Entrevistas  

Outubro Rosa: um mês dedicado à consciencialização do cancro da mama

27 Oct 2025
By Inaya Mussa

Miao Ziyi fotografada por Elliot James Kennedy, com styling de Caitlin Moriarty para o The Pleasure Issue da Vogue Portugal, publicado em maio de 2023.

Em nome da prevenção e do combate ao cancro da mama, o décimo mês do ano transforma-se num movimento global que reforça a intervenção da saúde pública, sensibilizando para a importância da prevenção e da deteção precoce desta doença.

Com origem na década de 1990 nos Estados Unidos, o Outubro Rosa teve um início bastante simples. Tudo começou quando, durante uma corrida pela cura do cancro da mama em Nova Iorque, a Fundação Susan G. Komen for the Cure decidiu distribuir fitas cor-de-rosa aos participantes. Desde então, a iniciativa evoluiu para uma campanha internacional que procura sensibilizar e alertar para a importância da prevenção e deteção desta doença, ao mesmo tempo que promove o apoio a todas as pessoas que a enfrentam.

Segundo Joana Teixeira, diretora de enfermagem e cofundadora da Clínica Mulher, este "é um mês relevante porque eleva a literacia em saúde, aumenta a adesão à mamografia de rastreio e facilita o acesso a avaliação célere perante sinais de alerta". Ao conduzir um maior número de diagnósticos em fases iniciais, isto traduz-se na possibilidade de recorrer a terapias menos invasivas e alcançar melhores resultados oncológicos.

Contribuindo diretamente para a prevenção e o combate do cancro da mama, este movimento global, como explica Teixeira, apoia esta causa de forma abrangente em três grandes dimensões: "melhora a literacia em saúde que corrige mitos, explica fatores de risco [...] e acelera a procura de cuidados; aumenta a adesão à mamografia de rastreio e contribui para reduzir a mortalidade em programas organizados [...]; e, finalmente mobiliza o sistema ao captar recursos, impulsionar políticas públicas e acelerar a adoção de tecnologia de última geração para apoio ao diagnóstico".

Apoiar esta causa começa com pequenos gestos ao alcance de cada pessoa, como cumprir a mamografia de rastreio e adotar um estilo de vida saudável que contribui para reduzir o risco da doença, como praticar regularmente atividade física, optar por uma alimentação equilibrada e ter um sono reparador. Por outro lado, é igualmente essencial "combater a desinformação e incentivar a participação nos programas organizados de rastreio, sobretudo entre quem tem menor literacia ou acesso", esclarece a diretora.

Assim, a literacia em saúde constitui um dos pontos-chaves nesta equação e, para a promover, o Outubro Rosa assume-se como um dos seus principais catalisadores. Ter este mês como um momento de sensibilização é essencial para reduzir a mortalidade por cancro da mama e, como referiu Joana Teixeira, "estar atento e bem informado poupa tempo clínico e, muitas vezes, pode salvar vidas".

Inaya Mussa By Inaya Mussa
All articles

Relacionados


Beleza  

A sabedoria do corpo: as regras essenciais dos suplementos na saúde

25 Sep 2025

Palavra da Vogue  

Numerologia: eis o que a sua data de nascimento diz sobre a sua personalidade

26 Sep 2025

Beleza   Compras  

Os 7 essenciais de beleza para combater o envelhecimento

15 Oct 2025

Beleza   Compras  

7 aliados de skincare para acalmar, purificar e restaurar a pele na rentrée

17 Sep 2025