Artigo Anterior

English Version | We’re going shoppink

Compras 12. 5. 2021

Girl from Ipanema: os protetores solares que dão um boost no bronzeado

by Mathilde Misciagna

 

Com a chegada do sol, por vezes queremos um boost no bronzeado. Sem esquecer a proteção. E quem disser que não, está a mentir.

Hotel Punta Tragara, Capri (Itália) 1974 ©Getty Images

Com as medidas de confinamento a diminuir lentamente e as bolhas sociais a expandir-se, parece provável que passemos mais tempo ao ar livre este verão. A temperatura deve subir nas próximas semanas e, embora possa ser tentador estender-se ao sol – e pôr-se a jeito de uma queimadura - depois de tanto tempo entre quatro paredes, é importante prosseguir com cautela. Isto é, com proteção. 

De todos os produtos para a pele que usamos, o protetor solar é o mais importante e poderoso - e talvez o mais analisado. Para passar no teste de compra básico, deve ter um espectro amplo, SPF 30 ou superior e ser absorvido pela pele sem sensação de oleosidade. É necessário decidir entre as opções físicas e minerais e pensar também na resistência à água. E estas considerações são apenas o começo - afinal, o protetor solar é um dos únicos escudos que temos contra o envelhecimento prematuro causado pelo sol e, no pior dos casos, cancro da pele. 

Antigamente (lá na pré-história), um bronzeado mais rápido significava uma passagem pelo corredor dos cuidados para bebé no supermercado (óleo Johnson’s, hello?). Não sinta vergonha, nós não partilhamos esta informação com ninguém. Os tempos mudaram e o atalho para um bronze mais rápido e duradouro vem em frascos adequados sem descurar a proteção solar. Contrariamente ao que se possa pensar, uma meia hora desprotegida ao sol aqui e ali não faz nada pelo seu bronzeado, a não ser torná-lo bastante menos seguro e muito menos provável de durar (a pele seca e danificada salta mais rápido, levando o seu bronzeado com ela). A opção mais inteligente é esta: protetor solar que acelera o processo de uma forma menos perigosa, aumentando a produção de melanina (o pigmento que torna a pele mais bronzeada). Brilhante? Brilhante.

Se tiver a sua pele seca e desidratada, até pode ficar com um tom satisfatório depois de um fim de semana na praia, mas não vai demorar muito até que comece a ver a pele cair - o que para além de pouco estético, é um terrível indício de pouca saúde cutânea. Posto isto, nunca é demais relembrar que deve hidratar a sua pele, utilizando cremes apropriados depois de apanhar sol (os perfumados after-suns) e beber muita água.

Para além de intensificarem o bronzeado ao mesmo tempo que protegem, alguns destes protetores solares dão luminosidade à pele, outros têm propriedades reparadoras e até já existem opções de formulação seca, que são absorvidos pela pele em segundos. Atente na variedade que reunimos abaixo e, se não é uma garota de Ipanema, com a ajuda destes sublimadores de bronzeado estará muito perto disso. 

Artigos Relacionados

Tendências 1. 3. 2021

Glass skin: tudo o que precisa de saber e ainda um guia prático

É mais uma tendência importada da Coreia do Sul – que por esta altura já devia ter sido reconhecida como fornecedora oficial de todos os skin goals. É que estes skin dreams are made of glass.

Ler mais

Compras 3. 9. 2020

Pure, clean beauty: os produtos para uma rotina mais verde

Ter esperança num futuro mais verde é muito mais do que uma vontade: é uma ação. Das embalagens económicas e ecológicas aos cuidados de rosto, corpo e cabelo em formato sólido, reunimos uma série de produtos para uma rotina de Beleza mais amiga do ambiente.

Ler mais

Vídeos 16. 7. 2020

Verão Azul

Aqueça-se o feeling com cores quentes e solarengas. Afinal, é verão lá fora.

Ler mais