Artigo Anterior

A supermodelo Debra Shaw

Próximo Artigo

Um paraíso vintage

Notícias 3. 5. 2018

O nome é Goddard, Molly Goddard

by Mónica Bozinoski

 

Num panorama muitas vezes saturado pela pressão dos números, das menções ou dos seguidores, Molly Goddard é um exemplo refrescante de que as contas que a paixão faz são, no fim do dia, as mais valiosas. 

©Instagram/@mollygoddard

Vamos recuar no tempo, mais precisamente ao ano de 2014. Molly Goddard acaba de desistir do Mestrado em Moda na prestigiada Central Saint Martins, que formou nomes como Alexander McQueen, John Galliano, Zac Posen, Phoebe Philo ou Stella McCartney. Dois anos académicos acabam assim, sem nada palpável para mostrar. Para muitos, poderia simbolizar uma porta trancada a sete chaves mas, para Goddard, simbolizou o início de uma carreira em ascensão.

No mesmo ano, para a Semana de Moda de Londres, o namorado Tom Shickle incentivou-a a mostrar as suas criações, sem remorsos ou arrependimentos. "Ele disse-me, 'Faz alguns vestidos, e organiza uma festa. Vai ser divertido e talvez consigas trabalho'", confessou Goddard em entrevista à revista W. "Criei os vestidos e reservei um salão numa igreja.". A irmã mais nova ajudou com o styling, e a mãe, antiga professora de arte, ficou responsável pelo cenário, uma aula de pintura em tempo real. "Todas as minhas amigas estavam lá, a usar os meus vestidos com calças de ganga", disse sobre aquela que foi a sua primeira apresentação, em entrevista à edição americana da Vogue

Aquilo que resultou de uma aposta no escuro, nem mesmo os deuses conseguiriam prever: no dia seguinte, a criadora britânica recebeu pedidos de encomendas da I.T., uma boutique em Hong Kong, e de Dover Street Market, fundado em 2004 por Adrian Joffe e a mulher, Rei Kawakubo, o rosto responsável pela Comme des Garçons. Num abrir e fechar de olhos, a adolescente que rumava até uma das maiores mecas da Moda estava a criar 86 peças, dia e noite, para o icónico endereço londrino. 

Com uma visão distinta e fresca, um espírito de diversidade e inclusividade, e crições onde a feminilidade dos tules e a excentricidade dos folhos contrastam com uma onda de liberdade e rebeldia, Molly Goddard é um dos nomes mais promissores da Moda, com um percurso notável no curto espaço de quatro anos. Em 2016, a britânica recebeu o prémio de British Emerging Talent nos Fashion Awards e, na mesma cerimónia, a modelo Adwoa Aboah vestiu uma das suas criações. 

As suas peças de proporções desmedidas e volumes desafiantes, com inspirações que saltitam entre roupa de criança e achado de segunda-mão, não ganharam apenas o coração da modelo britânica. Artistas musicais como Rihanna ou SZA, passando pela blogger Sussana Lau e pelas modelos Slick Woods ou Edie Campbell, que abriu o desfile de primavera 2018 da designer britânica, são apenas alguns dos nomes que se renderam às criações de Molly Goddard. 

Se dúvidas restassem da ascensão à velocidade da luz de Molly Goddard, foi anunciado que a designer britânica é a vencedora do prémio BFC/Vogue Designer Fashion Fund de 2018, um reconhecimento que permitirá à criadora expandir a sua equipa e desenvolver a sua presença digital. "A Molly Goddard é original. Tem uma visão singular e um foco extraordinário, que impulsionaram a sua marca a um nível internacional", disse Edward Enninful, diretor da edição britânica da Vogue e um dos membros do painel de jurados do prémio. "Ela é a definição de talento e daquilo que o Reino Unido tem de melhor nesta indústria criativa", concluiu. 

"Gosto de pensar na mulher Molly Goddard como uma mulher que usa estas peças todos os dias e em todo o lado", confessou a designer em entrevista ao The Style Report. "Seja para ir a uma pequena mercearia ou a uma entrega de prémios.". Olhando para o espírito original e vibrante da criadora britânica, não temos dúvidas de que o nome Molly Goddard irá conquistar todos os sítios por onde passar. 

Artigos Relacionados

Pessoas 20. 2. 2018

Rihanna dita tendências

Em 2017, consagrou-se uma verdadeira ditadora de tendências. Agora, em 2018, vamos querer usar tudo aquilo que Riri já usou.

Ler mais

Eventos 5. 12. 2017

The Fashion Awards 2017

A passadeira vermelha foi uma vez mais estendida à porta do emblemático Royal Albert Hall, em Londres, para uma gala repleta de estilo onde Karlie Kloss e Jack Whitehall foram anfitriões.

Ler mais

Notícias 24. 10. 2017

Os nomeados para o Fashion Awards 2017

Já são conhecidos os potenciais vencedores dos prémios do evento que celebra o talento na indústria da Moda.

Ler mais

Pessoas 16. 10. 2017

Following Now: Adwoa Aboah

Com um espírito de badass, estilo tomboy e beleza inconfundível, era impossível para Adwoa Aboah escapar do radar da Vogue - e dos seus quase 350 mil seguidores.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK