Moda   Notícias  

Kim Jones é o novo diretor artístico da Fendi

09 Sep 2020
By Rui Matos

O designer britânico junta-se à equipa criativa da marca italiana e assume a liderança das linhas femininas, da Alta-Costura e da fur collection.

O designer britânico junta-se à equipa criativa da marca italiana e assume a liderança das linhas femininas, da Alta-Costura e da fur collection.

Depois do longo e muito bem sucedido mandato de Karl Lagerfeld - que durou 55 anos - a Fendi dá as boas-vindas ao novo membro da equipa: Kim Jones. O designer britânico foi anunciado hoje, 09 de setembro, como diretor artístico das linhas femininas, da Alta-Costura e da fur collection. Silvia Venturini Fendi, que até então acumulou as funções de Lagerfeld, volta a focar-se nos acessórios e a secção masculina da Fendi. 

A chegada de Jones à Fendi não é uma adeus ao universo que Kim Jones tem vindo a construir na Dior Homme, uma vez que o criador vai continuar a exercer as suas funções na Maison francesa. “Trabalhar nestas duas Casas tão prestigiadas é uma honra (…) a oportunidade de integrar a equipa da Fendi e continuar o meu trabalho na Dior é um privilégio gigantesco”, afirmou Kim. A primeira coleção assinada por Jones para a Fendi vai estrear em fevereiro de 2021, com a apresentação das coleções do outono/inverno de 2021.

Foi na emblemática Central Saint Martins, em Londres, onde nasceu, que Kim Jones estudou Moda. Em 2003, na London Fashion Week, deu a conhecer ao mundo a sua marca homónima, cinco anos depois, em 2008, aceitou o cargo de diretor criativo na Alfred Dunhill. Entre 2011 e 2018, Jones ficou responsável pelas linhas masculinas da Louis Vuitton até ter sido anunciado, em 2018, como o diretor criativo da Dior Homme, onde substituiu Kris Van Assche que saltou para a italiana Berluti. 

“Kim Jones é um grande talento e desde que começou a trabalhar connosco tem provado, continuamente, a sua capacidade de se adaptar aos códigos e heranças das Casas LVMH enquanto as revisita com grande modernidade e audácia”, começou por dizer Bernard Arnault, presidente e chefe-executivo da LVMH Moët Hennessy-Louis Vuitton SE. “Na Fendi, estou convencido de que a sua visão e paixão vão contribuir muito para o sucesso das coleções femininas.” 

O período em que Silvia assumiu a liderança total da Casa foi bem recebido pela indústria, que sempre a aplaudiu, e a imprensa especializada sempre lhe teceu críticas positivas. “Estou ansiosa por elevar o universo Fendi a um outro nível com o Kim Jones,” afirmou Silvia Venturini Fendi.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024