Artigo Anterior

Stylists de Hollywood falam sobre a estratégia por trás de um look de red carpet

Próximo Artigo

Clara Não: “‘Well-behaved women rarely make history.’ Ainda hoje tenho este papel e sempre que olho para ele sorrio, porque é verdade.”

Entrevistas 22. 12. 2018

Natal hoje, Natal sempre

by Mónica Bozinoski

 

Natal é sinónimo de família, tradições que nunca se quebram e momentos capazes de aquecer o coração em pleno frio de dezembro. Mas também é sinónimo de doces típicos - os nossos entrevistados têm queda para o Bolo Rainha -, filmes que já são da casa, músicas obrigatórias em qualquer playlist natalícia que se preze e peças de roupa para entrar no espírito da quadra. 

Natal é sinónimo disto e muito mais - é uma celebração tão pessoal como universal, uma data tão peculiar como tradicional, um momento tão nosso como deles -, e foi precisamente por isso que a Vogue quis descobrir aquilo que a altura mais mágica do ano significa para nomes como Catarina Mira, Raquel Strada, Tânia Dioespirro, Fernando Cabral, Rita Martins, Clara Não, Joana Ribeiro, Conan Osiris, Alba Baptista, Bárbara Lourenço e Isabela Valadeiro. 

Catarina Mira, atriz e blogger

Onde passas o Natal? Este ano vou passá-lo pela primeira vez em Inglaterra, mais propriamente em Reading, com a família do meu namorado.

O que comem na Consoada? Vou trocar o nosso bacalhau por um Sunday Roast, que é um assado de carne, normalmente um rosbife, acompanhado de Yorkshire pudding, batata assada, vegetais cozidos e gravy. É uma delicia.

Qual é o doce típico da época natalícia que mais te abre o apetite? Na verdade não são bem os doces de Natal, o que me abre o apetite são os chocolates, em particular os After Eights.

Chegou a hora de abrir os presentes: amigo secreto, ou toda a gente oferece prendas a toda a gente? Com a minha família em Portugal fazemos um amigo secreto porque, para nós, o Natal não se foca nos presentes, mas sim no convívio. Com a família do meu namorado oferecemos presentes apenas às crianças.

Presentes debaixo da árvore ou dentro do sapatinho? Debaixo da árvore. 

Abres os presentes à meia-noite, ou na manhã de Natal? Em Portugal abro à meia-noite, mas em Inglaterra será na manhã de 25, sendo que na noite de 24 para 25 as crianças da família deixam um copo de leite e umas bolachinhas para o Pai Natal petiscar quando vier entregar os presentes durante a noite.

Filme de Natal favorito? Love Actually

Música de Natal favorita? Stay Another Day, dos East 17. 

Melhor peça de roupa para entrar no espírito natalíco? Meias de Natal. 

Raquel Strada, apresentadora, atriz e blogger

©Gonçalo Silva

Onde passas o Natal? No Porto, com a família do meu marido.

O que comem na Consoada? Bacalhau, polvo e peru. Eu aguardo sempre com alguma ansiedade pelos enchidos.

Qual é o doce típico da época natalícia que mais te abre o apetite? Bolo Rainha. De resto não gosto muito.

Chegou a hora de abrir os presentes: amigo secreto, ou toda a gente oferece prendas a toda a gente? Toda a gente oferece presentes. Mas os mais sortudos são sempre os mais pequeninos.

Presentes debaixo da árvore ou dentro do sapatinho? Debaixo da árvore.

Abres os presentes à meia-noite, ou na manhã de Natal? À meia-noite. Esperei tantos anos para festejar o Natal. Já não espero mais...

Filme de Natal favorito? Música no Coração

Música de Natal favorita? All I Want For Christmas Is You da Mariah Carey. É o hino do Natal. 

Melhor peça de roupa para entrar no espírito natalício? Camisola de Natal, ou meias de Natal.

Tânia Dioespirro, stylist

Onde passas o Natal? Em casa dos meus pais, com a família mais chegada. 

O que comem na Consoada? O tradicional Bacalhau Cozido, que em mais dia nenhum do ano gosto de comer. 

Qual é o doce típico da época natalícia que mais te abre o apetite? A mesa dos doces é o meu canto favorito do Natal. Gosto de ter as rabanadas, o leite creme e o pão-de-ló de Ovar por perto. 

Chegou a hora de abrir os presentes: amigo secreto, ou toda a gente oferece prendas a toda a gente? Toda a gente oferece miminhos a toda a gente. 

Presentes debaixo da árvore ou dentro do sapatinho? Hoje em dia debaixo da árvore. Quando eramos crianças, colocavamos o sapatinho na cozinha com a porta fechada, e o Pai Natal à meia-noite punha os presentes junto dos respetivos sapatinhos! Era o momento mais mágico do ano! 

Abres os presentes à meia-noite, ou na manhã de Natal? À meia-noite. Ainda continuo a não conseguir esperar pela manhã seguinte! 

Filme de Natal favorito? Não é Natal até ver o Sozinho em Casa I & II

Música de Natal favorita? Isto é provavelmente a pergunta mais difícil que me fizeram nos últimos anos... Sou uma dada a músicas de Natal, mas a Last Christmas dos Wham tem um lugar especial na minha vontade de cantar desafinada.  

Melhor peça de roupa para entrar no espírito natalíco? Camisola de Natal, porque Natal também é adormecer no sofá a ver filmes, e não consigo dormir de meias. 

Fernando Cabral, modelo

Onde passas o Natal? Em Lisboa, com a família.

O que comem na Consoada? Não foge à regra, o tradicional bacalhau e cabrito no forno.

Qual é o doce típico da época natalícia que mais te abre o apetite? Não sou muito dado a doces, mas sou apreciador de um belo arroz doce ou pudim de ovos.

Chegou a hora de abrir os presentes: amigo secreto, ou toda a gente oferece prendas a toda a gente? É uma partilha entre todos.

Presentes debaixo da árvore ou dentro do sapatinho? Debaixo da árvore.

Abres os presentes à meia-noite, ou na manhã de Natal? Normalmente à meia-noite.

Filme de Natal favorito? O clássico Sozinho em Casa.

Música de Natal favorita? Last Christmas dos Wham. 

Melhor peça de roupa para entrar no espírito natalício? Meias de Natal.  

Rita Martins, atriz

Onde passas o Natal? Por norma, na casa das “tias”.

O que comem na Consoada? Bacalhau, mas sempre à espera da roupa velha.

Qual é o doce típico da época natalícia que mais te abre o apetite? Farófias!

Chegou a hora de abrir os presentes: amigo secreto, ou toda a gente oferece prendas a toda a gente? Todos dão a todos, só as criancas é que se safam.

Presentes debaixo da árvore ou dentro do sapatinho? No sapatinho não cabem.

Abres os presentes à meia-noite, ou na manhã de Natal? Sempre à meia noite, depois do mais novo por o menino Jesus nas palhinhas. Uma tradição antiga.

Filme de Natal favorito? Sozinho em Casa. Aquele clássico que agrada a todos.

Música de Natal favorita? Isso existe?

Melhor peça de roupa para entrar no espírito natalício? Não são cuecas azuis...? Talvez umas meias com botas de cano alto.

Clara Não, ilustradora, designer e escritora 

©Pedro MKK

Onde passas o Natal? Em casa da Tia Inês, ou em casa da minha Madrinha, Tia Paula, com a família mais chegada. Somos entre dezassete a vinte e duas pessoas, com hastes de veado ou barretes que a minha irmã Lia traz de Londres, onde vive.

O que comem na Consoada? Na véspera de Natal, comemos a típica caldeira de bacalhau, como manda a tradição — todos a comer da travessa, só com garfos. Como opção, as minhas tias, que são umas queridas, fazem um prato de carne para quem não gosta muito de bacalhau. Mas o mais engraçado é que há sempre mais sobremesas que pessoas. O meu Pai, Manuel, faz o melhor pudim e pão-de-ló do mundo, a minha Madrinha faz a melhor Pavlova, e a Tia Inês faz o melhor leite de creme.

Qual é o doce típico da época natalícia que mais te abre o apetite? Cada vez mais gosto de bolo-rei, mas tiro as frutas grandes cristalizadas da cobertura, são demasiado doces para mim.

Chegou a hora de abrir os presentes: amigo secreto, ou toda a gente oferece prendas a toda a gente? Nem um, nem outro. Cada casa de família oferece prendas a toda a gente. Por exemplo, os meus pais, oferecem prendas em nome deles e no meu.

Presentes debaixo da árvore ou dentro do sapatinho? Debaixo da árvore.

Abres os presentes à meia-noite, ou na manhã de Natal? Sempre à meia-noite! Até lá brincamos com os miúdos; o Tio Quim adormece no sofá; o meu Padrinho Zé conta histórias bonitas e engraçadas; o meu Pai faz telefonemas anónimos (como se ninguém soubesse que é ele); a minha Mãe, Laura, comenta as sms que está a receber; e eu e a minha prima Inês pomos a conversa em dia, no meio de torneios de sueca e de muitas risadas.

Filme de Natal favorito? Sem sombra de dúvida, Love Actually. Mas Natal não é Natal sem Sozinho em Casa.

Música de Natal favorita? All I Want For Christmas Is You, da Mariah Carey, embora prefira trocar o “you” por “me”.

Melhor peça de roupa para entrar no espírito natalício? Meias, sou louca por meias.

Conan Osiris, músico 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Conan (@conanosiris) a

Para ilustrar o espírito natalício, o Conan escolheu este vídeo que, como o próprio nos explicou, "é um vídeo da minha mãe e da minha tia a amassarem filhoses".

Onde passas o Natal? Em Lisboa! Não tenho terra longínqua onde passar! 

O que comem na Consoada? Bacalhau cozido com bastante alho, como fazia o meu avô. 

Qual é o doce típico da época natalícia que mais te abre o apetite? Definitivamente filhoses! Fazemo-las desde sempre em casa, a receita é da minha bisavó

Chegou a hora de abrir os presentes: amigo secreto, ou toda a gente oferece prendas a toda a gente? Todos contra todos! 

Presentes debaixo da árvore ou dentro do sapatinho? Quando era pequeno era dentro do sapatinho, no fogão! Eventualmente, com o crescimento da família, o fogão tornou-se demasiado pequeno! 

Abres os presentes à meia-noite, ou na manhã de Natal? Meia-noite, all the way

Filme de Natal favorito? Sozinho em Casa. Acho que sei todas as falas de cor. “Kevin, you’re what the French call... Les Incompetents!”

Música de Natal favorita? Rockin' Around the Christmas Tree! Que bop

Melhor peça de roupa para entrar no espírito natalício? Meias, camisola de lã... tudo de lã, e o mais chubby possível. 

Joana Ribeiro, atriz 

Onde passas o Natal? Em Lisboa, passo a noite de 24 com um dos meus pais e, dia 25, com o outro. E todos os anos mudamos. Quando era mais nova ia para Santarém, para casa dos meus avós, ou para o Gerês - mas ultimamente temos sempre passado em Lisboa.

O que comem na Consoada? Um pouco de tudo. 

Qual é o doce típico da época natalícia que mais te abre o apetite? Hmm... não sou muito de doces mas adoro Bolo Rainha. Torrado, não torrado, com chá, café, pequeno-almoço sobremesa tudo. Vai bem a qualquer hora e com qualquer coisa.

Chegou a hora de abrir os presentes: amigo secreto, ou toda a gente oferece prendas a toda a gente? Com a família toda a gente oferece a toda a gente, com amigos fazemos amigo secreto.

Presentes debaixo da árvore ou dentro do sapatinho? Debaixo da árvore, ou junto à lareira quando não há árvore.

Abres os presentes à meia-noite, ou na manhã de Natal? Os dois. Com um dos pais à meia-noite, e com o outro na manhã. Há para todos os gostos.

Filme de Natal favorito? Gosto sempre dos clássicos. O ano passado vimos o Sapatos Vermelhos de Michael Powell. Mas confesso que vejo o Love Actually quase todos os anos, assim que começa a época natalícia. É o meu guilty pleasure de Natal. 

Música de Natal favorita? Todas. I’m a sucker for Christmas songs. Desde All I Want For Christmas Is You, até Jingle Bells ou Hark! The Herald Angels Sing. TUDO!

Melhor peça de roupa para entrar no espírito natalício? Pijama de Natal. É daqueles presentes que nunca falham. E se puder passar a meia-noite de pijama fofinho e com bonecos, está ótimo.  

Alba Baptista, atriz 

Onde passas o Natal? Brasil (à esquerda, na imagem) e Portugal (à direita, na imagem), variando de ano para ano - a minha mãe é portuguesa e o meu pai é brasileiro. 

O que comem na Consoada? O prato de bacalhau está sempre presente. De resto, é tudo e mais alguma coisa! Só coisas boas. 

Qual é o doce típico da época natalícia que mais te abre o apetite? Farófias! 

Chegou a hora de abrir os presentes: amigo secreto, ou toda a gente oferece prendas a toda a gente? Amigo secreto. 

Presentes debaixo da árvore ou dentro do sapatinho? Debaixo da árvore.

Abres os presentes à meia-noite, ou na manhã de Natal? Meia-noite, sempre. 

Filme de Natal favorito? O Love Actually!

Música de Natal favorita? Blue Christmas, do Elvis Presley. E, claro... All I Want For Christmas Is You da Mariah Carey. 

Melhor peça de roupa para entrar no espírito natalício? Em Portugal, meias. No Brasil, havaianas! 

Bárbara Lourenço, atriz

Onde passas o Natal? Passo a noite de 24 em Lisboa, e vou almoçar a Leiria dia 25.

O que comem na Consoada? Bacalhau cozido e bacalhau com natas.

Qual é o doce típico da época natalícia que mais te abre o apetite? As filhoses da minha avó.

Chegou a hora de abrir os presentes: amigo secreto, ou toda a gente oferece prendas a toda a gente? De há uns anos para cá optamos por oferecer só às crianças, que são realmente quem dá mais valor a isso.

Presentes debaixo da árvore ou dentro do sapatinho? Debaixo da árvore.

Abres os presentes à meia-noite, ou na manhã de Natal? À meia-noite, isso se conseguirem aguentar até lá.

Filme de Natal favorito? É a época das trilogias. Harry Potter.  

Música de Natal favorita? All I Want For Christmas Is You, da Mariah Carey.

Melhor peça de roupa para entrar no espírito natalício? Meias de Natal, sem dúvida!

Isabela Valadeiro, atriz 

Onde passas o Natal? No Alentejo. 

O que comem na Consoada? Comemos os pratos típicos natalícios. O meu Natal acaba por ser uma prova gastronómica, cada membro da família traz um prato.

Qual é o doce típico da época natalícia que mais te abre o apetite? Gosto especialmente do Bolo Rainha. 

Chegou a hora de abrir os presentes: amigo secreto, ou toda a gente oferece prendas a toda a gente? Fazemos ambas as coisas, amigo secreto e prendas para toda a gente. As prendas para toda a gente são, da minha parte, poemas ou postais, ou algo feito por mim com amor, muitas vezes nada de bens materiais. Penso que há outros bens que fazem ainda melhor ao coração. Esta época pede isto mesmo, amor e coração quente.

Presentes debaixo da árvore ou dentro do sapatinho? Debaixo da árvore

Abres os presentes à meia-noite, ou na manhã de Natal? Prefiro abrir à meia-noite. 

Filme de Natal favorito? O clássico é o Sozinho em Casa, passa sempre. Mas o meu favorito é o que criamos todos os natais no calor da família.

Música de Natal favorita? All I Want For Christmas Is You, da Mariah Carey. 

Melhor peça de roupa para entrar no espírito natalício? Meias de Natal.  

Artigos Relacionados

Curiosidades 21. 12. 2018

Aquele outro Natal

Não há mesas cheias nem cânticos à volta da árvore, não há jantares demorados nem lareiras como argumento para fazer de casa o epicentro da quadra. Ou há, mas Yen Sung e Paulo Furtado levam o natal a sério fora de portas, em trabalho, porque a tradição ainda o é. 

Ler mais

Vídeos 7. 12. 2018

12 factos sobre o Pai Natal

Qual é coisa qual é ela cuja cor que a simboliza é o vermelho, tem orgulho em ser plus-size e faz-nos a todas mais felizes? Não, não são (só) uns sapatos Louboutin. É mesmo o Pai Natal.

Ler mais

Curiosidades 7. 12. 2018

Vogue Family

A Vogue sacudiu a poeira dos álbuns e reuniu as suas melhores memórias natalícias.

Ler mais

Entrevistas 22. 12. 2017

Natal dos pequeninos

Dizem que o melhor do Natal são as crianças. Partindo desse princípio, reunimos os melhores momentos natalícios, da infância, de alguns ‘amigos’ da Vogue.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK