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Notícias 20. 5. 2019

Rihanna vai oficialmente lançar uma marca de Moda

by Mónica Bozinoski

 

A cantora e a LVMH acabam de confirmar o lançamento de Fenty, a aguardada marca de pronto-a-vestir, sapatos e acessórios de Rihanna.

© Getty Images

Atualização (20/05/2019) 

Depois do lançamento de Fenty ter sido oficialmente confirmado, Rihanna e o grupo LVMH acabaram de revelar mais detalhes sobre a marca de Moda da cantora. De acordo com um comunicado publicado no site do grupo, Fenty será lançada numa pop-up store em Paris, no dia 24 de maio, e online no dia 29 de maio. Para além das datas de lançamento, a cantora e o grupo revelaram ainda um pequeno teaser de Fenty, onde surgem diversos modelos de vestuário, acessórios e calçado da marca - entre eles corpetes, peças em ganga, fatos em vários tons, blusas com mangas balão, sandálias strapy e óculos de sol oversized. 

"Tenho evoluído lentamente no mundo da Moda", disse Rihanna numa entrevista à T Magazine, acompanhada com imagens da própria a vestir alguns looks da marca. "Comecei por usar, comprar, ser reconhecida pelo meu estilo e, depois, colaborar com diversas marcas. Nunca quis colocar o meu nome em algo e vender a minha licença. Gosto de me envolver nos projetos, por isso quis levar as coisas com calma e ganhar respeito enquanto designer. Já tinha uma relação com eles [LVMH] desde a campanha de Versailles e a linha de maquilhagem, por isso extenderam a proposta e para mim não restaram dúvidas porque a LVMH é uma máquina. O Bernard Arnault estava tão entusiasmado; ele confiou em mim e na minha visão." 



De acordo com o comunicado da LVMH, a marca irá operar fora do calendário de estações tradicional e as vendas serão feitas através de um modelo de lançamentos "See-Now-Wear-Now". Com cada lançamento novo, Fenty irá apostar numa seleção de peças específica, com o intuito de expressar uma nova faceta do guarda-roupa feminino. Mantendo-se fiel ao espírito de Rihanna, a marca promete dar um twist moderno a silhuetas clássicas e criar um estilo novo e distinto, seja através de peças de edição especial, disponíveis por tempo limitado, ou através de modelos centrais à estética de Fenty. 

"As mulheres são forças da natureza. Somos multifacetadas, complexas, vulneráveis mas à prova de bala, e a Fenty fala sobre todos esses aspetos", disse Rihanna em comunicado. "Existem dias em que quero ser submissa, outros dias em que sou eu que estou no comando, e maior parte deles sinto que quero ser ambos... por isso, era imperativo criar uma linha versátil o suficiente para nos abraçar e celebrar dessa forma. As coleções são facilmente conjugadas e foram criadas para serem essenciais no nosso guarda-roupa. Estou entusiasmada para ver as pessoas na minha roupa." 

Atualização (10/05/2019)

Rihanna e LVMH acabam de confirmar o lançamento oficial de Fenty, a marca de Moda da cantora que tem estado no radar da indústria desde o início de janeiro. Baseada em Paris, a nova Casa irá incluir pronto-a-vestir, sapatos e acessórios, e será "centrada em Rihanna, desenvolvida por Rihanna e moldada de acordo com a visão de Rihanna", segundo um comunicado da multinacional detentora de marcas como Louis Vuitton, Celine e Fendi, bem como da marca de maquilhagem da própria cantora, Fenty Beauty. 

No mesmo comunicado, Rihanna afirmou: "Criar uma linha como esta com a LVMH é incrivelmente especial para nós. O Sr. Arnault deu-me uma oportunidade única de desenvolver uma Casa de Moda no setor de luxo, sem quaisquer limitações artísticas. Não consigo imaginar um parceiro melhor, tanto a nível criativo como de negócio, e estou pronta para que o mundo veja aquilo que construímos juntos." 

Desde a criação da Christian Lacroix, em 1987, esta será a primeira vez que a LVMH lança uma nova marca, confirmando a influência que a cantora tem vindo a cimentar na indústria da Moda. Juntando a este feito, esta será ainda a primeira vez que o grupo liderado por Arnault lança uma marca criada de raiz por uma mulher, bem como a primeira vez que uma mulher negra está à frente de uma Maison de luxo abrigada pela LVMH. 

Bernard Arnault, presidente e CEO da LVMH, acrescentou ainda: "Todos conhecemos Rihanna como a fantástica cantora que é mas, através da nossa parceria com a Fenty Beauty, descobri uma verdadeira empreendedora, CEO e líder. Ela encontra naturalmente o seu lugar na LVMH. Ao apoiar a Rihanna na concretização da Fenty Maison, conseguimos construir uma equipa talentosa e multicultural, que conta com o apoio dos recursos do grupo."

