Beleza   Notícias  

Kevyn Aucoin, o rosto que mudou a Beleza

28 Jun 2018
By Mónica Bozinoski

Antes de existirem tutoriais de maquilhagem no YouTube, gurus de Beleza no Instagram ou kits de contouring com assinatura de Kim Kardashian, existia Kevyn Aucoin. Dezasseis anos depois da sua morte, a distribuidora The Orchard acaba de revelar o trailer do antecipado documentário Larger Than Life: The Kevyn Aucoin Story, que explora a vida e carreira do lendário maquilhador.

Antes de existirem tutoriais de maquilhagem no YouTube, gurus de Beleza no Instagram ou kits de contouring com assinatura de Kim Kardashian, existia Kevyn Aucoin. Dezasseis anos depois da sua morte, a distribuidora The Orchard acaba de revelar o trailer do antecipado documentário Larger Than Life: The Kevyn Aucoin Story, que explora a vida e carreira do lendário maquilhador.

©Instagram/@kevynaucoin

Louisiana, 1962. Como todas as histórias, a de Kevyn Aucoin começa com um lugar, uma data, e um sonho. "Comecei a experimentar com maquilhagem aos onze anos, quando a minha irmã, Carla, tinha apenas cinco anos. O meu sonho era que um dia iríamos sair do Louisiana e ser uma equipa. A Carla seria uma super-modelo, e eu seria o maquilhador e fotógrafo dela", revelou Aucoin em entrevista, relembrando os tempos de criança em que o rosto da irmã era a sua única tela. "Isto foi em 1973, antes de existir sequer o conceito de maquilhador como agora. Ninguém ouvia falar de maquilhadores homens, e diziam-me que eu não podia ser um, que isso era uma coisa para raparigas". 

Com as ferramentas certas - entenda-se a ambição desmedida, a visão única e o talento de alguém que está para além do seu tempo -, Kevyn Aucoin mudou-se para Nova Iorque aos vinte anos e foi aí que, em 1986, conseguiu a sua primeira capa da Vogue. "A maquilhagem do Kevyn era como uma pintura", relembra Cindy Crawford. "Era como se ele apagasse o teu rosto para te construir de raíz, mais forte, mais rápida, mais bonita". Pela cadeira do maquilhador, que transportou a sua mestria para 18 capas consecutivas da Vogue, bem como outros títulos de Moda, passaram alguns dos nomes mais sonantes da indústria, entre eles Naomi Campbell, Kate Moss, Linda Envagelista, Cher, Janet Jackson ou Whitney Houston, fazendo de Kevyn Aucoin um dos pioneiros na categoria de celebrity makeup artist

Uma figura de referência na indústria da Beleza, Kevyn Aucoin era um verdadeiro visionário, no sentido mais puro da palavra. "Se o Kevyn ainda fosse vivo, teria transformado completamente as redes sociais", disse a modelo Amber Valleta sobre o maquilhador. Responsável pela arte do contouring, pela sombra azul pastel e pelas maçãs do rosto esculpidas com iluminador de Christy Turlington, pelos lábios assumidamente delineados de Gwyneth Paltrow, ou pela tendência de sobrancelhas finas que definiu a década de 90 e quase todos os rostos em que tocava, Kevyn Aucoin era mais do que um maquilhador: como tantos o lembram ainda hoje, numa influência que superou todos os testes do tempo, Kevyn Aucoin era "o original". 

Mónica Bozinoski By Mónica Bozinoski

Relacionados


Curiosidades  

Por que razão está o mundo obcecado com Olivia Rodrigo?

18 Jun 2024

Moda  

Open Call | Gone Fishing

18 Jun 2024

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 18 a 24 de junho

18 Jun 2024

Notícias  

A 9ª edição do Festival PhotoVogue: "The Tree of Life: A love letter to Nature" e os resultados dos open call globais e locais

17 Jun 2024