Artigo Anterior

Afinal, porque é que as marcas desaparecem das redes sociais?

Próximo Artigo

Design português de origem protegida

Notícias 9. 8. 2021

Não há verdadeira inclusão sem a Moda adaptada

by Mariana Silva

 

Ainda são muito poucas as marcas de Moda com linhas pensadas para pessoas com incapacidades físicas.

“Moda inclusiva” é uma das expressões atualmente mais utilizadas pela indústria. Nas publicidades, vemos representadas pessoas de todas as etnias e faixas etárias. Nas lojas, cresce o número de coleções plus size e sem género. Estará a Moda a chegar a uma era verdadeiramente inclusiva? Para a comunidade de pessoas com deficiência, ainda há muito por onde melhorar. De acordo um artigo publicado pela Vogue Business, em 2019, o mercado de roupa adaptada representa uma oportunidade de 400 mil milhões de dólares para a indústria. Uma oportunidade, em grande parte, perdida, pois contam-se pelos dedos as marcas que possuem coleções pensadas para as diversas incapacidades físicas e mentais com as quais cerca de 15% da população mundial se depara.

Mas se existe uma gap de mercado, porque é que as marcas não se focam na produção de roupa adaptada? Ao contrário do que se pode pensar, a verdadeira dificuldade não está no custo associado. De acordo com uma estimativa realizada pela Vogue Business, o processo de manufatura de uma gama de peças adequadas a pessoas com deficiência custará aproximadamente o mesmo que estender o número de tamanhos presentes numa coleção. Todavia, no mercado da roupa adaptada, existe a necessidade acrescida de ter em conta determinados critérios médicos no design e produção das peças. E essa é a verdadeira dificuldade para a maioria das empresas.

Para além disso, é igualmente essencial relembrar a importância da representatividade corporativa. Apesar de existirem muitos consumidores para o mercado de roupa adaptada, a esmagadora maioria não tem um papel ativo na indústria da Moda. Claro está que não haverá ninguém melhor para pensar a criação de roupa adaptada do que uma pessoa que a utilize numa base regular, daí ser essencial garantir a verdadeira inclusão, uma que transcenda a existência das próprias peças.

Problemas levantados, abordamos agora as soluções. Até porque já existem marcas de renome exclusivamente dedicadas à produção de roupa adaptada ou, pelo menos, com linhas que respondam a essa procura.

A Vogue reuniu algumas das opções que podem ser encontradas em Portugal. 

Tommy Adaptive by Tommy Hilfiger

Criada em 2016 com o intuito de responder às necessidades específicas de faixas etárias mais elevadas, Tommy Adaptive é a linha de Moda adaptada da Tommy Hilfiger. Esta linha promete garantir funcionalidade sem descurar o estilo ou a qualidade das peças.

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by Tommy Hilfiger (@tommyhilfiger)

 

Nike FlyEase

A coleção FlyEase da Nike pretende criar footwear que pode ser calçado ou descalçado sem usar as mãos. Entre sapatilhas e slip ons para homem, mulher e criança, são várias as opções presentes nesta linha adaptada.

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by Grey Technologies (@greytechnologies)

 

Slick Chicks

Slick Chicks é uma marca de roupa interior que pretende dar a pessoas com incapacidades físicas a possibilidade de se vestirem sozinhas. Conhecida pelas cuecas de fecho lateral, a empresa conta agora também com soutiens de diversas aberturas.

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by Slick Chicks® (@slickchicksonline)

 

Unhidden Clothing

Foi por não encontrar peças que se adequavam à sua deficiência física que Victoria Jenkins decidiu criar a própria marca. Unhidden Clothing conta com uma coleção-cápsula de roupa adaptada tanto para o género feminino como para o masculino.

 

Miga Swimwear

A Moda adaptada passa também pelo swimwear e é isso que esta marca vem comprovar. Nascida na Central Saint Martins com o intuito de ajudar cada mulher a aceitar o seu corpo, Miga Swimwear vem associar a estética à funcionalidade. 

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by MIGA Swimwear (@migaswimwear)

Artigos Relacionados

Notícias 22. 4. 2021

Na luta pela inclusão

A Mango lança a primeira coleção, a nível mundial, de roupa interior e de banho para mulheres com apenas um peito. E todos os lucros serão doados à associação teta & teta.

Ler mais

Entrevistas 8. 3. 2021

Kim Kardashian: “Quero que as mulheres se sintam confortáveis”

Desde o lançamento em 2019, a Skims tem vindo a revolucionar a indústria do shapewear com os diversos produtos e as mensagens de inclusão. A fundadora Kim Kardashian partilha com a Vogue a sua visão para a marca body-positive.

Ler mais

Curiosidades 15. 1. 2020

As maiores conquistas da indústria da Moda na última década

A Moda sempre foi mais do que roupa pendurada em manequins. A Moda sempre foi sobre pessoas. Sobre acompanhar os tempos e mudar com o tempo. Sobre conquistas que erguem bandeiras de respeito. Seja ele de que forma for.

Ler mais