Artigo Anterior

Saint Laurent: primavera/verão 2019

Próximo Artigo

Diogo Miranda: primavera/verão 2019

Coleções 26. 9. 2018

Marques'Almeida: primavera/verão 2019

by Ana Carvas

 

O bom filho a casa torna. O ditado é de sempre mas, na primavera/verão 2019, há dois portugueses que o sustentam através da Moda, Marta Marques e Paulo Almeida.

© ImaxTree

O Palais de Tokyo, em Paris, recebeu o mais recente desfile da dupla portuguesa, que apresentou as propostas pra a próxima estação quente perante uma audiência curiosa para assistir em primeira mão à estreia de Marques'Almeida no calendário oficial da Paris Fashion Week e, àquela que foi também a primeira participação no roteiro do Portugal Fashion.

Com uma forte inspiração nas suas raízes portuguesas é, acima de tudo, a atitude das raparigas M’A o que mais os influencia no processo criativo. “As coleções são sempre um mix de influências porque tem muito a ver com as nossas M’A girls, as raparigas que desfilam.”, explica Marta, “foi interessante sentir que tínhamos essa vontade de voltar a Portugal e às nossas raízes mas do nosso ponto de vista, de quem já está em Londres há muito tempo, e destas raparigas todas que vêm de sítios completamente diferentes e têm inspirações diferentes.”.

Com foco na identidade e na celebração da individualidade, a dupla apresenta, mais uma vez, propostas contemporâneas, com cortes irreverentes e em diferentes tecidos, onde a principal preocupação é, sempre, criar roupas reais e usáveis. E na primavera/verão 2019, Portugal teve o seu lugar de destaque, “nas formas, nos axadrezados - alusivos aos pescadores - misturados com as riscas, as silhuetas de Viana, as saias folk, as franjas que vêm dos xailes, os looks pretos com saias compridas do Fado... é isto mas tudo desconstruído e visto sob uma perspetiva nova“, explicam os criadores.

O instinto é o principal aliado de Marta e Paulo na hora de arriscar, com novas estratégias e planos para a marca. A chegada a Paris numa fase de mudança vem, segundo Marta, da vontade de “construir mais um pilar da nossa comunidade em Paris.”. Graças à aliança com o Portugal Fashion, a marca aproxima-se assim cada vez mais do consumidor final, e se “tentar mostrar a coleção que está nas lojas neste momento em vez da coleção a seguir”, era para o duo imbatível apenas uma ideia, hoje é uma realidade. 

 

Tudo o que se passou no backstage do desfile foi capturado pela lente de Jamie Stoker. 

© Jamie Stoker/@jamiestoker

Artigos Relacionados

Entrevistas 26. 9. 2018

Marques’Almeida trocam Londres por Paris

Neste fashion month a dupla portuguesa deixa Londres e aterra em Paris, uma jogada que combina uma visão ambiciosa com um equilíbrio saudável na vida profissional e uma aproximação à cultura do see now, buy now.

Ler mais

Palavra da Vogue 14. 8. 2018

These boots are made for walking

Sabemos que estamos em pleno mês de agosto. Sabemos que o sol ainda brilha, que o calor ainda se faz sentir e que os dias ainda são longos. Mas com estas botas da dupla portuguesa Marques'Almeida, onde o efeito crocodilo da pele se alia à arquitetura do salto em ampulheta, o frio podia chegar já hoje.

Ler mais

Notícias 19. 4. 2018

#CNILux Dia 1: Gabriela Hearst e Marques'Almeida - de Portugal para o mundo

Sofia Lucas conversa com designers portugueses a residir fora do país sobre a sua herança, as suas criações baseadas na cultura portuguesa e a ética de trabalho, para produzir um luxo genuíno.

Ler mais

Coleções 20. 2. 2018

Marques’Almeida: outono/inverno 2018

Padrões, cores quentes e tamanhos oversized foram os grandes destaques das propostas para a estação fria de 2018.

Ler mais

Coleções 18. 9. 2017

Marques'Almeida: primavera-verão 2018

A dupla estreou-se na paternidade, no início do ano, e a novidade acabou por influenciar um pouco esta coleção, focada numa vertente: os desafios da mulher moderna.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK