Fotografia: Gretar Gunnlaugsson
A OTB, proprietária da Marni, escolheu a designer belga para suceder a Francesco Risso.
A designer belga Meryll Rogge é a nova diretora criativa da Marni, anunciou hoje a empresa-mãe Only The Brave (OTB). Rogge sucede ao diretor criativo Francesco Risso, que deixou a marca em junho, após quase 10 anos no leme.
"É um grande prazer dar as boas-vindas a Meryll à Marni", afirma o CEO da marca, Stefano Rosso. "É um talento criativo excecional e uma mulher inspiradora, cuja visão e experiência irão desempenhar um papel fundamental na definição do futuro desta marca fantástica".
"Encontrámos muitos candidatos altamente qualificados, o que confirmou que a Marni continua a inspirar e a atrair criativos de todo o mundo. Meryll impressionou-nos com a sensibilidade que trouxe para reinterpretar o ADN da marca, oferecendo uma visão contemporânea que abraça a Marni globalmente e em todas as suas dimensões — incluindo acessórios, design de interiores, comunicação e projetos especiais", acrescenta o fundador e presidente da OTB, Renzo Rosso. "Desejo-lhe o melhor para levar esta visão adiante com paixão, apoiada por uma equipa e um grupo que sempre colocaram a criatividade no centro da sua identidade".
Rogge lançou a sua marca homónima de vestuário feminino em 2020 e tem atraído uma atenção considerável pelas suas peças recicladas e reconstruídas, muitas vezes inspiradas em períodos de tempo ou locais específicos, desde a cidade natal de Salvador Dali até à Moda norte-americana dos anos 80.
Depois de se licenciar na Academia de Antuérpia, começou a trabalhar como designer de vestuário feminino para Marc Jacobs em Nova Iorque (2008 a 2015) antes de regressar à Bélgica para se tornar diretora de design de vestuário feminino na Dries Van Noten, onde trabalhou lado a lado com Dries. Desde que começou a trabalhar por conta própria, Rogge ganhou o Prémio Andam 2025 e foi nomeada finalista do Prémio LVMH (2022), do Prémio Andam (2024) e do Prémio Woolmark (2025). É defensora de cores, estampados e construções arrojadas, e trabalha com foco na usabilidade. "Neste momento, somos uma equipa só de mulheres e usamos as nossas roupas todos os dias", disse a designer a Laird Borelli-Persson, da Vogue, antes do desfile outono/inverno de 2025.
A nomeação de Rogge marca uma remodelação criativa total na empresa-mãe da Marni, a OTB, no último ano. Em março, o grupo nomeou Simone Bellotti para a Jil Sander e anunciou Glenn Martens como diretor criativo da Maison Margiela, para além da Diesel. Crucialmente, após a saída de Luke e Lucie Meier da Jil Sander, Rogge é agora a única diretora criativa feminina no grupo OTB.
Para além do seu trabalho como designer, Rogge é também uma especialista em marcas. Dirige também uma consultora criativa que trabalha com nomes como Puig e LVMH no posicionamento e design da marca. Após a saída do seu cargo a tempo inteiro na Dries Van Noten, continuou a fazer consultoria para a marca e ajudou a conceber a sua linha de beleza. "Gosto muito de pensar através dos olhos de outra marca", disse à Vogue Business no ano passado. "Sinto que sou boa a identificar o seu ADN e a essência da marca. Um dos meus talentos é combinar a minha visão com a de outra pessoa para criar algo novo e atual". Esta experiência poderá prepará-la para assumir o comando de uma marca tão estabelecida como a Marni.
"Sinto-me verdadeiramente honrada por me juntar à Marni, uma casa que há muito admiro pelo seu espírito independente. Assumir um papel definido por diretores criativos tão visionários é simultaneamente humilde e inspirador. Estou profundamente grata ao Renzo e ao Stefano por reconhecerem a ressonância entre os nossos mundos e por me confiarem esta extraordinária oportunidade. Estou ansiosa por ajudar a moldar o que vem a seguir para a Marni".
Talvez a mudança criativa possa mudar a maré de desafios de vendas pós-pandemia para a OTB, que, após um forte 2023, registou um declínio de 4,4% nas vendas para o ano fiscal de 2024. A empresa não separa as receitas das marcas, mas o crescimento da Marni foi mais lento do que o de outras marcas da OTB. A última vez que o grupo divulgou os números de crescimento das marcas, a Marni cresceu 8% em 2023, em comparação com o crescimento de 23% da Margiela e 17% da Diesel. Rosso nomeou o seu filho Stefano Rosso, presidente da Margiela, como CEO da Marni em maio do ano passado para ajudar a impulsionar o negócio. Agora, com uma nova liderança comercial e criativa, e uma mulher a desenhar para mulheres, talvez a maré possa mudar.
Traduzido do original, disponível aqui.
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