Louis Vuitton: aniversário do icónico Monogram celebra-se com muitas novidades

01 Jan 2026
By Vogue Portugal

Os 130 anos de uma das mais reconhecidas telas monogramadas assinala-se com um ano de comemorações, promete a maison. E, claro, novas coleções.

Criada em 1896 por Georges Vuitton como uma homenagem ao seu pai, Louis, a tela Monogram é um incontornável distintivo da casa francesa, mas, mais do que assinatura, é um emblema de mérito e savoir-faire, atuando como um símbolo vivo de herança, cultura e inovação. 

Anúncio publicitário dos irónicos trunks da maison.
Cortesia Louis Vuitton

Não é, por isso, de estranhar, que a Louis Vuitton celebre os 130 anos da criação da tela emblemática em grande, com coleções e montras especiais para o efeito, num rol comemorativo que começa já este mês: além de uma campanha-tributo às icónicas bolsas Monogram, são apresentadas novas linhas cápsulas com os reconhecidos modelos da casa, mas não só, em edições especiais.

Três exemplares das gamas da Anniversary Monogram Collection.
Cortesia Louis Vuitton

Desde a sua conceção, o Monogram foi idealizado como uma fusão de arte e identidade, revelando-se uma ideia pioneira: Georges Vuitton desenhou pessoalmente o padrão, registando uma patente para uma composição intrincada de iniciais LV entrelaçadas e um motivo floral. Inspirado na ornamentação neogótica e na influência do japonismo, o Monogram foi criado para salvaguardar a autenticidade das criações da casa francesa, seguindo a tela listrada de 1872 e o Damier de 1888. O design cedo se tornou algo maior: uma assinatura marcante e um símbolo duradouro do espírito da Louis Vuitton, encerrando na sua repetição uma filosofia de excelência, modernidade e transmissão.

O seu allure nunca se esgotou e as celebrações do 130º aniversário deste Monogram que se avizinham provam-no: o pontapé de saída é dado com uma campanha de homenagem às malas Monogram mais icónicas da marca, como a Speedy (1930), que redefine constantemente o conceito de mobilidade pessoal; a Keepall (1930), um símbolo de longa data de liberdade e de viagens sem esforço; a Noé (1932), originalmente concebida para transportar cinco garrafas de champanhe, celebrando para sempre a criatividade e a alegria; a Alma (1992), uma homenagem à arquitetura parisiense, expressa uma elegância requintada; e a Neverfull (2007), a companheira moderna essencial. Um lembrete que confirma que os clássicos da casa são sempre intemporais, mas também sempre abertos à reinvenção.

A Speedy é um dos modelos icónicos aos quais a campanha Monogram para 2026 presta tributo.
Cortesia Louis Vuitton

É por isso que este ano de aniversário não se faz sem as antecipadas coleções ao abrigo desta guia: inspirada nos códigos do savoir-faire dos baús, a Anniversary Monogram Collection surge como mãe de três gamas de edição especial que reinterpretam a emblemática tela através de um design moderno, materiais diversos e técnicas artesanais tradicionais e vanguardistas.

Os modelos Eben, Noé e Speedy na versão da coleção Monogram Origine.
Cortesia Louis Vuitton

A coleção Monogram Origine, outra novidade de 2026, revisita o padrão original de 1896 numa tela Monogram totalmente nova, que reinterpreta o tradicional tecido jacquard, desta vez confecionado numa mistura de linho e algodão numa paleta de tons pastel suaves. A coleção inspira-se na capa de um registo de clientes arquivado da Maison.

Um caderno de clientes da Louis Vuitton, 1926.
Cortesia Louis Vuitton

A coleção Time Trunk une passado e presente através de uma ousada impressão trompe-l'oeil que reproduz as texturas e os detalhes metálicos dos baús históricos da Louis Vuitton, transformando a herança numa ilusão artística.

A Alma, na sua versão Time Trunk Collection.
Cortesia Louis Vuitton.

Por sua vez, a VVN Collection é uma ode ao legado dos artigos em pele da Louis Vuitton. Fabricada com o mais fino couro de bovino natural, a coleção destaca a pureza, a autenticidade e a poesia tátil do couro com acabamento manual, desenvolvendo cada peça uma pátina única ao longo do tempo.

A minúcia do savoir-faire da Louis Vuitton
Cortesia Louis Vuitton

Ao longo da sua história, o Monogram uniu gerações de criadores, colecionadores e ícones culturais. De diferentes diretores criativos a parcerias com artistas, a tela serviu de tela, passe a redundância, a inúmeros criativos que souberam pegar nela sem desvirtuar a sua essência. Nem o conseguiriam, se o quisessem: a sua força vem também do seu ADN vincado, impassível de ser adulterado, apenas multiplicado em ideias que ganham vida nos seus materiais nobres e no savoir-faire de cada pesponto. 

Para saber mais e acompanhar este ano de celebrações, visite LouisVuitton.com.

Um close up do emblemático trunk, personalizado com L. Vuitton, 1910.
Cortesia Louis Vuitton.

Vogue Portugal By Vogue Portugal
All articles

Relacionados


Moda  

On Edge | Editorial de Moda

02 Jan 2026

Lifestyle   Roteiro  

O que é o après-ski? Eis 5 destinos para adicionar ao roteiro neste inverno

02 Jan 2026

Louis Vuitton: aniversário do icónico Monogram celebra-se com muitas novidades

01 Jan 2026

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | O fato preto

31 Dec 2025