Curiosidades  

Quando Harry Styles conheceu David Hockney: um primeiro olhar exclusivo sobre um novo retrato especial

02 Aug 2023
By Vogue Portugal

Um pintor lendário e uma estrela pop?

As faíscas eram inevitáveis. David Hockney e Harry Styles partilham uma conversa muito especial com Liam Hess.

David Hockney, Harry Styles, 31 de maio de 2022. Acrílico sobre tela121,92 x 91,44 cm © David Hockney.
Fotografia: Jonathan Wilkinson

Qual é o segredo de um grande retrato? Aos 86 anos, David Hockney tem algumas ideias. Uma vida inteira de observação ensinou-o a começar sempre pelo rosto. "Começo primeiro pela cabeça", diz, de forma natural, a partir da sua casa em França. "Depois disso, faço tudo o resto."

Foi essa a sua abordagem quando, no final de maio do ano passado, Harry Styles viajou para o seu estúdio cheio de luz na Normandia e se sentou numa cadeira de cana, pronto para se tornar o mais recente objeto do estimado artista.

Durante dois dias, Hockney trabalhou para captar os tons exatos de vermelho e amarelo do casaco às riscas de Styles, o índigo das suas calças de ganga, o colar de pérolas ao pescoço - para não falar da inconfundível franja despenteada de uma das maiores estrelas pop do mundo. No entanto, para o artista, o objetivo era apenas captar a essência da pessoa que tinha à sua frente. "Na altura, não tinha consciência da sua popularidade", diz Hockney, encolhendo os ombros. "Ele era apenas mais uma pessoa que vinha ao estúdio."

A dupla estabeleceu uma relação instantânea que foi provavelmente facilitada pelo facto de Styles ser um fanboy assumido. Para a sua sessão fotográfica de capa da Vogue em 2020, Styles usou um par de calças Bode pintadas à mão que incluíam uma ilustração talismânica de Hockney feita pela artista Aayushia Khowala. É difícil imaginar a admiração deste britânico vistoso a descobrir as emoções soalheiras da Califórnia - um tema, e som, que tem estado presente nos álbuns a solo do antigo cantor dos One Direction - sem ter Hockney como precedente. "David Hockney tem vindo a reinventar a forma como olhamos para o mundo há décadas", diz Styles. "Foi um privilégio total ser pintado por ele".

A revelação do retrato dá início à segunda iteração da exposição "Drawing From Life", da National Portrait Gallery, que foi inaugurada em fevereiro de 2020 e encerrada semanas depois devido à pandemia. Com a adição de uma nova sala de imagens que traça os impulsos criativos de Hockney durante o confinamento, a exposição regressa a 2 de novembro - alguns meses após uma remodelação de todo o museu - com o retrato de Styles como a sua joia da coroa. "O mundo inteiro fechou e a exposição continuou ali, às escuras", recorda Sarah Howgate, a curadora sénior das colecções contemporâneas da galeria, que supervisionou a exposição em ambas as fases. "Por isso, é bom saber que vai ter outra vida."

Hockney pinta Harry Styles no seu estúdio na Normandia, onde o retrato de Clive Davis também pode ser visto em segundo plano.
Fotografia: JP Gonçalves de Lima

O quadro Styles pode ser uma estrela, mas o génio despretensioso dos retratos de Hockney continua a ser a principal atração da exposição. O que faz com que as suas imagens funcionem, aprende-se rapidamente, é a sua honestidade: seja na tensão que borbulha sob a superfície do seu famoso retrato duplo de Ossie Clark e Celia Birtwell, pintado entre 1970 e 71, ou nas figuras sentadas que povoaram a sua exposição da Royal Academy of Arts de 2016, que incluía figuras como a sua própria irmã, Margaret, e o falecido comediante Barry Humphries. O olhar de Hockney para a figura humana pode ser lúdico, frequentemente caleidoscópico, por vezes fantasioso - mas é sempre, acima de tudo, franco.

O retrato de Styles será pendurado ao lado dos do escritor Gregory Evans, do impressor de Hockney, Maurice Payne, do presidente da câmara da sua cidade Dozulé, do seu jardineiro e até do seu quiropodista, ou, nas palavras de Hockney, "o dandy que corta as minhas unhas dos pés".

Um dos seus temas mais recentes foi o eminente produtor musical Clive Davis, que sugeriu convidar Styles a passar por lá. "O Clive falou-me do novo álbum do Harry e o JP [assistente de estúdio de Hockney] contactou o Harry e perguntou-lhe se gostaria de vir ao meu estúdio para fazer o seu retrato", recorda Hockney. "Ele respondeu de imediato e disse que sim, que adorava". A partir daí, o processo de Hockney para pintar Styles foi instintivo. "Toda a gente veio sentar-se", diz ele, com naturalidade, antes de admitir: "Mas agora sei que o Harry é uma celebridade: vi todos os seus videoclips."

"Ele não é um retratista tradicional", diz Howgate. O interesse de Hockney não está no que as pessoas fazem, mas sim em quem elas são. "Não está interessado na fama. Está interessado em retratar as pessoas e as suas relações." É por isso que, atualmente, o seu olhar se concentra sobretudo no seu círculo íntimo - mas também é um testemunho da sua curiosidade duradoura o facto de ainda estar disposto a abrir-se a um recém-chegado de vez em quando. Styles parece saber a sorte que tem, acrescentando, com um toque de incredulidade: "Estou maravilhado com o homem que tem piadas suficientes para uma vida inteira". E quais seriam essas piadas? O silêncio mútuo de Styles e Hockney sobre essa questão sugere que o que acontece no estúdio, fica no estúdio.

A exposição "David Hockney: Drawing From Life" estará na National Portrait Gallery a partir de 2 de novembro, e até 21 de janeiro de 2024.

 Artigo originalmente publicado aqui.

Vogue Portugal By Vogue Portugal
All articles

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024