashion Week Madrid, o designer optou por uma apresentar uma coleção baseada numa realidade utópica, onde a expressão pessoal é explorada segundo novas alturas.

Cada peça que desfilou pela passerelle espanhola parecia possuir a sua própria personalidade. Desde os coordenados ousados que desvendam a sensualidade feminina, seja recorrendo a transparências ou cut-outs, até às peças que cobriam todo o corpo, apostando em proporções exageradas e silhuetas fora do comum, a coleção de outono/inverno 2022 da Dominnico combinou o núcleo do estilo cyberpunk com tecidos e técnicas futuristas, que não desiludiram quem assistiu à sua apresentação. 

Ego, o showroom 

Para além do calendário principal, esta Semana de Moda espanhola manteve em funcionamento, durante os dias que compuseram o evento, um showroom dedicado aos novos talentos, denominado Ego.  

Entre as quinze marcas que puderam mostrar as suas coleções e propostas para a estação fria, merecem destaque nomes como a Goodption e a Evade House, dedicadas à sustentabilidade no seio da indústria da Moda, também a Nimph, uma marca pautada pelo seu estilo gender fluid, e, ainda, Laretta, a marca que se encontra nas mãos da designer Lara Serrano. Neste showroom, esteve ainda exposta a coleção de David Catalán, um nome já bem conhecido da indústria da Moda portuguesa, dada a sua presença regular no Portugal Fashion. 

Desfile de outono/inverno 2022, Nimph © Mercedes-Benz Fashion Week Madrid

Ego, o concurso de jovens designers 

No final do evento, houve ainda tempo para celebrar os novos criadores espanhóis, conhecendo as coleções e galardoando aqueles que mais destaque obtiveram no seio do Ego. O prémio L’Óreal para a melhor coleção foi atribuído à Redondo Brand, cujos coordenados foram inspirados pelo estilo eclético da personalidade norte-americana Nan Kempner. E o vencedor da menção Mercedes-Benz Fashion Talent foi Rubearth, pela sua segunda vez consecutiva. Ainda que não tenha vencido nenhuma das categorias, destacamos, por fim, a coleção de Emeerree, que remete para a história da caça.

Artigos Relacionados

Notícias 16. 3. 2022

Inês Manuel Baptista e Maria Carlos Baptista: A nova promessa da Moda portuguesa

Inês venceu o Sangue Novo, Maria venceu o Bloom. E agora unem forças numa coleção conjunta.

Ler mais

Coleções 15. 3. 2022

ModaLisboa: outono/inverno 2022 | Todos os desfiles do quarto dia

Constança Entrudo, Gonçalo Peixoto, Dino Alves, e todos os talentos que fecharam a Semana de Moda de Lisboa.

Ler mais

Coleções 14. 3. 2022

ModaLisboa: outono/inverno 2022 | Todos os desfiles do terceiro dia

Luís Buchinho, Buzina, Hibu e muito mais do melhor que a Moda portuguesa tem para oferecer.

Ler mais

Coleções 14. 3. 2022

ModaLisboa: outono/inverno 2022 | Todos os desfiles do primeiro e segundo dia

João Magalhães, Duarte, Béhen e Kolovrat abriram as portas à Moda lisboeta.

Ler mais

Coleções 14. 3. 2022

ModaLisboa | Sangue Novo: outono/inverno 2022

As propostas outono/inverno 2022 dos jovens designers Filipe Cerejo, Ivan Hunga Garcia, Maria Clara, Maria Curado e Veehana.

Ler mais

Coleções 9. 3. 2022

Paris Fashion Week: as 10 coleções que nos conquistaram

Foi tempo da capital francesa apresentar as suas propostas para a estação fria de 2022.

Ler mais