Notícias  

A Louis Vuitton vai (finalmente) lançar maquilhagem. Eis porque é que Dame Pat McGrath é a pessoa certa para o projeto

05 Mar 2025
By JESSICA DINER

Vogue Runway

Os desfiles de outono/inverno 2025 estão em pleno andamento e não há ninguém mais ocupado do que a maquilhadora Dame Pat McGrath. McGrath, que terá 15 desfiles só nesta estação, pode normalmente ser encontrada nos bastidores a conceber looks de beleza fora do comum durante o mês da Moda, mas hoje está no centro das atenções, pois foi anunciado que a Louis Vuitton vai lançar a sua primeira e muito aguardada linda de maquilhagem - La Beauté Louis Vuitton - com McGrath ao leme. Ao assumir o recém-criado cargo de diretora criativa de cosméticos da casa (Jacques Cavallier-Belletrud lidera a linha de fragrâncias existente como mestre perfumista), McGrath já está nos bastidores dos desfiles há 20 anos e trabalha no desenvolvimento de produtos desta linha há quatro - tudo isto enquanto comanda a sua marca homónima, Pat McGrath Labs.

Steven Meisel

Os aficionados da maquilhagem saberão que esta não é a primeira vez que McGrath cria produtos para uma grande marca. Foi a mentora por detrás dos lançamentos das linhas de beleza da Armani, Dolce & Gabbana e Gucci. Mas isto, bom, é algo especial. E agora que pode finalmente falar sobre isso, o seu entusiasmo é palpável.

Há anos que as pessoas me perguntam: “Quando é que a maquilhagem chega à Louis Vuitton? Agora posso finalmente dizer que está a acontecer”, diz ela. “Há muitos anos que crio looks de maquilhagem para a Louis Vuitton. Temos uma visão partilhada da beleza e colaboramos de uma forma que parece totalmente natural, mas em cada estação há uma surpresa e uma reviravolta! La Beauté Louis Vuitton é uma extensão perfeita da viagem que temos feito juntos.”

Spotlight Launchmetrics

Em que é que difere dos Laboratórios Pat McGrath? Podem os dois coexistir? “Claro que sim!”, diz ela. “La Beauté Louis Vuitton é o mais alto nível absoluto de artesanato. No desenvolvimento de produtos, sempre fui obcecada com os mais pequenos detalhes e com a perfeição necessária na textura dos produtos... os métodos de aplicação precisos, a quantidade certa de pigmentos e a forma como os produtos nos devem fazer sentir,” continua. “Ultrapassar os limites da inovação das fórmulas e da exploração sensorial faz parte do ADN da minha própria marca. Pode realmente conduzir a resultados inovadores e esta nova aventura não é diferente.” Tudo faz sentido quando se olha para os criativos que a casa trouxe antes de Pat. O falecido Virgil Abloh permaneceu na sua própria marca, Off-White, enquanto dirigia a Moda masculina na Vuitton, e Pharrell Williams seguiu as suas pisadas enquanto continuava a traçar o seu próprio caminho como músico e empresário. Tal como aconteceu com Abloh e Williams, esta nova parceria promete ser épica.

“Preparem-se para ficar maravilhados”, diz McGrath com uma gargalhada, enquanto conversa com a Vogue entre as coleções de Milão e Paris. “Este é um métier - um conceito com uma abordagem artesanal à maquilhagem que combina a herança e o legado da casa de Moda com a melhor inovação que os laboratórios de produtos franceses têm para oferecer. É significativo e intemporal, com cada produto a ser tratado como um objeto de desejo.” Falando sobre a rica história da casa, McGrath descreve como lhe foi dado acesso total ao seu arquivo, que contém estojos de maquilhagem de 1854, bem como pó compacto, pincéis e espelhos da década de 1920. A beleza sempre esteve no ADN da Louis Vuitton, só faltava a maquilhagem. Até agora.

Vogue Runway

Então, o que é que podemos esperar? “Temos batons excelentes [55, para sermos mais precisos], bálsamos labiais com tonalidades incríveis [10 no total] e sombras para os olhos [diz-se que haverá oito quartetos].” Se olharmos para o catálogo de McGrath de looks Louis Vuitton, faz todo o sentido que este pilar da maquilhagem arranque com ofertas para os olhos e para os lábios. Mas onde é que as coisas ficam realmente interessantes? McGrath revelou que haverá uma gama de pequenos artigos em pele dedicados a armazenar os novos produtos, sob a forma de estojos de batom e mini trunks.

Vogue Runway

E embora os tons exatos e a embalagem ainda não tenham sido revelados, McGrath convence-me de que as assinaturas LV estão lá. No entanto, não se trata apenas de se inspirar nos icónicos estojos e malas da marca. “Tem a ver com a arte de viver”, explica. “São as texturas das peles, as cores das coleções, os códigos da casa - todos estes foram trampolins para a imaginação e cada detalhe foi considerado com o mesmo nível de arte que as criações mais lendárias da maison.” Espera-se que cada peça seja guardada como uma relíquia de família, tal como se faz com um baú Louis Vuitton, uma carteira ou uma peça de uma coleção de pronto-a-vestir.

“Isto é apenas o início”, acrescenta McGrath com um ar brincalhão. “Estamos a estabelecer um novo padrão na beleza de luxo.”

La Beauté Louis Vuitton será lançada no outono de 2025 em 115 lojas em todo o mundo.


Traduzido do original, disponível aqui.

JESSICA DINER By JESSICA DINER

Relacionados


Casamentos  

O vestido de noiva vermelho é a tendência nupcial mais inesperada de 2025

21 Feb 2025

Beleza  

Será que o cabelo retém traumas? A explicação psicológica do porquê de um corte de cabelo ser transformador após o fim de uma relação

18 Feb 2025

Compras  

UV Ready: A melhor maquilhagem com proteção solar

19 Jul 2024

Beleza  

Pode uma pele incrível ser criada?

14 Nov 2024