Atualidade   Curiosidades   Connected  

Kendall Jenner, um ícone da nova geração

02 Nov 2018
By Rui Matos

Um nome que continua em ascensão numa indústria cada vez mais volátil e fugaz, Kendall Jenner é uma das modelos do momento. Fomos perceber o fenómeno.

Um nome que continua em ascensão numa indústria cada vez mais volátil e fugaz, Kendall Jenner é uma das modelos do momento. Fomos perceber o fenómeno.  A primeira vez que o mundo vislumbrou Kendall Jenner foi em 2007, aquando da estreia de Keeping Up With the Kardashians, o reality show que projetou a sua família para o estrelato mundial. Dois anos depois, com apenas 14 anos, assinou contrato com a Wilhelmina Models e deu os primeiros passos na indústria da Moda, protagonizando campanhas para a Forever 21 e editoriais para a Teen Vogue, Miss Vogue Australia e Harper’s Bazaar Arabia. O sucesso que acumulou chamou a atenção da The Society Management e, em novembro de 2013, assina contrato com a agência nova-iorquina, uma escolha que viria a mudar a vida de Kendall.  Se até ao final de 2013, poucos reconheciam o seu nome sem o associarem ao programa televisivo que protagoniza com o resto do clã Kardashian-Jenner, o ano de 2014 foi fulcral para Kendall Jenner se descolar da família. Ao abrigo da The Society Management conseguiu um lugar na passerelle dos nomes mais proeminentes da indústria, entre eles Marc Jacobs, Givenchy, Chanel, Fendi, Bottega Veneta e Balmain. Os dois anos que se seguiram elevaram o seu nome, fazendo com que a modelo norte-americana estivesse presente nos desfiles, campanhas e capas de revista mais importantes da indústria.  No ano de 2017, Kendall começou a colher os frutos de todo o seu trabalho e esforço. Foi a modelo mais bem paga desse ano, tirando, pela primeira vez em 15 anos, Gisele Bündchen do topo da lista. Arrecadou o prémio de Fashion Icon of the Decade, atribuído pela publicação The Daily Front Row, uma homenagem que gerou diversos comentários por parte da comunidade digital que, entre outras questões, perguntou onde estava a modelo há 10 anos.          Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Kendall (@kendalljenner) a 8 de Mai, 2018 às 10:30 PDT Como nem tudo é um mar de rosas, o seu nome já esteve envolvido em alguns escândalos. O mais mediático da sua carreira foi o spot publicitário da Pepsi, onde se vê Kendall Jenner a entregar uma lata de refrigerante a um polícia durante uma marcha de Black Lives Matter - o público não tardou a criticar o modo como o protesto fora tratado como secundário e desprezado pelo seu ato. 

Recentemente, em entrevista à revista Love, uma das suas citações levantou comentários negativos quando disse: “nunca fui uma dessas raparigas que faz 30 desfiles numa temporada.” As suas palavras ecoaram pela indústria e depressa Kendall estava no epicentro de um guerra virtual. 

Seja Team Jenner, haters gonna hate, ou se simplesmente prefere manter-se à margem, estas sete curiosidades enriquecem-no esteja em que lado estiver. Algumas mostram até que, apesar da tenra idade, já angariou créditos na indústria.   1 Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel, não sabia quem era Kendall Jenner da primeira vez que começou a trabalhar com a modelo. 2 Gosta de carros: no seu 21º aniversário, recebeu um carro de um desconhecido.         Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Kendall (@kendalljenner) a 30 de Dez, 2017 às 1:51 PST 3 O primeiro grande trabalho de Kendall Jenner foi para o designer norte-americano Marc Jacobs. 4 Uma das suas maiores inspirações é a emblemática Cindy Crawford e, na edição de outono/inverno de 2016 da revista Love, Kendall Jenner fotografou Kaia Gerber, filha de Crawford. 5 Proibiu as filmagens de Keeping Up With the Kardashians em todos os eventos que estivessem ligados à sua carreira como modelo.         Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Kendall (@kendalljenner) a 17 de Jun, 2018 às 1:06 PDT 6 No seu portefólio conta com 59 capas de revista, entre elas várias edições internacionais da Vogue. 7 No Instagram, tem cerca de 97 milhões de seguidores.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Opinião  

Got Milk?

18 May 2024

Moda  

12 small brands que vale (muito) a pena conhecer

17 May 2024

Notícias  

As melhores lojas vintage de Lisboa

17 May 2024

Curiosidades  

Os 6 álbuns de vingança mais famosos da história da música

16 May 2024