Artigo Anterior

Furla abre loja outlet

Próximo Artigo

Moda Operandi lança plataforma para talento emergente

Notícias 2. 11. 2017

O blusão de ganga mais popular da história faz 50 anos

by Vogue Portugal

 

Chama-se Levi’s® Trucker Jacket Type III. Trucker para os amigos.

E tem muitos, que foi angariando ao longo de meio século de vida. Nasceu há 50 anos e, desde então, foi usado e adorado por todos, sem olhar a classes, religião, cargo ou ideologia. Não se encostou à fama e continuou a evoluir ao longo dos sécs. XX e XXI, a começar pelo nome: batizado de Blouse originalmente, foi esta a primeira versão do hoje icónico blusão de ganga. Tinha botões centrais, três pregas à frente em cada um dos lados, rebites nos bolsos frontais, os punhos com fecho de botão e as presilhas na base das costas para um melhor ajuste ao corpo. Era o espírito norte-americano da revolução traduzido em denim - mas também o testemunho do intenso e obsessivo trabalho da marca em encontrar o modelo de casaco funcional e perfeito.

Os Levi’s® Trucker Jackets Type I, Type II e Type III surgiram décadas depois e a História encarregar-se-ia de canonizar o Trucker Type III como o mais popular. Surgiu na década de 60 e tornou-se o role model para todos os outros do género que surgiram, mas que nunca ninguém tratou pelo nome próprio como ao original. Nascido durante a rebeldia do Summer of Love, era a peça símbolo da juventude, do estilo autêntico e da expressão individual. De tal modo que foram customizados inúmeras vezes, sem nunca mascarar o seu ADN, marca ou identidade. Apenas adaptando-se a novas personalidades.

O mote nunca mudou. Hoje, continua com o mesmo repto em cada linha e as versões de 2017 nesta galeria do modelo emblemático provam-no. Para mulher, o Trucker Type III surge nas versões Original, Ex-Boyfriend, Sherpa e Altered. Poderá encontrá-las nas lojas Levi's® ou em Levi.com.

A propósito do aniversário, a Levi's® lança uma edição especial do Trucker Jacket Type III e é ouro sobre azul - quase literalmente: no melhor denim selvedge da marcae costurado a fio dourado, conta apenas com 505 unidades.

A celebração é, obviamente, mundial e, na passada quinta-feira, foi Berlim palco da festa, que incluiu a inauguração de uma exposição temporária: situada no número 131 da Chausseestrasse, no Mitte em Berlim, é de entrada gratuita de 21 a 29 de outubro, e inclui fotografias que homenageiam o Levi’s® Trucker Jacket Type III e customizações do mesmo feitas por criativos de diversos países.

Coletivos de Portugal, Espanha, França, Itália, Turquia, Bélgica, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Polónia, Rússia e Suécia, foram convidados a criar as suas interpretações desta peça tão icónica e a Squad Portuguesa convidada para esta ação foi composta pela ilustradora e pela percursora da street art feminina portuguesa Tamara Alves, pelo jovem designer de moda nacional Patrick de Pádua, pela fotógrafa de moda Maria Rita Rodrigues e pelo bailarino André Cabral. Juntos, criaram o “Trucker-Capote”, uma versão do Trucker Jacket Type III inspirada no Capote Alentejano, no qual se encontra bordada uma ilustração criada propositadamente pela street artist para o casaco onde se podem ver duas andorinhas e uma frase de Zeca Afonso.

No local da exposição, há ainda uma Levi's® Tailor Shop Pop-Up, onde, mediante marcação, poderá personalizar peças Levi's® e o seu blusão para ficar com uma versão exclusiva do icónico Trucker.

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK