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O primeiro dia de Demna na Gucci: eis a primeira coleção do designer para a marca italiana

22 Sep 2025
By Laure Guilbault

Cortesia da Gucci

Os primeiros looks do diretor artístico da Gucci, Demna, foram hoje divulgados no Instagram da marca italiana.

O novo diretor artístico da Gucci, Demna, não perdeu tempo e seguiu os passos do novo diretor-geral da Kering, Luca de Meo. A marca acaba de lançar uma coleção de 37 looks, intitulada La Famiglia, no seu Instagram, na véspera da Semana da Moda de Milão e da tão esperada apresentação da Gucci. Esta terá o formato de um filme chamado The Tiger, dirigido por Spike Jonze e Halina Reijn e protagonizado por Demi Moore.

O momento em que o lookbook (fotografado por Catherine Opie) foi publicado na conta do Instagram da Gucci — que sofreu um reset para a ocasião — surpreendeu o mundo da Moda no último dia da London Fashion Week, dando início à série de estreias de designers em Milão e Paris um dia antes do esperado.

“A coleção chamada La Famiglia marca o regresso da Gucci ao storytelling, voltando ao futuro através do passado, definindo a estética com base na qual a visão de Demna para a Gucci será construída, levando ao seu primeiro desfile em fevereiro [para a temporada outono/inverno 2026]”, diz o comunicado de imprensa. La Famiglia estará disponível exclusivamente em 10 lojas Gucci (Nova Iorque, Los Angeles, Pequim, Xangai, Singapura, Tóquio, Seul, Londres, Milão e Paris) entre os dias 25 de setembro e 12 de outubro.

Cortesia da Gucci

Esta revelação não é uma surpresa total. A nova CEO da Gucci, Francesca Bellettini, disse durante a conferência relativa aos resultados do segundo trimestre que, embora a coleção completa esteja disponível nas lojas a partir do início de janeiro, algumas lojas irão começar a receber novos designs já em setembro. Na mesma conferência, Bellettini insistiu na importância da chegada regular de novidades à loja: “Haverá também uma coleção cápsula de Natal que já está a ser trabalhada pela equipa. Além disso, haverá um projeto para o Ano Novo Chinês. Adoraria que todos deixassem de se concentrar tanto na coleção de Demna. Há uma empresa, há uma marca e há um trabalho constante de toda a equipa, na apresentação de novas coleções e novos produtos e no trabalho de transição”, observou.

É essencial que a Gucci apresente rapidamente uma mensagem forte. Bellettini e Demna têm a grande tarefa de recuperar a maior marca do grupo, que tem ficado para trás em relação aos seus concorrentes num mercado cada vez mais competitivo. No segundo trimestre, as vendas da marca caíram 25%, para 1.46 mil milhões de euros, após uma queda de 25% no primeiro trimestre. As vendas da Gucci foram de 7,7 mil milhões de euros em 2024, abaixo dos 10,49 mil milhões de euros em 2022.

Não está claro para qual estação a coleção La Famiglia foi criada, mas parece ser uma coleção de inverno. A Gucci recusou-se a especificar quando a Vogue Business entrou em contato. A marca também não revelou se haverá mais looks apresentados no filme na terça-feira ou se outra parte da coleção chegará às lojas em janeiro, seguindo o modelo tradicional.

Cortesia da Gucci

Os olhares curiosos da Moda estão, até agora, a reagir positivamente ao lookbook repleto com as personagens da Gucci, que a marca descreve como um “estudo da essência da Gucci”. Há um senso de humor e ironia nos arquétipos criados, que incluem Bastardo, La bomba, La V.I.C., L'influencer ou Androgino, que relembra a era Tom Ford. A coleção também apresenta vários acessórios, incluindo a revisitada Gucci Bamboo 1947 e mocassins, que serão fundamentais na transformação da marca.

“É uma versão burguesa de Demna, com silhuetas muito claras”, diz o consultor de Moda Dryce Lahssan. “Demna é um mestre em contar histórias. Há uma personagem da família Gucci para todos. Com esta primeira coleção, Demna está a assumir a propriedade da herança da Gucci; a reinvenção ainda não começou. Ainda assim, é um momento emocionante para a marca”.

Traduzido do original, disponível aqui.

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