Coleções  

Numa união de visões, a H&M apresenta a sua nova coleção com Glenn Martens

17 Oct 2025
By Vogue Portugal

Com uma linguagem própria, Glenn Martens tem vindo a afirmar-se como uma figura de peso no mundo da Moda. Agora, numa fusão de referências, a H&M revela a visão artística do designer belga através da sua mais recente colaboração: H&M x Glenn Martens.

Entre tendências efémeras e ciclos que se renovam eternamente, é nas passerelles mais icónicas da Moda que o verdadeiro significado de irreverência e autoexpressão ganha vida. Com o intuito de democratizar e desafiar os limites da Moda, a H&M alia-se a Glenn Martens – um dos nomes que mais tem contribuído para definir o panorama das tendências contemporâneas – para apresentar a sua mais recente colaboração. Num misto de propostas disruptivas que exploram tanto o vestuário feminino como o masculino, a coleção inclui também peças unisexo e uma seleção de acessórios.


De antigo diretor criativo da Y/Project (casa que encerrou as suas portas no início deste ano, após 11 anos sob a sua alçada) a atual diretor criativo da Maison Margiela — sem descurar o seu trabalho na Diesel — Martens tem vindo a construir um percurso marcado por uma força criativa singular. Neste novo projeto colaborativo, que visa empoderar as pessoas e despertar a expressão criativa, a colaboração entre o designer belga e a marca sueca reinventa os arquétipos da Moda, ao mesmo tempo que revisita os arquivos da carreira de Martens e da história da H&M.

Numa ode às silhuetas vanguardistas à la Martens, staples do guarda-roupa – como t-shirts, camisas de xadrez e calças de gangas – são reinterpretadas através de designs que exploram a técnica trompe-l'œil, enquanto seguem formas esculturais construídas por processos de remodelação, como o uso da folha metálica e a aplicação de arame. Para o designer, a coleção apresenta-se como uma grande família de peças com diferentes propósitos e múltiplas personalidades: "tal como as pessoas, elas crescem e transformam-se a cada dia", diz.


Para a campanha da coleção, Martens explora o seu fascínio pelo humor britânico através de referências ao Reino Unido que permeiam as peças, e apresenta um retrato familiar divertido e satírico, protagonizado por Joanna Lumley e Richard E. Grant. Das grandes passerelles internacionais ao guarda-roupa do dia a dia, a coleção H&M x Glenn Martens foi desenhada com a versatilidade em mente, simbolizando uma nova era da democratização da Moda – disponível em lojas selecionadas e online em hm.com, a partir de 30 de outubro.


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