Atualidade   Notícias  

O Bandage Dress de Hervé Léger

10 Oct 2017
By Mónica Silva

Apenas dias depois da morte de Hervé Léger, recordamos a sua maior criação e a vida de um designer inovador.

Apenas dias depois da morte de Hervé Léger, recordamos a sua maior criação e a vida de um designer inovador.

© D.R.

Hervé Léger morreu com 60 anos e deixa para trás uma carreira que inclui um vestido que ficará para sempre na história do guarda-roupa feminino: o Bandage Dress. Tornou-se na peça favorita de supermodelos como Cindy Crawford, Karen Mulder e Eva Herzigova que o usavam dentro e fora dos desfiles.

Nasceu como Hervé Peugnet a 30 de Maio de 1957, no norte de França. Estudou Escultura e História das Artes, mas desistiu para se tornar cabeleireiro. Começou por exercer essa mesma profissão nos desfiles da Chloé até conhecer Karl Lagerfeld, em 1980, tornando-se seu assistente para a Fendi e, mais tarde, para a Chanel.

Depois de trabalhar como freelancer para a Lanvin e Diane Von Furstenberg, a conselho de Lagerfeld, Hervé decidiu fundar a sua própria marca, aos 28 anos. O designer alemão também sugeriu a alteração do apelido para Léger de modo a facilitar a sua pronunciação pelos americanos.

© @heverlegerleroux

Hervé Léger iria conhecer os anos de maior sucesso com a marca homónima, na qual criou o Bandage Dress em 1990. Também conhecido como Bodycon, de consciencialização do corpo, o vestido evidenciava as curvas femininas pelo material elástico e silhueta justa, tendo sido utilizado por diversas celebridades como Kim Kardashian, Rihanna, Victoria Beckham e Melania Trump.

Em 1998, o grupo BCBG Max Azria comprou a sua empresa, apoderando-se do nome de Léger com a coleção “Hervé Léger by Max Azria”. Em 2000, o designer francês criou uma nova marca e adoptou outro nome passando a chamar-se Hervé L. Leroux, mais uma vez por conselho de Largefeld.

© D.R.

A clientela manteve-se fiel às suas criações, mas Leroux nunca mais voltou a atingir o mesmo nível de sucesso que teve com seu antigo nome. Em 2005, como diretor criativo da Guy LaRoche, vestiu Hilary Swank para a cerimónia dos Academy Awards na edição em que ganhou o prémio de melhor atriz pelo seu papel no filme Million Dollar Baby.

Hoje são muitas as personalidades famosas que fazem publicações a lamentar as noticias da sua morte. Leroux não foi um exemplo de sucesso contínuo, mas foi um rosto de uma revolução no guarda-roupa feminino nos anos 90 e que perdura até aos dias de hoje.

Mónica Silva By Mónica Silva

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024