Artigo Anterior

O poder dos antioxidantes, desmistificado

Próximo Artigo

Vogue Portugal viaja até ao Algarve para uma experiência exclusiva

Guestlist 18. 7. 2022

Kozii recupera técnicas artesanais para a coleção de primavera/verão

by Vogue Portugal em colaboração com Kozii Shop

 

As propostas para a estação quente da marca portuguesa caracterizam-se pela utilização de um processo milenar de estampagem.

© Kozii

Numa indústria cada vez mais acelerada, destacam-se as iniciativas que conseguem contrariar esta tendência, contribuindo para o desenvolvimento de um setor têxtil mais sustentável. E a sustentabilidade não é algo novo para a Kozii, a marca portuguesa de roupa, acessórios e decoração que, em 2015, surgiu na pitoresca cidade de Tavira. Com a sua coleção primavera/verão 2022 os criadores da Kozii deram mais um passo em frente, ao introduzir uma nova técnica de estampagem que estreita a sua ligação ao artesanato de outrora. 

À partida, sabemos que qualquer coleção lançada pela Kozii será o resultado de um processo de manufatura único. A própria criação da marca foi consequência de um conjunto de viagens e pesquisas aprofundadas que permitiram reunir materiais, tecidos e texturas singulares, e que agora são parte integrante do ADN único da Kozii. Da mesma forma, cada silhueta desenhada pelos criadores da marca de roupa algarvia encara o conforto como a sua principal prioridade, permitindo que as peças se moldem ao corpo de quem as veste, como se de uma segunda pele se tratassem. 

Todas estas características representam aquilo que, desde 2015, está presente nas propostas da Kozii, porém, a coleção de primavera/verão 2022 pega na singularidade dos materiais e transporta-a para novos patamares, graças ao processo de estampagem que faz com que cada peça seja diferente de todas as outras.

Conhecida pelo nome de Batik, esta técnica deriva da arte de blockprinting - onde, segundo a Kozii, os padrões são “transferidos para os tecidos através de blocos de madeira esculpidos à mão” - e passa, antes disso, por um processo à base de cera. Ou seja, a cera é aquecida e derretida, sendo utilizado um carimbo esculpido em madeira para facultar a sua transferência para o tecido. Quando a cera seca, já no tecido, este é mergulhado num tambor de tingimento. Uma vez que a cera é resistente à tinta, o resultado é um padrão único, que pode ser mais tarde complementado através de uma repetição do processo. No final, a cera é retirada do tecido, deixando uma mancha branca ou neutra no local onde se encontrava - ou então é encontrada uma mistura de tons, caso a cera tenha “rachado” durante o processo, transformando-se num padrão ainda mais inconfundível. 

© Kozii

A impressão em batik distingue-se por ser um processo completamente manual, sendo uma das mais antigas técnicas de estampagem de que há registo. Da mesma forma, os resultados que proporciona são de tal forma únicos que aguçam a própria curiosidade não só de quem veste estas peças, mas até de quem as cria. E isso é um dos pontos mais importantes da essência da Kozii: deixar um pouco da sua personalidade em tudo o que faz.

Neste momento, este processo de estampagem encontra-se materializado na coleção para a estação quente da marca algarvia. A linha Wax Printing pode ser adquirida no site da Kozii ou num dos seus quatro espaços físicos em Tavira (na loja da Rua Dr. Augusto da Silva Carvalho ou na da Travessa Dom Brites), Lagos e Praia Verde. 

Ficha técnica da campanha:

Photography: Diana Neto
Video: Elisabete Magalhães
Styling: Marta Lobo 
Make-up: Beatriz Texugo
Models: Inês Castelo Branco e Sílvia Costa - Central Models
Styling Assistant: Inês Lopes

Artigos Relacionados

Tendências 8. 7. 2022

Florals? For Fall/Winter? Groundbreaking.

Desde flores artificiais a padrões florais, nesta semana de Alta-Costura os maiores nomes da Moda contrariam o curso da natureza.

Ler mais

Tendências 8. 7. 2022

Dancing Queen

Young and sweet, only seventeen. E com um guarda-roupa invejável. As noites de verão pedem brilho, cor e muito glamour. Está finalmente na altura de limparmos o pó aos nossos conjuntos mais excêntricos - aqueles que comprámos durante a quarentena, enquanto sonhávamos com uma vida liberdade - e estreá-los ao som dos melhores hits da estação quente.

Ler mais

Coleções 7. 7. 2022

Jean-Paul Gaultier: Alta-Costura, outono-inverno 2022

Olivier Rousteing foi o escolhido para a coleção de Alta-Costura de Jean Paul Gaultier, uma decisão que foi verdadeiramente genial.

Ler mais

Coleções 4. 7. 2022

Schiaparelli: Alta-Costura, outono/inverno 2022

Como já se tornou previsível, Schiaparelli permanece imprevisível. Daniel Roseberry brilha mais uma vez como a força criativa por detrás da maison.

Ler mais

Notícias 20. 6. 2022

Harry Styles e Gucci juntam-se para uma coleção cápsula exclusiva

Gucci HA HA HA é uma homenagem à amizade entre o cantor e diretor criativo da marca italiana.

Ler mais

Compras 20. 6. 2022

Este verão, pulseiras são para ser usadas nos tornozelos

Podemos não estar na praia, mas o mood de praia está sempre connosco.

Ler mais