Artigo Anterior

Como tornar a indústria da Beleza mais inclusiva

Próximo Artigo

Off-White lança marca de Beleza

Notícias 8. 4. 2022

MPL’beauty: a história da marca portuguesa de cosméticos naturais

by Mariana Silva

 

Sob o lema “cuidar de dentro para fora”, Mafalda Pinto Leite tem feito grandes avanços no setor da Beleza natural. 

© MPL'beauty 

Mafalda Pinto Leite fundou a sua marca de produtos de Beleza em 2019 e hoje, no mês em que a MPL’beauty celebra o seu terceiro aniversário, conta à Vogue Portugal como foi esse percurso. 

Qual foi a inspiração por detrás da criação da MPL'beauty? Foi uma vontade inesperada ou já era algo que estava a planear há algum tempo? 

Acredito que a formulação, seja de receitas ou de produtos cosméticos, é algo que faz parte de mim, sendo que sinto muito mais afinidade com a formulação de produtos de beleza do que receitas. Quando voltei para Portugal, depois de ter vivido muitos anos fora, senti muita frustração de não conseguir arranjar os produtos que realmente queria usar cá. 

A MPL’beauty surgiu pela necessidade que tinha de arranjar soluções de produtos com os ingredientes que eu realmente queria ver num creme ou champô, sempre naturais e biológicos claro, com a transparência que queria. Quando se aprende a ler um rótulo de cosmética, there is no turning back! 

A MPL'beauty não é apenas uma marca de Beleza, já que segue um conjunto de valores que acabam por representar todo um estilo de vida. Poderia falar-nos um pouco sobre esses valores? 

O lema da MPL’beauty é cuidar por dentro e por fora, porque esse é também o meu lema de vida. Acredito que a beleza verdadeira é a que olha para o nosso corpo e mente como um todo e que a nossa pele e cabelo são sempre um reflexo de um (des)equilíbrio interior. Isso implica olharmos para a nossa alimentação, bem-estar, rotina de beleza e o contexto em que estamos envolvidas — o que hoje em dia se transforma numa série de fatores que parecem impossíveis de balançar. 

Vivemos em constante conflito, cheios de stress e com muito pouco tempo, por isso o objetivo com a MPL’beauty é simplificar e voltar à origem dos ingredientes que a natureza nos traz, usando ingredientes de alta qualidade que respeitam o microbioma do nosso corpo, mas também o mundo onde vivemos. É por isso que aproveito os poderes das plantas medicinais, adaptógenos e super alimentos — sem ingredientes sintéticos — para equilibrar e nutrir verdadeiramente, para acalmar ou energizar. Todos os produtos têm um propósito e só precisamos de “olhar para dentro” e perceber o que o nosso corpo está a precisar. 

© MPL'beauty

De forma geral, quais foram as inovações que a MPL'beauty trouxe ao panorama do setor cosmético português? 

A garantia de resultados e qualidade. A confiança de serem mesmo 100% naturais e biológicos. Se há coisa que sou é exigente no que diz respeito à qualidade da matéria-prima, não olhamos a custos para poder criar o melhor produto possível. O cuidado de acompanharmos cada cliente com a calma e o carinho de um negócio consciente. 

Ao mesmo tempo, criar uma marca tão centrada na produção nacional também deverá ter trazido alguns desafios. Gostaria de nos explicar um pouco mais sobre o processo de manufactura dos produtos da MPL’beauty? 

Os produtos são formulados e produzidos por mim, no laboratório próprio da MPL’beauty em Vila Nova de Gaia. Cada frasco é enchido manualmente, etiquetado, embalado — tudo “in house”. Acredito que o facto de produzir tudo nos nossos laboratórios faz com que possamos controlar melhor a qualidade, desde a matéria-prima, aos vidros, a maneira como enviamos as encomenda, etc.. Fazemos tudo “in house” para termos o máximo de controlo sobre a qualidade, não só dos produtos, mas também da linha estética/gráfica que estes seguem. É importante para mim continuar a ter mão em todos os processos, não faria sentido de outra forma. Eu não considero desafio, penso que até é um dos pontos a nosso favor, podemos fazer lotes mais pequenos para ter a frescura que as nossas clientes merecem. 

A criação da MPL'beauty surgiu no seio de uma indústria que procura cada vez mais alternativas naturais. Sente que isto é uma tendência ou algo que se vai enraizar nos hábitos dos consumidores? 

As duas! Acredito que o consumidor é cada vez mais exigente com o que consome e está mais atento e, por isso, as alternativas naturais tornaram-se uma tendência. E depois de feita essa mudança, dificilmente voltamos atrás, porque a pele e o corpo reconhece a diferença na nutrição e cuidado, por isso acaba por se enraizar nos hábitos dos consumidores. 

© MPL'beauty

Quais são os ingredientes naturais que mais gosta de utilizar nas fórmulas dos seus produtos e quais são os seus benefícios? 

É mesmo difícil escolher, porque há tantos e todos os dias dedico-me a estudar novos ingredientes e benefícios. Mas se tivesse de escolher três diria:

1. Óleo de Jojoba, por respeitar em pleno a estrutura natural da nossa pele e se assimilar tanto aos óleos produzidos por ela naturalmente. É perfeito por se adequar a todos os tipos de pele e por ajudar com a regeneração.
2. Manteiga de Capuaçu, porque é super nutritiva, permite restabelecer a elasticidade e firmeza da pele e está cheia de antioxidantes naturais.
3. Pétalas de Rosa desidratadas ao sol, especificamente de um dos meus fornecedores locais favoritos, que têm um aroma incrível e estão repletas de benefícios medicinais. São ricas em vitamina C, ajudam com a regeneração celular e têm ações anti-inflamatórias. 

A sustentabilidade é também um dos pilares importantes da marca, algo que se vê bastante através das embalagens escolhidas. De que outras formas está a trabalhar para que a MPL'beauty se torne ainda mais amiga do ambiente? 

Sem dúvida! Tentamos que esteja sempre presente desde a maneira como adquirimos matéria-prima até ao packaging. Também elaboramos um processo de reciclagem próprio internamente. Todos os ingredientes usados são provenientes de produtores certificados pela COSMOS e ECOCERT e procuro que sejam nacionais e locais, sempre que possível. Para o futuro: estamos a tentar trazer opções de refill para os nossos produtos, para que as embalagens possam ser reaproveitadas. É um processo mais complicado, mas que irá valer muito a pena! 

Pode conhecer toda a gama de produtos no site da MPL'beauty.

Artigos Relacionados

Notícias 6. 4. 2022

Como tornar a indústria da Beleza mais inclusiva

Há cada vez mais campanhas de publicidade cujos protagonistas têm rugas, ou sardas, ou vestígios de estrias e celulite. Há cada vez mais marcas de maquilhagem e cosmética que abraçam a diferença, criando produtos pensados para todas as peles. Mas quererá isso dizer que a indústria da Beleza é inclusiva? Apesar de muitos avanços, a verdadeira mudança ainda não aconteceu.

Ler mais

Palavra da Vogue 5. 4. 2022

O que lhe reservam os astros para a semana de 5 a 11 de abril

A astróloga Alice Bell tem previsões de amor, dinheiro, carreira, estilo e muito mais, todas as terças-feiras em Vogue.pt.

Ler mais

Curiosidades 29. 3. 2022

Ways of seeing: o corpo como objeto

Onde todos veem um corpo, alguns veem um objeto.

Ler mais

Tendências 28. 3. 2022

Os melhores looks de Beleza dos Óscares 2022

Nem só de vestidos glamorosos se fez a passadeira vermelha da 94ª edição dos Óscares.

Ler mais

Tendências 16. 3. 2022

Ethereal

Em uníssono com o vento, as árvores e as flores, somos mais serenos. Brilhamos debaixo do sol e respiramos a brisa como uma autêntica criatura dos bosques. Artificialidades são acrescentos desnecessários que ofuscam a Beleza que nos é inata, dada à nascença. Somos um com a natureza.

Ler mais

Notícias 4. 3. 2022

Dries Van Noten lança coleção de Beleza

Os batons e as fragrâncias foram o pontapé de saída da marca belga no mundo da cosmética.

Ler mais