Inspiring Women  

O poder feminino nos Óscares 2021

26 Apr 2021
By Carolina Serras

De Melhor Realização a Melhor Guarda Roupa, estas foram as oito mulheres que levaram a tão desejada estatueta dourada para casa.

Foi de forma pacata que a 93ª edição dos Prémios da Academia decorreram, numa boa cadência, mas sem grandes momentos - as saudades que temos de um wow factor. O Dolby Theatre não se encheu como outrora, a cerimónia esteve meio vazia de pessoas mas também vazia de preconceitos, visto que este foi o ano com mais diversidade de vencedores. Neste artigo, reunimos todas as mulheres que levaram para casa um Óscar.

A começar por Chloé Zhao que ganhou o Óscar de Melhor Realização, tornando-se assim a segunda mulher em 93 edições a receber tal homenagem. A cineasta é também a primeira asiática e a primeira realizadora nascida fora dos EUA a vencer o galardão. O seu filme Nomadland conquistou o coração da crítica especializada e garantiu-lhe o aclamado prémio de melhor realizadora e ainda o de Melhor Filme.

Chloé Zhao © Getty Images
Chloé Zhao © Getty Images

Emerald Fennell levou para casa o Óscar de Melhor Argumento Original com o filme Promising Young Woman. A atriz, diretora e argumentista britânica foi a primeira mulher a ganhar este prémio em 13 anos. 

Emerald Fennell © Getty Images
Emerald Fennell © Getty Images

O Óscar de Melhor Guarda Roupa foi para Ann Roth pelo seu trabalho em Ma Rainey: A mãe do Blues. Este foi um dos momentos mais marcantes dos Óscares: com 89 anos, Ann Roth é a mulher mais velha a receber este prémio.

Mia Neal, Jamika Wilson, ganharam o Óscar de Melhor Caracterização juntamente com e Sergio Lopes-Rivera, pelo seu trabalho em Ma Rainey: A mãe do Blues.  Esta foi mais uma vitória histórica para a edição de 2021 da cerimónia, sendo que Mia Neal e Jamika Wilson foram as primeiras mulheres afro-americanas a ganhar este galardão.

Mia Neal, Jamika Wilson e Sergio Lopez © Getty Images
Mia Neal, Jamika Wilson e Sergio Lopez © Getty Images

O Óscar de Melhor Música Original foi para a H.E.R com a canção Fight For You. A música foi escrita juntamente com Dernst Emile II e Tiara Thomas para o filme Judas e o Messias Negro. 

Tiara Thomas, H.E.R. e Dernst Emile
Tiara Thomas, H.E.R. e Dernst Emile

Frances McDormand leva para casa o Óscar de Melhor Atriz pela sua representação de Fren no filme Nomadland. Francis McDormand conta com três Óscares de Melhor Atriz, ultrapassando a “rainha de Hollywood", Meryl Streep, pela quantidade de nomeações e prémios que recebeu. 

Frances McDormand © Getty Images
Frances McDormand © Getty Images

Yuh-Jung Youn, de 73 anos, ganha o Óscar de melhor atriz secundária pela sua interpretação de Soonja no filme Minari, tornando-se a primeira atriz coreana a ganhar o prémio. 

Yuh Jung-Youn © Getty Images
Yuh Jung-Youn © Getty Images

Carolina Serras By Carolina Serras

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024