Para além da confirmação do nome, que segue o branding que Rihanna tem vindo a desenvolver com Fenty Beauty e Savage x Fenty, foi também revelado o logótipo da Casa, um quadrado em forma de labirinto com as letras do nome da mesma. O site oficial da marca já se encontra online e, por agora, é apenas possível inscrever-se no mesmo para receber todas as novidades sobre Fenty. 

Segundo o Business of Fashion, a primeira coleção da marca será lançada a 22 de maio de 2019, em Paris. 

O logo de Fenty, a nova marca de Moda de Rihanna

Data de publicação original (17/01/2019)

De colaborações com nomes como Puma ou Manolo Blahnik à sua marca de lingerie, Savage x Fenty, sem esquecer a gigante de maquilhagem Fenty Beauty – que acaba de lançar quarenta novos tons de corretor, dez novos tons de base e oito novos tons de pó, estendendo ainda mais a sua missão de tornar a indústria da Beleza mais inclusiva -, Rihanna não é estranha a projetos de sucesso: e, segundo diversas fontes, a cantora estará a preparar mais um.

Numa notícia avançada pelo WWD, Rihanna estará em conversações com a LVMH, a multinacional detentora de nomes de peso na indústria da Moda como Louis Vuitton, Celine, Loewe, Fendi, Marc Jacobs, Givenchy ou Christian Dior – e da marca de maquilhagem da cantora, Fenty Beauty -, para lançar uma marca de Moda em nome próprio.

Se a notícia se confirmar, e cimentando a influência monumental de Rihanna na indústria da Moda, esta será a primeira vez que a LVMH lança, desde a criação da Christian Lacroix em 1987, uma marca de raiz. Segundo fontes citadas pelo WWD, o staff da nova Casa foi recrutado a partir da lista de colaboradores da Louis Vuitton e da Celine, e Rihanna estará intensamente envolvida no processo de design da marca – para além de propostas de pronto-a-vestir, é esperado que a Casa tenha acessórios e demais artigos em pele.

 
 
 
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As especulações de que Rihanna estaria a preparar o lançamento de uma nova marca aumentaram quando a cantora foi vista em Manhattan na terça-feira, com um par de óculos escuros oversized, nos quais se podia ler o nome Fenty nas hastes. Algumas fontes citadas pela WWD apontaram para o facto de Rihanna estar a testar um protótipo do acessório, ao mesmo tempo que alimentava os rumores deste possível lançamento.

Ao longo dos anos, a influência de Rihanna no mundo da Moda tem sido nada menos do que inegável – de pioneira nas mais diversas tendências de desejo aos coordenados inesquecíveis na passadeira vermelha da Met Gala, do pope dress com assinatura de John Galliano para a Maison Margiela ao amarelo canário de Guo Pei -, pelo que parece natural que este seja o próximo passo da cantora. 

©Instagram/@badgalriri

Segunda avança o WWD, a LVMH não se mostrou disponível para comentar os rumores sobre a marca e o seu lançamento, mas algumas fontes acreditam que irá coincidir com a chegada do antecipado novo álbum de estúdio de Rihanna. Apesar dos detalhes serem quase inexistentes, impera a questão – o que podemos esperar?

A julgar pelos projetos anteriores de Rihanna, podemos esperar que esta nova marca de Moda seja tão inclusiva como Savage x Fenty e Fenty Beauty, com peças de pronto-a-vestir for all shapes and sizes. Para além da inclusividade, e tendo em conta que o guarda-roupa da cantora é um dos mais impressionantes, é possível que a sua marca em nome próprio traga o melhor do estilo edgy de Rihanna – clássicos desconstruídos, casacos de pelo monumentais, blazers oversizedprints impressionantes, plumas e transparências, peças em ganga e outras em pele, vestidos com pormenores nada menos do que discretos e coordenados com um espírito mais sporty são alguns dos elementos que esperamos ver na marca da cantora. 

Como noticiou o WWD, a LVMH terá recrutado colaboradores da Louis Vuitton e da Celine para fazerem parte do staff deste novo projeto de Rihanna. Apesar de terem estéticas totalmente distintas, as duas Casas são aparições regulares no armário invejável da cantora. Em jeito de antecipação, a Vogue vasculhou as passerelles de Nicolas Ghesquière e Hedi Slimane para descobrir alguns coordenados que poderão servir de inspiração à nova marca da Bad Gal Riri

©ImaxTree

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