Hulton Archive/Getty Images
Os cortes mais emblemáticos da década de 70, inspirados em Farrah Fawcett, Cher e Twiggy, estão de regresso – mesmo a tempo da estação quente.
Os cortes de cabelo dos anos 70 eram tudo menos discretos. Afinal de contas, estávamos na era da música disco em que os Bee Gees tocavam em todas as estações de rádio e as atrizes usavam blush exagerado e penteados volumosos com camadas. Mais era mais. Se o cabelo era comprido, então era extra longo. Se era um bob, então tinha ondas pronunciadas. E se era um encaracolado em degradê, parecia natural e com pouco produto.
Algumas estrelas da época ficaram para sempre imortalizadas com os cortes de cabelo que usaram nessa década. Pensamos sempre na atriz de Charlie's Angels, Farrah Fawcett, com aquele penteado despenteado com as pontas para fora. Cher defendia o liso ultra-longo ou o encaracolado mais ousado. E a supermodelo Twiggy trocou o seu icónico pixie por um bob ondulado que não podia ser mais giro para este verão. Também não podíamos fazer esta lista sem incluir a sempre icónica Jane Birkin, que usava o corte midi perfeito com franja. Elas são a nossa inspiração para reviver o melhor da época nesta estação.
Antes de fazer qualquer mudança drástica, o cabeleireiro Philip Fohlin tem algumas recomendações. "Quando se trata de cabelo, é sempre melhor perguntar a si próprio: O que é que se pode fazer com o meu tipo de cabelo", disse Fohlin à Vogue Escandinávia. "Nem todos os estilos são adequados para todos os tipos de cabelo". Assim que tiver esclarecido isso com o seu especialista de confiança, pode começar a experimentar.
Os cortes de cabelo dos anos 70 que estão a regressar no verão de 2025
Corte de cabelo com camadas em forma de borboleta


À esquerda: Farrah Fawcett, em 1975. À direita: Sabrina Carpenter.
À esquerda: Walt Disney Television Photo Archives. À direita: Taylor Hill/Getty Images
A defensora original deste corte viral. Farrah Fawcett conquistou o pequeno ecrã com um corte de cabelo com camadas exteriores pronunciadas que lhe davam movimento e, acima de tudo, muita personalidade. O cabeleireiro Guido Palau e colaborador da Vogue Beauty explicou que, para obter um efeito semelhante, é necessário seguir estes passos: "Pegue num secador de cabelo e passe uma escova redonda por baixo, depois divida a franja para obter aquele aspeto dos anos 70", diz. Quando a franja é mais curta no meio e se torna mais comprida, fica imediatamente uma rapariga sexy e cool dos anos 70. Se quiser seguir o caminho clássico, Fohlin recomenda que este corte de cabelo seja penteado com rolos, como faziam as avós, e que o cabelo seja escovado para ganhar volume.
Hoje em dia, a stylist de Sabrina Carpenter, que exibe um estilo renovado deste corte, partilha a chave para evitar que as curtain bangs se fundam com as camadas mais longas. "Desfocar demasiado pode resultar num look desgrenhado. Em vez disso, gosto de deixar a camada logo após a franja, mais ou menos na altura do queixo", disse ela.
Corte de cabelo liso


À esquerda: Cher, em 1973. À direita: Sacai primavera/verão 2025.
À esquerda: Getty Images. À direita: Launchmetric Spotlight.
Cher teve muitas transformações de cabelo ao longo dos anos, mas lembrar-nos-emos sempre do seu cabelo liso que usou nos anos 70. Sim, quando ela fazia parte da série The Sonny & Cher Comedy Hour, que começou em 1971 e nos deu quatro temporadas de momentos de Moda e beleza inesquecíveis. O complemento perfeito para todos aqueles looks justos que ela usava? Um longo cabelo escuro, perfeitamente liso e cortado a direito. A passerelle da Sacai parece ter tomado nota, pois usou um estilo praticamente idêntico na sua coleção primavera/verão 2025.
Corte de cabelo midi com camadas e franja


À esquerda: Jane Birkin. À direita: Chloé primavera/verão 2025.
À esquerda: REPORTERS ASSOCIES/Gamma-Rapho via Getty Images. À direita: Launchmetric Spotlight.
Jane Birkin será sempre um ídolo da Moda, mas também um ídolo da beleza. Com ela, aprendemos a usar o corte mais elegante de todos: em camadas, à altura dos ombros e com uma franja direita. A Chloé parece ter seguido o estilo mais notável dos anos 70, uma vez que reviveu na passerelle da primavera/verão 2025 este mesmo corte com camadas, em tons de castanho, mas com uma franja atualizada — este ano é mais suave.
Corte de cabelo comprido encaracolado


À esquerda: Cher, em 1978. À direita: Chloé primavera/verão 2025.
À esquerda: Getty Images. À direita: Launchmetric Spotlight.
Cher é tão fabulosa que aparece duas vezes nesta lista por ter usado outro corte igualmente inspirador no final dos anos 70. É o corte de cabelo comprido encaracolado que dá movimento e carácter. Recentemente, vimos celebridades como Eiza Gonzalez e Adria Arjona a apostarem nele, e também brilhou na passerelle. A Chloé usou-o na sua coleção de verão, deixando as modelos mexerem no cabelo com algumas camadas longas a partir do queixo. O segredo é aplicar pouco produto, pois a intenção é que o cabelo fique volumoso e natural.
Corte de cabelo bob ondulado


À esquerda: Twiggy, em 1971. À direita: Christopher Esber primavera/verão 2025.
À esquerda: Bettmann/Getty Images. À direita: Justin Shin/Getty Images.
O corte pixie marcou a sua carreira, mas foi o bob que usou nos anos 70 que nos trouxe até aqui. Twiggy estava deslumbrante no início da década com um corte de cabelo bob à altura do queixo, com ondas pronunciadas. Este look que poderia ter sido simples dá uma reviravolta de 360° ao clássico corte de cabelo bob liso. Christopher Esber tomou nota e apresentou a sua própria versão deste estilo retro que não podia ser mais interessante e bonito.
Traduzido do original, disponível aqui.
Relacionados
.jpg)
.jpg)
