Compras  

Perfumes: 7 fragrâncias cientificamente concebidas para aumentar a autoconfiança

11 Apr 2024
By MÉLANIE NAUCHE

Simona Kust fotografada por Mario Kroes e com styling de Carolina Orrico para o The Blossom Issue da Vogue Portugal, publicado em março de 2024.

No centro das composições, em alto e bom som desde o slogan até ao frasco, a ideia de uma feminilidade livre, plural e assumida é o fio condutor destas fragrâncias.

Tivemos Rive Gauche de Yves Saint Laurent, cujo slogan anunciava que "esta não é uma fragrância para mulheres modestas", o Femme de Rochas, que celebra a independência desde os anos 50, ou, mais recentemente, o famoso Girls can do Anything de Zadig & Voltaire... E se o perfume voltasse a ser o padrão de uma feminilidade poderosa e inequívoca? Depois de uma antologia de criações sem género, os novos perfumes encarnam uma expressão de feminilidade assertiva em sintonia com a evolução da sociedade. "O perfume atua como um escape libertador, permitindo-nos ousar, definirmo-nos e reivindicar a nossa identidade com força. Estudos científicos demonstraram que 75% das emoções são despoletadas pelo cheiro. Por isso, sim, uma fragrância pode fazer-nos sentir mais fortes, mais confiantes", explica Arnaud Guggenbuhl, Diretor de Marketing de Fragrâncias de Luxo da Givaudan.

Hoje, esta ideia de empoderamento começa com o desenho da pirâmide olfativa. De acordo com o catálogo de fragrâncias e materiais aromáticos de Albert Vieille, o cedro, o jasmim e o neroli trazem confiança e coragem, enquanto o gengibre, a mirra e o ylang ylang favorecem o desapego... Mas, na verdade, as coisas são mais complexas do que isso. "Se quisermos ter a certeza de que uma fragrância tem um poder emocional comprovado, temos de utilizar ferramentas neurocientíficas que nos ajudem a criá-la. É difícil associar matérias-primas a um estado de espírito específico. É a interação entre os ingredientes, a composição como um todo, que irá desempenhar um papel na provocação de emoções", explica o especialista. Na vanguarda deste domínio, a Givaudan identificou 15 grandes famílias emocionais utilizando a tecnologia MoodScentz+. Entre elas, a família "confiança" abrange sentimentos como "motivação", "força" e "poder". Sabemos, por exemplo, que os citrinos, com as suas propriedades energizantes, provocam um impulso animador. As madeiras induzem uma sensação de firmeza, e a energia difundida pelas especiarias permite-nos obter uma sensação dinâmica. O especialista conclui: "As flores brancas opulentas difundem muitas vezes uma força na expressão da feminilidade que anda de mãos dadas com esta noção de empowerment". E há uma abundância delas nesta seleção de fragrâncias com muito caráter.

7 fragrâncias que aumentam a confiança, para usar nesta estação

Paradoxe Intense, Prada

Esta fragrância contrastante celebra as facetas da feminilidade na sua forma mais forte e delicada. Como se fosse levada à ebulição, a doçura do neroli irradia, uma super infusão de jasmim agarra os sentidos e a baunilha completa.

Divine, Jean Paul Gaultier

Jean Paul Gaultier não esperou até este ano para celebrar o feminino. 30 anos após o lançamento de Classique, a casa criou o primeiro gourmand marinho. Uma mão cheia de flores brancas com uma brisa salgada encontra-se no frasco de silhueta de culto, moldado como nunca antes.

Libre Platine, Yves Saint Laurent

Representado por Dua Lipa, Libre é um dos perfumes mais estimulantes do mercado atual. O calor acolhedor da água de flor de laranjeira é perfurado por aldeídos gelados e um harmonia acentuada de lavanda branca, que parece espalhar-se por todo o frasco YSL.

Fame Parfum, Rabanne

O trio de perfumistas ao leme de Fame multiplicou por dez a sua força de ataque. O resultado é uma nova fragrância inspirada na parisiense independente e de espírito livre, na qual cada ingrediente (incenso + jasmim + almíscar) é exaltado.

Eau de Parfum Sì Intense, Giorgio Armani

Cate Blanchett, Sadie Sink, Matilde Gioli, Eugenia Silva... Esta lista de mulheres poderosas avança em união na nova campanha , uma mistura densa de néctar de groselha preta e baunilha cremosa. "representa a escolha de dizer que sim às infinitas possibilidades da vida e de aceitar cada faceta de si mesma", diz Giorgio Armani.

Téméraire, La Collection Particulière, Givenchy

A tuberosa, a íris e o jasmim formam o trio de estrelas desta fragrância imponente, com o seu misterioso acorde que lembra tinta e ainda notas de especiarias. Um sopro de poder na pele, sensual e intrépido. Em suma, muito Givenchy.

Portrait of a Lady, Editions de Parfums Frédéric Malle

É indiscutivelmente a flor mais feminina que existe, e um único frasco desta fragrância contém 400 delas. A rosa turca eleva-se a majestade em Portrait of a Lady, juntamente com a framboesa cintilante e as notas amadeiradas chiques. Um daqueles perfumes que se encontra uma vez e nunca mais se esquece.

Traduzido do original, aqui

MÉLANIE NAUCHE By MÉLANIE NAUCHE

Relacionados


Estilo   Pessoas  

YSL & Morocco: an affair to remember

08 May 2023

O delírio de verão de Tom Ford

09 Jun 2023

Beleza   Compras  

O aroma dos dias de verão

10 Jul 2023

Beleza  

Divindade olfativa

24 Oct 2023