Atualidade   Notícias  

Rainha Isabel II: Uma vida em imagens

09 Sep 2022
By Elise Taylor

Fazemos uma retrospetiva visual da vida e reinado de Isabel II.

© Bettmann
© Bettmann

Não há provavelmente uma forma de medir o número de fotografias tiradas à Rainha Isabel II, a monarca com o reinado mais longo da História britânica. Mas há uma aproximação estimada: as plataformas Getty Images e Alamy - duas das maiores bases de dados online de imagens do mundo - têm, cada uma, mais de 100 mil fotografias.

Afinal, a Rainha era conhecida ao público desde o momento em que nasceu: o seu pai, Duque de York, estava em segundo na linha de sucessão ao trono, tornando-a digna de notícias desde os primeiros dias da sua vida. E ainda assim, a própria provavelmente nunca imaginou que, um dia, a sua imagem irá tomar conta do mundo - nos jornais, na televisão, até nas moedas, enquanto Rainha do Reino Unido. Até porque Isabel II nunca pensou que viria sequer a ser monarca.

Mas, depois, a abdicação de Eduardo VIII, no dia 11 de dezembro de 1936, mudou tudo. De repente, uma menina de 10 anos muito tímida tornou-se a mais provável herdeira e foi colocada sob os holofotes, debaixo dos quais se manteve ao longo de 86 anos. No meio de tudo isto, o Reino Unido mudou de forma dramática, passando de um império global para a Commonweatlh e, depois, apenas mais uma nação no meio de tantas nações no mundo. Viveu a Crise do Canal do Suez, a Guerra das Ilhas Falkland, a Guerra do Iraque, e tanto outros conflitos. Conheceu Winston Churchill, Margaret Thatcher, Tony Blair, e mais 10 outros primeiros-ministros. E também passou pelos Swinging Sixties, pelo amor livre dos anos 70, o punk dos anos 80, e o começo do milénio. “A Rainha tem sido uma constante nas nossas vidas,” disse o antigo primeiro-ministro Sir John Major ao biógrafo Robert Hadman para o livro Queen of Our Times. 

Na verdade, o Presidente Obama disse, uma vez, que Isabel II era o tipo de líder cuja vida se estende ao longo de “épocas tão importantes que não encontra necessidade de se posicionar ou de transitar para aquilo que é popular no momento; um tipo de pessoa que fala com profundidade e conhecimento, não em zumbidos. Que não encontra interesse em sondagens ou pequenas tendências.”

Na ocasião da sua morte, fazemos uma retrospetiva da sua vida e reinado extraordinário em fotos - desde os primeiros dias em que se tornou a provável herdeira até à sua última aparição pública, onde conheceu a nova primeira-ministra Liz Truss. Seria a sua 15ª, e última, primeira-ministra britânica. 

Elise Taylor By Elise Taylor

Relacionados


Beleza  

LFW outono/inverno 2024 | A beleza nos backstages

22 Feb 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Subversive

22 Feb 2024

Entrevistas  

Conheça Adrian Appiolaza, o novo diretor criativo da Moschino

21 Feb 2024

Moda   Coleções  

LFW outono/inverno 2024 | O 40º aniversário da Semana de Moda de Londres

21 Feb 2024