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Com tantos dos filmes mais badalados deste ano a terem mulheres atrás das câmaras, não há desculpa para um elenco totalmente masculino quando a Academia revelar os seus nomeados a 15 de março. De Regina King a Sofia Coppola, estas são as incríveis realizadoras que merecem uma nomeação aos Óscares.
Se Regina King ou Chloé Zhao, duas das mulheres na corrida para o Oscar de Melhor Realizador de 2021, receberem uma nomeação, serão as primeiras mulheres de cor a serem reconhecidas na categoria. É um facto surpreendente que chama a atenção para outra injustiça flagrante: apenas cinco cineastas (Lina Wertmüller, Jane Campion, Sofia Coppola, Kathryn Bigelow e Greta Gerwig) foram nomeadas nos 92 anos de história da Academia e apenas uma, Bigelow, levou o prémio para casa.
Por isso, depois da deceção que foi a lista de nomeados totalmente masculina de 2020, porque é que a cerimónia seguinte seria diferente? Porque, é claro, a pandemia em curso transformou a indústria cinematográfica como a conhecemos. Com os sucessos de bilheteria a atrasar as suas datas de lançamento, uma série de filmes independentes de baixo orçamento lançados via streaming tiveram a hipótese de encantar a crítica e o público. Muitos deles dirigidos por mulheres sem reconhecimento a nível global e com orçamentos de marketing menores do que o candidato médio ao Óscar, serão julgados pela sua qualidade, e não pela força das suas campanhas.
Antes do anúncio das nomeações, no dia 15 de março de 2021, apresentamos 10 mulheres que estão prestes a fazer história e os lançamentos extraordinários que deve adicionar à sua lista de visionamento agora.
Desde que o seu poético road movie ganhou o Leão de Ouro em Veneza e o People’s Choice Award de Toronto, os dois grandes termómetros ao Óscar, a realizadora nascida em Pequim parecia imparável. Apresentando o melhor desempenho da carreira de Frances McDormand, este drama melancólico desenrola-se na selva americana quando uma geração de trabalhadores se torna nómada a fim de reconstruir as suas vidas depois da queda de 2008.
Quase dois anos depois da sua vitória no Óscar com If Beale Street Could Talk, a atriz regressa com a sua estreia na realização: a história dos ícones negros Malcolm X (Kingsley Ben-Adir), Cassius Clay (Eli Goree), Jim Brown (Aldis Hodge ) e Sam Cooke (Leslie Odom Jr), que se encontram num quarto de motel para discutir a luta pela igualdade. Depois de um ano turbulento de protestos, é um filme profundamente comovente.
Terrível e sincero, o mais recente projeto da cineasta residente em Brooklyn investiga a mente de um adolescente (Sidney Flanigan) que embarca numa jornada perigosa desde Pensilvânia até Nova York para fazer um aborto. É uma narrativa lenta que termina com um murro no estômago, fornecendo um poderoso lembrete para salvaguardar os nossos direitos reprodutivos, que correm o risco de ser revertidos globalmente à medida que a pandemia avança.
O movimento #MeToo inspirou uma série de filmes, mas poucos se equiparam ao poder e à precisão deste emocionante thriller realizado pela australiana. É uma obra-prima em terror contido protagonizada por Julia Garner enquanto assistente numa produtora de Nova York que enfrenta uma cultura de assédio sexual. Honrá-lo com um Óscar pode mostrar a vontade que Hollywood tem de mudar.
Com os seus cenários alucinantes e performances loucas, a fábula gótica da autora americana é um ataque emocionante aos sentidos. Elisabeth Moss assombra enquanto versão ficcional da escritora Shirley Jackson, que é errática, caseira e está consumida pelo seu último romance. Do seu design de produção meticuloso à cinematografia atmosférica e guião irónico, é uma conquista impressionante.
Esta comédia de pai e filha reúne o guionista e realizador vencedor do Óscar com a sua musa, Bill Murray, e o resultado é comovente e histérico. Ele interpreta um galerista aposentado e pai excêntrico de uma escritora (Rashida Jones) que suspeita que o seu marido (Marlon Wayans) esteja a ter um caso. Para descobrir a verdade, a dupla parte numa aventura por Nova York e conquista os nossos corações no processo.
Famosa pelo seu trabalho íntimo e elegíaco, a sua proposta mais recente é uma obra-prima - um faroeste fora do comum sobre um cozinheiro (John Magaro) e um imigrante chinês (Orion Lee) que começam um negócio com leite roubado da primeira vaca a chegar ao território de Oregon no século XIX. É um terno conto de amizade que com certeza vai ficar impresso em si durante muito tempo.
Surreal nem chega para descrever este novo projeto: uma comédia excêntrica que segue uma família de vigaristas (Evan Rachel Wood, Debra Winger e Richard Jenkins) que encontram uma cúmplice empreendedora (Gina Rodriguez) para os ajudar nos seus esquemas nefastos. Adicione baldes de espuma rosa, tremores debilitantes e um final de se ficar boquiaberto, e tem o melhor filme de July até hoje.
Embora os trajes coloridos e cenários requintados garantam que a estreia da fotógrafa americana nas telas seja indicada em várias categorias do Óscar, é a sua hábil realização que faz com que esta peça de época seja irresistível. Anya Taylor-Joy é deliciosamente cáustica como a glamourosa anti-heroína de Jane Austen, à medida que ela se intromete na vida amorosa dos seus conhecidos com consequências desastrosas.
Uma ode edificante à feminilidade negra, o longa-metragem de estreia desta recém-chegada texana mostra Nicole Beharie como uma mãe solteira que está determinada a ajudar a sua filha (Alexis Chikaeze) a ganhar um concurso que lhe vai garantir uma bolsa de estudos na faculdade. Lida com temas pesados com facilidade, desde o legado brutal da escravidão nos Estados Unidos ao impacto dos sonhos despedaçados, e emerge triunfante.
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