Moda   Coleções  

Luís Buchinho: primavera/verão 2019

27 Sep 2018
By Ana Carvas

Desde 2009 que Luís Buchinho apresenta a sua coleção além fronteiras no âmbito do Portugal Fashion. De Nova Iorque a São Paulo, é a Paris que regressa mais uma vez com a coleção para a primavera/verão 2019.

Desde 2009 que Luís Buchinho apresenta a sua coleção além fronteiras no âmbito do Portugal Fashion. De Nova Iorque a São Paulo, é a Paris que regressa mais uma vez com a coleção para a primavera/verão 2019.

De volta à capital da Moda onde todos os sonhos são reais, o criador português apresentou uma coleção inspirada nas gravuras Gyotaku, “que é uma técnica que surgiu a meio do séc. XIX, aproximadamente, e onde os pescadores pintavam e imprimiam os peixes com tinta, que depois passavam para um papel de arroz para ficarem com um registo dos seus troféus.”, descreve Buchinho. A partir deste método tradicional japonês, “pesquisei algumas imagens que a nível gráfico serviram de inspiração para a criação dos prints da coleção, e depois utilizei a ideologia do decalque, que é um pouco o que isto é: passar de uma superfície para outra e essa, que está sem nada, ganha uma impressão nova.”, acrescenta. 

Ao longo destas experiências de estamparia em pele, sobre bases de jersey, rib e renda, foram surgindo novas peças com um efeito brilhante e metálico, muito semelhante às escamas de um peixe, em saias, vestidos, tops e calças de cintura subida. “Peguei em tecidos muito recorrentes, como algodão, sedas e malhas tricotadas, que foram ou enrugados, plissados ou no seu estado natural levaram impressões de foil, de películas, e ganharam aspetos completamente novos. Todos subordinados a esta inspiração do mundo aquático, para recriar o brilho das escamas, as formas um pouco barbatana, tudo ligado não só com aquilo que o peixe transmite quando é impresso mas também com aquilo que o peixe é na sua essência”, explica o designer que revelou que se tivesse que escolher apenas uma palavra para descrever a sua estação quente, a palavra seria lúdica.

Percebemos a vertente divertida da nova linha estival, onde cores como o cobre, o rosa malva, o fúcsia, o vermelho, roxo e o preto estiveram em destaque, sempre com o auxilio do brilho prateado que ofuscou com uma luz radiante a passerelle parisiense.

Sobre desfilar na cidade luz, Luís Buchinho manifesta o seu contentamento não só em termos de visibilidade mas também de vendas, e destaca que esta contínua participação no Portugal Fashion “eleva a marca a um patamar diferente, porque é um cartão de apresentação quando se querem conquistar clientes novos. Estar aqui é uma montra muito forte.”. 

Ana Carvas By Ana Carvas

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024