Desde 2009 que Luís Buchinho apresenta a sua coleção além fronteiras no âmbito do Portugal Fashion. De Nova Iorque a São Paulo, é a Paris que regressa mais uma vez com a coleção para a primavera/verão 2019.
Desde 2009 que Luís Buchinho apresenta a sua coleção além fronteiras no âmbito do Portugal Fashion. De Nova Iorque a São Paulo, é a Paris que regressa mais uma vez com a coleção para a primavera/verão 2019.
De volta à capital da Moda onde todos os sonhos são reais, o criador português apresentou uma coleção inspirada nas gravuras Gyotaku, “que é uma técnica que surgiu a meio do séc. XIX, aproximadamente, e onde os pescadores pintavam e imprimiam os peixes com tinta, que depois passavam para um papel de arroz para ficarem com um registo dos seus troféus.”, descreve Buchinho. A partir deste método tradicional japonês, “pesquisei algumas imagens que a nível gráfico serviram de inspiração para a criação dos prints da coleção, e depois utilizei a ideologia do decalque, que é um pouco o que isto é: passar de uma superfície para outra e essa, que está sem nada, ganha uma impressão nova.”, acrescenta.
Ao longo destas experiências de estamparia em pele, sobre bases de jersey, rib e renda, foram surgindo novas peças com um efeito brilhante e metálico, muito semelhante às escamas de um peixe, em saias, vestidos, tops e calças de cintura subida. “Peguei em tecidos muito recorrentes, como algodão, sedas e malhas tricotadas, que foram ou enrugados, plissados ou no seu estado natural levaram impressões de foil, de películas, e ganharam aspetos completamente novos. Todos subordinados a esta inspiração do mundo aquático, para recriar o brilho das escamas, as formas um pouco barbatana, tudo ligado não só com aquilo que o peixe transmite quando é impresso mas também com aquilo que o peixe é na sua essência”, explica o designer que revelou que se tivesse que escolher apenas uma palavra para descrever a sua estação quente, a palavra seria lúdica.
Percebemos a vertente divertida da nova linha estival, onde cores como o cobre, o rosa malva, o fúcsia, o vermelho, roxo e o preto estiveram em destaque, sempre com o auxilio do brilho prateado que ofuscou com uma luz radiante a passerelle parisiense.
Sobre desfilar na cidade luz, Luís Buchinho manifesta o seu contentamento não só em termos de visibilidade mas também de vendas, e destaca que esta contínua participação no Portugal Fashion “eleva a marca a um patamar diferente, porque é um cartão de apresentação quando se querem conquistar clientes novos. Estar aqui é uma montra muito forte.”.
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